• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

IA no agro: aliados pelo futuro do planeta – Julia Ghizzi é Data Scientist da 4intelligence

MundoCoop POR MundoCoop
6 de maio de 2023
ARTIGO
Julia Ghizzi é Data Scientist da 4intelligence

Julia Ghizzi é Data Scientist da 4intelligence

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Os dispositivos de inteligência artificial (IA) são o assunto do momento. Suas diversas facetas já estão presentes em inúmeras aplicações e soluções ao redor do mundo, que vão desde pesquisas científicas até tecnologias médicas. No entanto, muitas vezes não imaginamos o quanto a IA também pode ajudar em setores como o agronegócio e meio ambiente. 

O agro brasileiro é gigante. O setor fechou o primeiro semestre de 2022 com superávit de US$ 71,2 bilhões – crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior. As exportações do setor somaram US$ 79,3 bilhões, enquanto as importações, US$ 8,1 bilhões – valores 29,4% e 8,6% acima dos observados em 2021, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Levando em consideração as dimensões das áreas semeadas no Brasil, que hoje planta soja em 39,2 milhões de hectares, de acordo com dados da Produção Agrícola Municipal de 2021, provenientes do IBGE, tornou-se muito custoso analisar cada talhão agrícola presencialmente. Nesse sentido, a IA se transformou em uma ferramenta poderosa porque possibilita gerar, processar e analisar grande volume de informações a respeito das lavouras, em escala anteriormente inviável. Essas informações ainda são insumos para modelos preditivos, que fornecem projeções assertivas de indicadores fundamentais para o acompanhamento da safra. 

A implementação desse modelo na agricultura permite o mapeamento do uso do solo por meio de imagens de satélite e, por consequência, possibilita o monitoramento remoto das plantações. O objetivo é gerenciar de forma inteligente o desenvolvimento da safra, cobrindo a maior área possível para ter uma amostra representativa.  

Com isso, é possível coletar informações em cada localidade sobre o momento de início do ciclo, o desenvolvimento da cultura em cada estágio fenológico e a ocorrência de fenômenos meteorológicos, colocando em ação informações locais de qualidade e alta frequência. A partir desses dados, algoritmos de machine learning, que treinam modelos para reconhecer padrões e tendências, geram projeções acuradas de produtividade de forma antecipada, enquanto a safra ainda está ocorrendo, isto é, antes da colheita. Dessa forma, aplicações de IA condensam toda essa abundância de informações em projeções de produtividade. 

Se anteriormente decisões eram tomadas em ambientes opacos e de muita incerteza, principalmente devido aos fenômenos climáticos e às oscilações de mercado, com as aplicações de IA no agronegócio decisões podem ser baseadas em dados e tecnologias preditivas. Assim, agentes da cadeia do agronegócio podem alcançar ganhos de eficiência em suas atividades operacionais.  

Na ponta da concessão de crédito e da contratação de seguro, a ferramenta caracteriza propriedades ao longo do tempo para entender como, de fato, ocorre o uso da terra, ou seja, qual é a cultura plantada, qual é a produtividade, como está a preservação da reserva legal, entre outros aspectos. Nesse caso, a tecnologia ainda contribui para a diminuição da assimetria de informação e a redução dos custos. 

Com o aumento da previsibilidade da safra, os agentes que atuam na logística e comercialização e aqueles que utilizam os produtos do campo como insumo podem planejar suas atividades operacionais de forma mais assertiva, antecipando eventos futuros e ampliando a compreensão da conjuntura de produção e de mercado. 

De acordo com projeções da Markets and Markets, o investimento no setor agro deve saltar para US$ 4 bilhões em 2026 e, considerando que a população mundial vai crescer em 2 bilhões de pessoas até 2050, de acordo com a ONU, deve aumentar em 60% a demanda por alimentos. Em um setor que segue em franco crescimento e que é essencial para a manutenção da própria vida, a IA deve andar lado a lado com o agronegócio e com a sustentabilidade do planeta. 


*Julia Ghizzi é Data Scientist da 4intelligence

Tags: 4intelligenceagro:aliadosartigodatafuturo’ghizzijuliapeloplanetascientistw
ANTERIOR

Campo Digital facilita o acesso dos produtores às novas tecnologias agrícolas

PRÓXIMA

Fundada a primeira cooperativa mirim de escola pública do Espírito Santo

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico

19 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.