• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Futuro do marketing está na organização digital das empresas – Adalberto Generoso é cofundador e CEO da Yapoli

MundoCoop POR MundoCoop
7 de abril de 2023
ARTIGO
artigo

Adalberto Generoso é cofundador e CEO da Yapoli

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Se tem um profissional que não possui vida fácil é o de marketing. Com prazos super apertados, as equipes do setor precisam pensar em campanhas e soluções muito criativas, com a responsabilidade de gerenciar um volume gigantesco de conteúdos digitais no meio desse processo. É principalmente nesse sentido que muitas marcas deixam a desejar: de acordo com a Canto, mais de 50% dos times da área possuem um armazenamento de materiais disperso. Problemas de controle de arquivos como esse simplesmente travam qualquer iniciativa publicitária em um mundo de desenvolvimento tecnológico acelerado igual ao que temos hoje.

A comunicação interna e com clientes é prejudicada, a distribuição bagunçada de acessos deixa a empresa mais vulnerável, a exposição de documentos pode trazer prejuízos em toda a cadeia do processo. Ou seja, a melhora do fluxo de trabalho das pessoas envolvidas no segmento só acontece quando os colaboradores possuem recursos que organizam o ambiente digital ao qual estão inseridos, potencializando toda a jornada de produção, execução e entrega. É aqui que a tecnologia DAM (Digital Asset Management ou Gestão de Ativos Digitais) entra na jogada. 

Provavelmente você deve estar se perguntando o que é isso agora. É completamente normal ter essa dúvida, porque, apesar da digitalização de processos já ser uma realidade, não precisamos voltar muitos anos no passado para lembrar que o setor de marketing não contava com a imensidão de canais que existem hoje, sendo que muitos deles eram analógicos. 

Basicamente, um DAM armazena, organiza e distribui arquivos digitalizados, como imagens, vídeos e documentos. Com isso, os membros da equipe conseguem acessar imediatamente os materiais que precisam nas suas rotinas sem dificuldades, garantindo uma consistência em todas as etapas estipuladas pela marca. Com o sistema baseado em nuvem, a sua estrutura também mistura inteligência com governança, abrindo portas para a companhia inovar, mas sempre respeitando regras importantes, como é o caso das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Por mais que essa tecnologia seja uma novidade para muitas agências, o seu impacto nos negócios, direta ou indiretamente, está ficando cada vez mais claro. Se olharmos para questões que, em teoria, são mais operacionais, podemos, por exemplo, citar como a plataforma afasta o perigo da refação de arquivos digitais que foram perdidos ou estão desatualizados; parece algo simples, mas quando ocorre gera gastos de, no mínimo, R$ 1 mil, os quais aumentam dependendo do formato, canal e desenvolvedor. 

Já se subirmos para o planejamento estratégico das agências e marcas, é possível dizer sem medo que o DAM é fundamental para procedimentos de análise de desempenho e relatórios de usabilidade, inclusive para tomar decisões importantes que impactem no ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento). O fato da plataforma fornecer um único local para lidar com dados essenciais, com metadados descritivos incorporados a eles, permite que as ações da marca não aconteçam sem integração ou respaldo; é quase como um banco de informações sobre as decisões que são assertivas e as que não são.

Em outras palavras, os times passam a ter uma visão completa das soluções que estão produzindo e de como elas atingem o mercado. Os profissionais sabem exatamente qual arquivo precisam utilizar para uma situação específica, e o modo como usá-lo, garantindo que todas as engrenagens operacionais resultem em formatos que melhoram a experiência do consumidor. E, com esse conhecimento, os ajustes das campanhas acabam se refinando, afinal, essas estratégias têm um começo, um meio e um fim.

Clientes, colaboradores, escritórios locais e equipes de vendas são apenas algumas das pessoas afetadas por essas vantagens do DAM no ecossistema do marketing. Mais do que diminuir o tempo de go-to-market dos produtos, a tecnologia tem se mostrado como um verdadeiro portal de marca, no qual o brand building é orgânico. Se mais empresas resolverem mergulhar nessa tendência, elas terão a faca e o queijo nas mãos para guiarem os próximos passos em seus mercados.


*Adalberto é cofundador e CEO da Yapoli, é empreendedor serial e tem mais de 10 anos de experiência em marketing digital, foi um dos idealizadores do GuiaBolso e ex-sócio e CMO da Cheftime, foodtech adquirida em 2019 pelo GPA.

Tags: adalbertoartigoceocofundadorconteÚdosdasdigital:empresasespeciaisestáfuturo’generosomarketingorganizaçãowyapoli
ANTERIOR

Cooperativismo pode impulsionar negócios de profissionais inscritos no CadÚnico

PRÓXIMA

Cooperativa impacta mais de 10 mil pessoas com educação financeira em uma semana

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil
ARTIGO

Segurança cibernética é prioridade na era da inteligência artificial – Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil

7 de outubro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

Gestão orientada a resultados ganha novo fôlego com a inteligência artificial – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

6 de outubro de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

Jovens e o cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

2 de outubro de 2025
Marcelo Hoffmeister é diretor regional de Negócios da Unicred do Brasil
ARTIGO

Jovens endividados: a urgência da educação financeira no Brasil – Marcelo Hoffmeister é diretor regional de Negócios da Unicred do Brasil

30 de setembro de 2025
Gabriel Marostegam diretor de dados e IA na Avanade
ARTIGO

A inteligência que não está nos algoritmos – Gabriel Marostegam diretor de dados e IA na Avanade

29 de setembro de 2025
Rosalvi
ARTIGO

A democracia da cooperação: um caminho para os países pobres – Rosalvi Monteagudo é pesquisadora e escritora

29 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão de cooperativas brasileiras ganham destaque: o que aprender com elas?
DESTAQUES

Gestão de cooperativas brasileiras ganham destaque: o que aprender com elas?

7 de outubro de 2025
Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil
ARTIGO

Segurança cibernética é prioridade na era da inteligência artificial – Alexandre Nakano é Diretor de Segurança e Networking da Ingram Micro Brasil

7 de outubro de 2025
Cooperativismo de Mato Grosso cresce 20% e mira R$ 100 bi até 2027
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo de Mato Grosso cresce 20% e mira R$ 100 bi até 2027

7 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.