• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Jornada de incentivo: entenda porque a retenção de talentos precisa ser a meta das empresas em 2023 – Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

MundoCoop POR MundoCoop
1 de março de 2023
ARTIGO
img 4

img 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Segundo o relatório “State of the Global Workplace”, produzido pela Gallup, apenas 21% dos colaboradores estavam engajados com o trabalho que realizavam em suas respectivas empresas em 2022, sendo que 33% não consideravam as suas atividades significativas. Esse cenário se torna mais grave quando olhamos para outro estudo, realizado pela Universidade de Oxford e a multinacional de telecomunicações BT, que mostra que os funcionários conseguem ser 13% mais produtivos justamente quando estão felizes.

Marcas de vários segmentos estão sentindo os efeitos desses números de perto, o que tem levado boa parte delas a implementar soluções para garantir que a meta de engajamento de suas equipes seja cumprida. E uma das mais conhecidas, justamente por priorizar totalmente o time, é o marketing de incentivo. Nela, a ideia principal é manter uma boa experiência do público interno ao longo de toda sua jornada profissional, de modo que os talentos contratados não apenas sejam mantidos por muito tempo, mas constituam parte integrante do crescimento dos negócios. Pessoas sempre foram, são e serão o coração de toda organização!

É importante entendermos que uma campanha feita para incentivar o funcionário a perseguir resultados melhores no seu desempenho envolve muito mais do que construir um ambiente de trabalho informal, com treinamentos motivacionais e pesquisas de satisfação. É um processo que deve alinhar as jornadas dos colaboradores à cultura organizacional da empresa, com a implementação de modelos dinâmicos de atividades que aproximem os dois lados dessa moeda.

Um ótimo exemplo de como alcançar esse objetivo está nas companhias que conseguem estruturar uma ação de onboarding robusta. Muitas marcas pecam por concentrarem os esforços em promover o engajamento das equipes quando elas já estão estabelecidas. Porém, há casos em que nem sequer essa oportunidade chega a existir, uma vez que os novos membros dos times podem não entender completamente os processos e propósitos da empresa nos seus primeiros meses de atuação, considerando que a saída é a melhor decisão.

Por esse motivo, desde o início da sua história na organização, o colaborador precisa se envolver profundamente com ela, ciente de como entregar o seu melhor nas funções do dia a dia. Isso só acontece se as lideranças ajudarem os ‘novatos’ a se sentirem acolhidos, pertencentes, valorizados e motivados, com práticas de gestão de pessoas que abordem uma boa comunicação entre os funcionários, a facilitação de suas atividades e o reconhecimento por bons desempenhos.

Não à toa, o marketing de incentivo tem se mostrado indispensável tanto na jornada de empresas jovens, como de profissionais que estão iniciando suas trajetórias no mercado. Se pararmos para olhar dados do Fórum Econômico Mundial (FEM) no relatório “Futuro do Trabalho”, veremos que 65% das crianças que estão começando o primário tem grandes chances de trabalhar em empregos que ainda não existem. Dessa forma, a instituição e os seus integrantes só conseguem caminhar lado a lado com uma troca de experiências legítima e de qualidade.

Nesse sentido, a área de tecnologia é a que mais tem se encaixado atualmente, visto que tem se atualizado com novas funções constantemente nos últimos anos. No ramo tech, vemos muitos iniciantes, ou mesmo especialistas experientes, escolhendo as marcas que querem trabalhar devido à demanda cada vez maior por uma mão de obra qualificada e versátil; se não há uma identificação com aquele grupo, a chance desses trabalhadores enxergarem oportunidades melhores nos concorrentes é gigantesca.

Diante desse contexto, as soluções de incentivo são fundamentais para reter talentos, no que diz respeito à satisfação dos funcionários e, consequentemente, à percepção deles com relação ao negócio. Um programador que for reconhecido com viagens ou prêmios, por exemplo, compreenderá que a sua capacidade está sendo observada, aproveitada e valorizada naquele ambiente, gerando mais motivação para que ele seja produtivo e possa não só ser cada vez mais reconhecido, mas também fazer parte daquela história de sucesso.

O céu é o limite quando falamos da jornada de incentivo de um colaborador dentro das empresas. Qualquer organização que investe em pessoas, seja ela uma PME ou uma grande corporação, já está a anos luz à frente no mercado com produtos e serviços inovadores feitos por um time talentoso, ou lidando de forma unida e madura com períodos de instabilidade.

É preciso entender que, para gerar preferência pela sua marca, é necessário que a ação da empresa seja relevante e consiga fazer com que os participantes enxerguem claramente os benefícios de priorizar seus produtos ou serviços. Isso acontece quando ela estabelece uma conexão emocional com as pessoas, capazes de se sobreporem às meras características técnicas daquilo que se tem a oferecer.

Se antes as soluções publicitárias estavam muito longe de serem integradas, hoje são dados cada vez mais avançados, portanto qualificar, mensurar, automatizar, analisar e mapear pesquisas da maneira que podemos fazer atualmente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.


*Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

ANTERIOR

Cooperativa de crédito adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a sustentabilidade

PRÓXIMA

Busão da Imaginação leva paixão à leitura nas escolas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico

19 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.