• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Inteligência artificial potencializa estratégias de marketing – Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

MundoCoop POR MundoCoop
28 de maio de 2023
ARTIGO
Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento. Não se fala em outra coisa dentro das empresas, e não apenas nas de tecnologia. O assunto é corrente em todos os setores. Obviamente, o marketing está incluso nesta discussão; afinal, você sabe qual é a verdadeira questão quando falamos do surgimento dessa novidade no segmento? O que está em jogo são novos recursos ou a situação é um pouco mais complexa?

Antes de mais nada, precisamos entender que só é possível aplicar tendências de mercado como essa, na prática e de maneira assertiva, se conhecermos bem o público com o qual estamos falando. Entender hábitos de consumo, comportamentos, preferências, motivações e perfis é uma regra básica, que continua sendo um ponto-chave no processo de aproximação entre pessoas e marcas.

Muito bem, você deve estar se perguntando como tudo isso se relaciona com a IA? Na verdade, essa resposta está na própria pergunta, porque nenhum recurso é útil, por mais inovador e disruptivo que seja, se não estiver alinhado com as necessidades dos clientes. Sem isso, é só mais um artifício com pouca ou nenhuma efetividade. Em outras palavras, apenas com essa correlação há como desenvolver estratégias de marketing realmente eficientes e que podem aumentar as chances de sucesso de uma companhia.

Aqui na Mark Up, por exemplo, a tecnologia e o data driven são a bússola que nos orienta na tomada das melhores decisões. Além disso, temos um comitê formado por profissionais de diversas áreas da empresa, com o objetivo de pensar em formas de implementarmos cada vez mais a IA a nosso favor no dia a dia, criando uma cadeia de benefícios tanto para os colaboradores como para os clientes. Fruto disso é que já estamos adotando a IA como uma “parceira de trabalho” altamente eficiente. Por exemplo, nossa criação já vem utilizando com sucesso algumas ferramentas, que auxiliam muito em desenvolvimentos conceituais, na busca por imagens ideais para a composição de layouts ou mesmo vídeos que sejam fortes o suficiente para reforçar as mensagens que desejamos transmitir. Em outras palavras, a partir da inteligência humana, utilizamos todo poder executor da inteligência artificial para a obtenção de resultados melhores e mais rápidos. Já na área de estratégia, a IA tem sido um apoio importante para desk researches, trazendo respostas sobre o mercado, marcas, tendências e comportamento do consumidor. Também é um parceiro para encontrar soluções que complementem taticamente a estratégia desenvolvida pelo planejador. Mas acima de tudo, IA entra aqui como solução nos projetos estratégicos desenvolvidos por nós, sendo sugerida também para nossos clientes. 

É importante que existam essas iniciativas no mundo corporativo, considerando que basicamente todas as companhias estão tentando buscar modos de aproveitar as ferramentas e inovar em suas estratégias. Mas atenção: para utilizar um recurso tão avançado e inovador, como a IA, com responsabilidade, segurança e precisão, as lideranças e seus times devem conhecer profundamente sua função e estrutura e de que forma ela ajudará a atingir os objetivos da organização.

Quando há um planejamento fortemente embasado, a IA acaba com uma das principais dores que os profissionais de marketing possuem na sua rotina digital, que é a de tratar um volume gigantesco de informações ao mesmo tempo. Isso abre espaço para os especialistas a trabalharem com uma gama muito maior de dados e interações em um intervalo menor de tempo.

As consequências? Em resumo, eficiência e agilidade. A solução permite que campanhas personalizadas e experiências exclusivas sejam oferecidas aos clientes com base nos seus interesses. Outra vantagem competitiva da IA é a automação de tarefas repetitivas e mecânicas, economizando tempo e capital humano. Isso sem falar na integração dos dispositivos, garantindo que as análises de mercado e dos conteúdos produzidos pela marca sejam mais rápidas e avançadas.

Não à toa, as empresas que já notaram esses benefícios em potencial não param de aquecer o setor tech. Segundo um relatório feito pela Kinea Investimentos, considerando serviços, hardware e software, o mercado global de inteligência artificial movimentou cerca de US$ 318 bilhões em 2020, US$ 383 bilhões em 2021 e US$ 450 bilhões em 2022. Nos próximos anos, a tendência é de um crescimento vertiginoso. Para 2023, a expectativa é de US$ 450 bilhões movimentados, crescendo ano a ano até atingir US$ 900 bilhões em 2026, uma expansão de 19%.

Olhando para todas essas questões, podemos entender claramente que a chegada avassaladora da IA ao cenário corporativo não se trata apenas de mais uma novidade efêmera, em que a empresa investe no recurso como se fosse apenas mais um notebook para seu escritório. As milhares de possibilidades que ela oferece estão em suas estratégias; no caso da área de marketing o sucesso depende de boas aplicações, há uma associação direta entre esses dois elementos. E, se existe uma conexão, por que não investirmos em mais formatos inteligentes para aliar a dupla?


*Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil e criadora da metodologia proprietária Construtoria Estratégica, que alia estratégias data driven de uma consultoria a execuções assertivas e criativas de uma agência.

Tags: artificial:artigoda markestratégiasfundadorainteligênciamarketingpotencializapresidentesilvanatorresw
ANTERIOR

Cooperativas conquistam espaço ao lado das fintechs através do crédito digital

PRÓXIMA

Investimento em recursos digitais se tornam principal estratégia para crescimento dos negócios

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa de crédito firma parceria para impulsionar agricultura familiar do Goiás
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito firma parceria para impulsionar agricultura familiar do Goiás

14 de maio de 2025
Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.