• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Inteligência Artificial: corra, ou será engolido pela revolução em meses, não em anos – Alex Collmer é CEO da VidMob

Enquanto os microchips dobravam a capacidade de processamento em um ano e meio, a IA dobra em três meses, e quem ainda não começou a usá-la, já está atrasado

MundoCoop POR MundoCoop
30 de dezembro de 2023
ARTIGO
Alex Collmer é CEO da VidMob

CeoAlex Collmer é CEO da VidMobv

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Desde que os computadores passaram a fazer parte das nossas vidas, adotamos a Lei de Moore como termômetro do progresso tecnológico. Um PC, um celular, um iPod, ou qualquer aparelho equipado com microchips dobrava a capacidade de processamento e de armazenamento a cada 18 meses. Foi assim nos últimos 50 anos, dentro das empresas, e mais recentemente, entre os consumidores. Acabamos nos acostumando aos ciclos de lançamento dos aparelhos, e ao fato de que eles ficam duas vezes melhores a cada ano e meio.

A questão é que a Inteligência Artificial está mudando até mesmo a Lei de Moore. De acordo com a OpenAI, a IA está duplicando de tamanho a cada três meses. Para resumir e simplificar, vamos dizer que ela ficará 20 vezes mais rápida que a Lei de Moore. Analisando friamente o cenário, podemos dizer que é improvável que qualquer pessoa esteja preparada para um ritmo de mudança tão rápido em tão pouco tempo.

O que posso adiantar é que não vejo a possibilidade de existir um setor que será mais afetado pela IA a curto prazo do que o marketing, talvez, por viver mergulhado nele. Para as empresas, a chave do sucesso será compreender quais ferramentas de IA serão rapidamente massificadas, além de entender também como serão utilizadas em prol de um sucesso de mais longo prazo.

Descobri que os aplicativos e softwares de navegação – como Google Maps ou Waze – são uma boa analogia para essa argumentação. Para aqueles que já utilizaram um mapa em papel para chegar a determinado lugar, a invenção dos apps foi um incrível salto. Mas, por mais fantástico que sejam, o Waze e o Maps não podem ser considerados um diferencial competitivo. São bilhões de pessoas, nesse exato momento, utilizando em seus smartphones.

Tome como exemplo a situação em que a minha esposa e eu tivéssemos de levar nossos filhos em um jogo de futebol em Nova York, e estivéssemos em carros separados. Se eu pesquisasse o destino com o termo “Nova York”, no Google Maps, e ela como “Randall’s Island, campo 81, Nova York, NY”, um de nós chegaria ao jogo e o outro não seria considerado um bom pai. O exemplo é bastante simples, mas serve para mostrar que nós dois utilizamos a mesma tecnologia, mas tivemos resultados bem diferentes de acordo com o input que inserimos em nossa pesquisa sobre um mesmo destino. A maneira de utilizar a ferramenta é o que fará a diferença. Quanto mais apurado o input, ou prompt, mais eficiência será alcançada com as ferramentas de IA.

Lembra do ritmo 20 vezes mais acelerado que à Lei de Moore? Então, não estamos tão longe disso. A expectativa é que dentro de dois anos todos os profissionais de marketing possam escolher as suas ferramentas de IA generativa que permitirão criar instantaneamente tudo o que quiserem. Muito parecido com o que são hoje o Google Maps, Waze e Apple Maps.

O que será considerado realmente uma vantagem, um diferencial, é a criatividade. Segundo a Nielsen Catalina Solutions, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, a criatividade tem contribuição direta de 47% nas vendas de produtos e serviços.Tendo isso em mente, a capacidade de obter inputs inteligentes, orientados por resultados criativos entregues por dados, transformarão as ferramentas de IA em vantagem competitiva entre os profissionais de marketing. 

A IA desempenha também um papel importante na tomada de decisões automatizadas, como no Google e Meta. Em breve, ela permitirá que os profissionais de marketing antecipem as melhores decisões. Isso tudo garantirá que o dinheiro investido seja atribuído de maneira mais inteligente. 

Os profissionais de marketing não podem ignorar a revolução da IA que se aproxima, portanto. A IA vai sacudir completamente o marketing, não daqui 10 anos ou 5 anos, mas nos próximos 24 meses. Quando isso acontecer, haverá dois tipos de empresas: as que estão preparadas e as que ficarão para trás. A decisão é sua!


*Por Alex Collmer, CEO da VidMob

Tags: ceo
ANTERIOR

“O movimento global de cooperativas precisa buscar mais a intercooperação”, diz Elissa LaBorde

PRÓXIMA

Tendência: cooperativas podem ganhar com o conceito de cidades inteligentes

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.