• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Importância das agências físicas vai muito além da realização de transações bancárias – Luis Schuler é Diretor de Planejamento e Administração na Unicred do Brasil

MundoCoop POR MundoCoop
23 de setembro de 2024
ARTIGO
Luis Schuler é Diretor de Planejamento e Administração na Unicred do Brasil

Luis Schuler é Diretor de Planejamento e Administração na Unicred do Brasil

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Para você, qual a importância da agência física quando falamos de atendimento consultivo?

Essa pergunta sempre me vem à mente quando vejo alguém do setor financeiro defender a redução de agências presenciais no Brasil tendo o crescimento das transações remotas como principal argumento.

Eu sei que é cômodo tratar dados como os da Febraban, que apontaram que 7 a cada 10 transações bancárias em 2023 foram realizadas via celular, como justificativa para que os cinco principais bancos do país tenham fechado 2.819 agências físicas entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023.

Mais do que cômodo, aliás, para eles este movimento pode até fazer sentido. Para mim, que atuo em uma instituição financeira cooperativa, no entanto, essa conta não fecha.

Como vocês têm acompanhado, as cooperativas têm, cada vez mais, alcançado uma amplitude de produtos e serviços que não deve nada aos chamados ‘bancões’. O iminente lançamento da DTVM da Unicred é um grande exemplo disso.

Em paralelo a isso, porém, o DNA cooperativista faz com que a nossa proximidade com o cooperado e a consequente capacidade de oferecer soluções personalizadas siga sendo nosso carro-chefe.

É por esse motivo que a Unicred tem caminhado em direção oposta às instituições financeiras convencionais e avançado na expansão de sua capilaridade física:

  • nos últimos 5 anos, tivemos um crescimento de 34% no número de agências;
  • abrimos 32 novas agências só em 2023;
  • chegamos a 16 novos municípios no ano passado, alcançando a marca de 284.

Este movimento, aliás, não se restringe apenas à Unicred e faz parte da estratégia do cooperativismo de crédito como um todo, razão pela qual, no último relatório ‘Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC)’, o Banco Central registrou que o número de municípios nos quais a cooperativa de crédito é a única alternativa presencial cresceu em 2023 – saltando de 331 para 368.

Por fim, quero ressaltar, que, em um país cuja educação financeira ainda é reconhecidamente incipiente, as agências presenciais representam um espaço fundamental de orientação e abertura das oportunidades do sistema financeiro nacional a um público diverso.

Não por acaso, o Bacen tratou, no mesmo relatório, esta expansão física das cooperativas como um reforço do importante papel desse ecossistema como agente de inclusão financeira da população brasileira.


Por Luis Schuler, Diretor de Planejamento e Administração na Unicred do Brasil

ANTERIOR

Cooperativas financeiras avançam no mercado com uso de IA em suas operações

PRÓXIMA

Parceria entre Governo de Minas e Sistema Ocemg promete fortalecer a agricultura familiar

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025
Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Qual é o tipo de empresa mais buscada para trabalhar?
GESTÃO & NEGÓCIOS

Qual é o tipo de empresa mais buscada para trabalhar?

25 de novembro de 2025
Rede de Jovens Cooperadores Europeus é formalizada em sua Assembleia Geral
INTERNACIONAL

Rede de Jovens Cooperadores Europeus é formalizada em sua Assembleia Geral

25 de novembro de 2025
Geração digital, propósito real: por que os jovens estão redescobrindo as agências das cooperativas
DESTAQUES

Geração digital, propósito real: por que os jovens estão redescobrindo as agências das cooperativas

25 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.