• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Jornada de incentivo: entenda porque a retenção de talentos precisa ser a meta das empresas em 2023 – Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

MundoCoop POR MundoCoop
1 de março de 2023
ARTIGO
img 4

img 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Segundo o relatório “State of the Global Workplace”, produzido pela Gallup, apenas 21% dos colaboradores estavam engajados com o trabalho que realizavam em suas respectivas empresas em 2022, sendo que 33% não consideravam as suas atividades significativas. Esse cenário se torna mais grave quando olhamos para outro estudo, realizado pela Universidade de Oxford e a multinacional de telecomunicações BT, que mostra que os funcionários conseguem ser 13% mais produtivos justamente quando estão felizes.

Marcas de vários segmentos estão sentindo os efeitos desses números de perto, o que tem levado boa parte delas a implementar soluções para garantir que a meta de engajamento de suas equipes seja cumprida. E uma das mais conhecidas, justamente por priorizar totalmente o time, é o marketing de incentivo. Nela, a ideia principal é manter uma boa experiência do público interno ao longo de toda sua jornada profissional, de modo que os talentos contratados não apenas sejam mantidos por muito tempo, mas constituam parte integrante do crescimento dos negócios. Pessoas sempre foram, são e serão o coração de toda organização!

É importante entendermos que uma campanha feita para incentivar o funcionário a perseguir resultados melhores no seu desempenho envolve muito mais do que construir um ambiente de trabalho informal, com treinamentos motivacionais e pesquisas de satisfação. É um processo que deve alinhar as jornadas dos colaboradores à cultura organizacional da empresa, com a implementação de modelos dinâmicos de atividades que aproximem os dois lados dessa moeda.

Um ótimo exemplo de como alcançar esse objetivo está nas companhias que conseguem estruturar uma ação de onboarding robusta. Muitas marcas pecam por concentrarem os esforços em promover o engajamento das equipes quando elas já estão estabelecidas. Porém, há casos em que nem sequer essa oportunidade chega a existir, uma vez que os novos membros dos times podem não entender completamente os processos e propósitos da empresa nos seus primeiros meses de atuação, considerando que a saída é a melhor decisão.

Por esse motivo, desde o início da sua história na organização, o colaborador precisa se envolver profundamente com ela, ciente de como entregar o seu melhor nas funções do dia a dia. Isso só acontece se as lideranças ajudarem os ‘novatos’ a se sentirem acolhidos, pertencentes, valorizados e motivados, com práticas de gestão de pessoas que abordem uma boa comunicação entre os funcionários, a facilitação de suas atividades e o reconhecimento por bons desempenhos.

Não à toa, o marketing de incentivo tem se mostrado indispensável tanto na jornada de empresas jovens, como de profissionais que estão iniciando suas trajetórias no mercado. Se pararmos para olhar dados do Fórum Econômico Mundial (FEM) no relatório “Futuro do Trabalho”, veremos que 65% das crianças que estão começando o primário tem grandes chances de trabalhar em empregos que ainda não existem. Dessa forma, a instituição e os seus integrantes só conseguem caminhar lado a lado com uma troca de experiências legítima e de qualidade.

Nesse sentido, a área de tecnologia é a que mais tem se encaixado atualmente, visto que tem se atualizado com novas funções constantemente nos últimos anos. No ramo tech, vemos muitos iniciantes, ou mesmo especialistas experientes, escolhendo as marcas que querem trabalhar devido à demanda cada vez maior por uma mão de obra qualificada e versátil; se não há uma identificação com aquele grupo, a chance desses trabalhadores enxergarem oportunidades melhores nos concorrentes é gigantesca.

Diante desse contexto, as soluções de incentivo são fundamentais para reter talentos, no que diz respeito à satisfação dos funcionários e, consequentemente, à percepção deles com relação ao negócio. Um programador que for reconhecido com viagens ou prêmios, por exemplo, compreenderá que a sua capacidade está sendo observada, aproveitada e valorizada naquele ambiente, gerando mais motivação para que ele seja produtivo e possa não só ser cada vez mais reconhecido, mas também fazer parte daquela história de sucesso.

O céu é o limite quando falamos da jornada de incentivo de um colaborador dentro das empresas. Qualquer organização que investe em pessoas, seja ela uma PME ou uma grande corporação, já está a anos luz à frente no mercado com produtos e serviços inovadores feitos por um time talentoso, ou lidando de forma unida e madura com períodos de instabilidade.

É preciso entender que, para gerar preferência pela sua marca, é necessário que a ação da empresa seja relevante e consiga fazer com que os participantes enxerguem claramente os benefícios de priorizar seus produtos ou serviços. Isso acontece quando ela estabelece uma conexão emocional com as pessoas, capazes de se sobreporem às meras características técnicas daquilo que se tem a oferecer.

Se antes as soluções publicitárias estavam muito longe de serem integradas, hoje são dados cada vez mais avançados, portanto qualificar, mensurar, automatizar, analisar e mapear pesquisas da maneira que podemos fazer atualmente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.


*Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

ANTERIOR

Cooperativa de crédito adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a sustentabilidade

PRÓXIMA

Busão da Imaginação leva paixão à leitura nas escolas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.