• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Intercooperação no Brasil – Rosalvi Monteagudo é pesquisadora, escritora e membro da ACI

MundoCoop POR MundoCoop
20 de janeiro de 2025
ARTIGO
rosalvi
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A intercooperação no Brasil tem se desenvolvido significativamente, fortalecendo o movimento cooperativista e beneficiando tanto as cooperativas quanto a sociedade em geral. Esse princípio, que promove parcerias estratégicas entre cooperativas de diversos ramos, permite a criação de ambientes mais competitivos, redução de custos e ampliação de oportunidades de negócios.

Existem dois principais tipos de intercooperação praticados no país:

Intercooperação Vertical: Parcerias entre cooperativas do mesmo ramo que se unem para formar centrais ou federações, visando ganhos de escala e maior presença no mercado. Por exemplo, cooperativas agropecuárias que se associam para otimizar a produção e distribuição de seus produtos.

Intercooperação Horizontal: Colaborações entre cooperativas de diferentes ramos que compartilham recursos e serviços. Um exemplo é uma cooperativa de crédito que financia as operações de uma cooperativa agropecuária, enquanto uma cooperativa de transporte cuida da logística.

Iniciativas como o projeto “Apoio à Intercooperação”, parte do Programa Brasil Mais Cooperativo, têm impulsionado essas parcerias, aprimorando processos de gestão e facilitando o intercâmbio entre cooperativas. Esse projeto é uma colaboração entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA).

Exemplos de sucesso incluem a formação da Unium, uma união das cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal, que juntas alcançaram maior competitividade no mercado internacional. Outro caso é a parceria entre as cooperativas Capal e Integrada, que otimizaram suas operações por meio da intercooperação.

Essas iniciativas demonstram que a intercooperação é uma estratégia eficaz para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e social sustentável.


*Rosalvi Monteagudo é pesquisadora, escritora e membro da ACI

ANTERIOR

Saúde Mental no GRO: Empresas tem até maio de 2025 para se adequarem à NR-1. Aja agora! – Taís Di Giorno é jornalista e criadora do Programa Café Cooperativo

PRÓXIMA

Escassez de Crédito no Agronegócio: Uma Tempestade Perfeita em 2025

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.

23 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.