• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Inteligência Artificial: corra, ou será engolido pela revolução em meses, não em anos – Alex Collmer é CEO da VidMob

Enquanto os microchips dobravam a capacidade de processamento em um ano e meio, a IA dobra em três meses, e quem ainda não começou a usá-la, já está atrasado

MundoCoop POR MundoCoop
30 de dezembro de 2023
ARTIGO
Alex Collmer é CEO da VidMob

CeoAlex Collmer é CEO da VidMobv

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Desde que os computadores passaram a fazer parte das nossas vidas, adotamos a Lei de Moore como termômetro do progresso tecnológico. Um PC, um celular, um iPod, ou qualquer aparelho equipado com microchips dobrava a capacidade de processamento e de armazenamento a cada 18 meses. Foi assim nos últimos 50 anos, dentro das empresas, e mais recentemente, entre os consumidores. Acabamos nos acostumando aos ciclos de lançamento dos aparelhos, e ao fato de que eles ficam duas vezes melhores a cada ano e meio.

A questão é que a Inteligência Artificial está mudando até mesmo a Lei de Moore. De acordo com a OpenAI, a IA está duplicando de tamanho a cada três meses. Para resumir e simplificar, vamos dizer que ela ficará 20 vezes mais rápida que a Lei de Moore. Analisando friamente o cenário, podemos dizer que é improvável que qualquer pessoa esteja preparada para um ritmo de mudança tão rápido em tão pouco tempo.

O que posso adiantar é que não vejo a possibilidade de existir um setor que será mais afetado pela IA a curto prazo do que o marketing, talvez, por viver mergulhado nele. Para as empresas, a chave do sucesso será compreender quais ferramentas de IA serão rapidamente massificadas, além de entender também como serão utilizadas em prol de um sucesso de mais longo prazo.

Descobri que os aplicativos e softwares de navegação – como Google Maps ou Waze – são uma boa analogia para essa argumentação. Para aqueles que já utilizaram um mapa em papel para chegar a determinado lugar, a invenção dos apps foi um incrível salto. Mas, por mais fantástico que sejam, o Waze e o Maps não podem ser considerados um diferencial competitivo. São bilhões de pessoas, nesse exato momento, utilizando em seus smartphones.

Tome como exemplo a situação em que a minha esposa e eu tivéssemos de levar nossos filhos em um jogo de futebol em Nova York, e estivéssemos em carros separados. Se eu pesquisasse o destino com o termo “Nova York”, no Google Maps, e ela como “Randall’s Island, campo 81, Nova York, NY”, um de nós chegaria ao jogo e o outro não seria considerado um bom pai. O exemplo é bastante simples, mas serve para mostrar que nós dois utilizamos a mesma tecnologia, mas tivemos resultados bem diferentes de acordo com o input que inserimos em nossa pesquisa sobre um mesmo destino. A maneira de utilizar a ferramenta é o que fará a diferença. Quanto mais apurado o input, ou prompt, mais eficiência será alcançada com as ferramentas de IA.

Lembra do ritmo 20 vezes mais acelerado que à Lei de Moore? Então, não estamos tão longe disso. A expectativa é que dentro de dois anos todos os profissionais de marketing possam escolher as suas ferramentas de IA generativa que permitirão criar instantaneamente tudo o que quiserem. Muito parecido com o que são hoje o Google Maps, Waze e Apple Maps.

O que será considerado realmente uma vantagem, um diferencial, é a criatividade. Segundo a Nielsen Catalina Solutions, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, a criatividade tem contribuição direta de 47% nas vendas de produtos e serviços.Tendo isso em mente, a capacidade de obter inputs inteligentes, orientados por resultados criativos entregues por dados, transformarão as ferramentas de IA em vantagem competitiva entre os profissionais de marketing. 

A IA desempenha também um papel importante na tomada de decisões automatizadas, como no Google e Meta. Em breve, ela permitirá que os profissionais de marketing antecipem as melhores decisões. Isso tudo garantirá que o dinheiro investido seja atribuído de maneira mais inteligente. 

Os profissionais de marketing não podem ignorar a revolução da IA que se aproxima, portanto. A IA vai sacudir completamente o marketing, não daqui 10 anos ou 5 anos, mas nos próximos 24 meses. Quando isso acontecer, haverá dois tipos de empresas: as que estão preparadas e as que ficarão para trás. A decisão é sua!


*Por Alex Collmer, CEO da VidMob

Tags: ceo
ANTERIOR

“O movimento global de cooperativas precisa buscar mais a intercooperação”, diz Elissa LaBorde

PRÓXIMA

Tendência: cooperativas podem ganhar com o conceito de cidades inteligentes

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Carlos Correa é diretor-geral da APAS
ARTIGO

Boas práticas para uma gestão eficiente dentro de associações – Carlos Correa é diretor-geral da APAS

5 de agosto de 2025
Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu e da Fundação Woccu
ARTIGO

Liderança cooperativista ganha força em um mundo em busca de soluções – Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu

4 de agosto de 2025
Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Alta da Selic: cooperativas garantem investimentos seguros – Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES

2 de agosto de 2025
denise
ARTIGO

Você cuida da carga. Mas quem cuida de você? – Denise Maidanchen é Diretora Executiva da Quanta Previdência Cooperativa

31 de julho de 2025
Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg
ARTIGO

Um mês inteiro para celebrar o que MG faz de melhor: cooperar – Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg

30 de julho de 2025
Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência - Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry
ARTIGO

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência – Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry

28 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas brasileiras conquistam o mercado global com hubs internacionais
DESTAQUES DA REVISTA

Cooperativas brasileiras conquistam o mercado global com hubs internacionais

5 de agosto de 2025
Cooperativas rurais chilenas ganham novo plano estratégico para fortalecer desenvolvimento
INTERNACIONAL

Cooperativas rurais chilenas ganham novo plano estratégico para fortalecer desenvolvimento

5 de agosto de 2025
Cooperativismo catarinense é recebido no Ministério das Relações Exteriores de Portugal
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo catarinense é recebido no Ministério das Relações Exteriores de Portugal

5 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.