O Banco Central sinaliza que existem hoje no país aproximadamente 790 cooperativas de crédito em funcionamento. Em 2020, este número era de aproximadamente 900. Ao longo dos últimos anos, observou-se um movimento de incorporações como uma estratégia para melhorar a eficiência operacional, ganhando ainda mais força para o processo de expansão de postos de atendimento, com crescimento próximo dos 50% nos últimos cinco anos e presença em mais de 55% dos municípios brasileiros, segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). A expansão dos postos de atendimento no interior do país e nas grandes cidades, as taxas de serviço atrativas e o relacionamento próximo com os cooperados, têm sido as principais alavancas de crescimento para as cooperativas.
A interiorização e operação em pequenas cidades trazem também desafios, como lidar com a complexidade da gestão do dinheiro em espécie, tema importante para garantir a disponibilidade dos serviços para seus cooperados.
Diante disso, a TecBan, que é responsável pela gestão da maior rede independente de caixas eletrônicos do mundo em volume de saques, pode compartilhar escala de sua rede e infraestrutura com cooperativas de crédito. Os mais de 24 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas são hoje uma extensão do canal de relacionamento das cooperativas e diferentes modelos de negócio estão sendo testados por diversas instituições financeiras.
Existem aquelas que não possuem canais de atendimento físico aos clientes, mas querem ampliar a capilaridade nacional e optam por se conectar com o Banco24Horas para usufruir desse ecossistema, presente em mais de 1.100 cidades.
Há ainda instituições, assim como as cooperativas de crédito, que estão em franca expansão de suas agências e pontos de atendimento, que transferem a gestão dos espaços físicos e dos equipamentos de autoatendimento para a TecBan, focando no relacionamento com seus clientes. Outras procuram parcerias para criar sua própria infraestrutura, operada pela TecBan.
Para continuar ganhando escala, controlando investimentos e o foco no relacionamento com cooperados e comunidade em que está inserida, a gestão de autoatendimento compartilhada com a TecBan é um diferencial, agregando itens de segurança, monitoramento, manutenção técnica e tecnologia de ponta, permitindo que a cooperativa usufrua de todo o ecossistema e conhecimento adquirido pela TecBan em seus mais de 40 anos de gestão de redes de autoatendimento.
Cadastre-se aqui e conheça nosso portfólio para cooperativas: https://cloud.grupo.tecban.com.br/grupo-tecban
Por Marcelo Mafra Oliveira, Executivo de Negócios e Relacionamento da TecBan
Discussão sobre post