• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Gestão de Inovação: qual o potencial para a sua organização? – Hermínio Gonçalves é CEO da SoftExpert Brasil

MundoCoop POR MundoCoop
29 de novembro de 2022
ARTIGO
artigo 2

artigo 2

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nunca se falou tanto sobre a importância da inovação empresarial para garantir processos sustentáveis e criativos que geram soluções e produtos. À medida que a competitividade aumenta, a inovação torna-se um requisito essencial para criar valor para os clientes, gerar soluções e reduzir custos. O mundo respira inovação, e é claro que quem quer se destacar precisa agir.

Infelizmente, na prática, ainda são poucas as empresas que aplicam a inovação. Ela continua sendo um processo opcional em muitos casos. No entanto, uma empresa estagnada provavelmente terá problemas no futuro, visto que, várias concorrentes vão se desenvolver solidamente no mercado e ela ficará para trás.

O que é inovação?

Quando as pessoas ouvem a palavra inovação, imediatamente pensam em tecnologia. É claro que inovação também é o desenvolvimento e uso de novas tecnologias, mas isso não é tudo. No mundo dos negócios, a inovação é a habilidade de uma organização sair de sua zona de conforto e descobrir novas formas de crescer.

De um modo geral, o conceito de inovação é a aplicação de novas ideias para melhorar a maneira de fazer algo. Simplificando, inovar é produzir qualquer coisa inusitada a partir de algo que já existe, que pode ser uma tecnologia, processo, produto, serviço ou modelo de negócio, com o intuito de gerar valor a partir da criatividade, tornando-o melhor, e abrindo novos mercados e oportunidades de negócio, diferenciando a sua empresa da concorrência.

No entanto, a inovação por si só não é suficiente, estes objetivos só podem ser alcançados por meio de um processo eficaz de gestão da inovação, que transforme o potencial inovador das ideias em realidades concretas e lucrativas para sua organização.

O que é gestão de inovação?

A Gestão da Inovação é o gerenciamento da coleta de ideias inovadoras, desde o engajamento até os resultados finais. As ideias são inovadoras não apenas porque são novas, mas porque devem criar mudanças positivas para organização, como lucros ou a satisfação dos clientes.

A gestão da inovação é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinar quantas etapas e procedimentos serão envolvidos, quais recursos humanos, financeiros e técnicos serão utilizados, e estabelecer a hierarquia e a estrutura decisória que será aplicada para gerar resultados, concretizando ideias. Em suma, a gestão de inovação é a estruturação de um processo concreto de inovação, com começo (captura de ideias e insights), meio (análise, aprovação e priorização das propostas) e fim (saídas e geração de resultados através de projetos).

O processo de gestão da inovação incorpora o pensamento estratégico, pois cada nova proposta é analisada com base nos objetivos organizacionais da empresa para avaliar se ela poderá gerar mudanças significativas. Portanto, podemos definir a gestão da inovação como a maneira pela qual novas ideias são desenvolvidas e refinadas até se tornarem realidade.

Qual a importância da gestão de inovação para as empresas?

Já não há qualquer dúvida de que a inovação é fundamental, pois colabora para aumentar a competitividade da empresa no mercado. Quando uma empresa inova, ela é capaz de encontrar soluções efetivas para problemas e alcançar níveis mais altos de eficiência e, é claro, melhorar o desempenho.

A gestão da inovação de uma empresa contribui significativamente para capitalizar os resultados e o crescimento da organização. Investir em inovação dentro de uma empresa tem várias vantagens, como:

Engajamento dos colaboradores

A cultura de inovação dentro da empresa deve ouvir não apenas o público externo, mas também as visões e opiniões de seus colaboradores. Ter processos de inovação permite que você atraia, engaje e retenha seus funcionários, garantindo que eles tenham espaço para sugerir e testar suas ideias na prática. Assim, eles acabam ficando mais motivados quando percebem que podem realmente ajudar a empresa a crescer. Graças a isso, a empresa como um todo pode aprimorar seus processos e alcançar resultados satisfatórios.

Vantagem competitiva e crescimento da empresa

Como já dito, é importante ressaltar que investir em inovação dentro de uma organização pode lhe dar maior vantagem competitiva sobre a concorrência. Isso significa que as empresas investem não só na sua sustentabilidade, mas também na sua continuidade nos mercados em que atuam.

A partir do momento em que você ganha uma vantagem competitiva, a probabilidade de desenvolvimento e crescimento da empresa aumenta consideravelmente, permitindo que ela alcance o sucesso que almeja e espera.

Otimização de processos

Este pode ser um dos maiores desafios que as organizações enfrentam: a otimização contínua de seus processos. A boa notícia é que as empresas com cultura de inovação estão constantemente avaliando seu desempenho. Sem dúvida, isso é essencial para reduzir as perdas financeiras, aumentar a produtividade e garantir a eficiência do negócio.

Valorização do produto e da marca

Produtos inovadores podem ter maior valor agregado. Como resultado, as margens de lucro também se tornam maiores. Afinal, são produtos que realmente podem mudar a experiência do consumidor.

Além disso, cabe destacar que investir em inovação a longo prazo acabará por melhorar a imagem e a reputação da empresa no mercado, tornando-se referência, uma vez que mostra aos consumidores que a empresa está constantemente em busca de novas tecnologias, processos, produtos e serviços, que vão colaborar para a sustentabilidade do negócio.

Abertura de novos mercados

Por meio da inovação, deficiências em produtos, serviços, tecnologias, processos e modelos de negócios podem ser identificadas e soluções inovadoras podem ser desenvolvidas. Com isso, é possível abrir novos mercados ou até mesmo descobrir um nicho de mercado inexplorado.

Quer transformar sua organização com a gestão da inovação?

Agora que você sabe o que é gestão da inovação, quais são seus benefícios e por que ela é tão importante para sua organização, o importante é implementar nos negócios, não apenas para se manter no mercado, mas também para ganhar competitividade e se tornar referência. Para isso, é necessário ter assertividade para apostar em ferramentas que impulsionam ideias criativas e aproveitem ao máximo as novas tecnologias. 


Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil

ANTERIOR

Cooperativismo é um dos setores que mais cresce em MS e responde por quase 60% de investimentos

PRÓXIMA

Brasil aprova regulamentação das criptomoedas; entenda seu impacto na prática

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025
Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativismo de crédito é um dos segmentos que mais cresce em Alagoas e em todo Brasil
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo de crédito é um dos segmentos que mais cresce em Alagoas e em todo Brasil

21 de agosto de 2025
Safra de soja confirma força do cooperativismo em Santa Catarina
AGRONEGÓCIO

Safra de soja confirma força do cooperativismo em Santa Catarina

20 de agosto de 2025
Belem
ACONTECE NO SETOR

Conheça os temas que serão discutidos na COP30, em paralelo às negociações

20 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.