• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Fazer a diferença – Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

MundoCoop POR MundoCoop
3 de outubro de 2022
ARTIGO
img 7

img 7

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

É comum separarmos as razões que levam as pessoas a empreender em dois grupos: necessidade e oportunidade. Mas essa dualidade já não representa tão bem o que motiva a abertura de um negócio próprio.

A importante pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que visa entender o papel socioeconômico do empreendedorismo, desde 2019 passou a considerar outros fatores para captar essa dinâmica.

O levantamento mais recente mostra que, no Estado de São Paulo em 2021, a principal motivação para alguém montar um pequeno negócio foi “ganhar a vida porque os empregos são escassos”. Entre os empreendimentos nascentes (até 3 meses no mercado) e novos (com 3 meses a 3,5 anos de operação) essa foi a razão alegada por 73,3% e 72,8% dos entrevistados, respectivamente.

Chama a atenção que o segundo estímulo mais citado é “fazer a diferença no mundo”, em porcentagens bem próximas da motivação principal: 71,9% entre os negócios nascentes e 69,2% entre os novos. As outras razões mencionadas são “construir uma grande riqueza ou renda muito alta” e “continuar uma tradição familiar”, ambas com distâncias maiores das duas primeiras.

Não se discute a legitimidade de se montar uma empresa para ganhar dinheiro — é justo querer uma vida financeira mais confortável — contudo, a vontade de fazer a diferença no mundo com um negócio próprio mostra como o empreendedorismo pode ser o caminho para a realização pessoal e para uma sociedade melhor.

Não faltam exemplos de ações empreendedoras que mudaram o curso da história. Porém, as iniciativas de pequeno porte também têm esse poder. Quando um empreendedor abre uma loja de bairro e supre a demanda local por um determinado produto, ele proporciona, no mínimo, uma facilidade para quem ali vive. Quando cria postos de trabalho, possibilita que os funcionários tenham renda, provenham suas famílias e, por sua vez, fomentem o consumo, beneficiando outros comerciantes. Alguém duvida que esse ciclo faz a diferença naquela localidade e que pode ir além?

Sabemos onde um pequeno negócio começa, mas nunca sabemos aonde pode chegar. É aí que está a riqueza do empreendedorismo e é por ele que o Sebrae-SP trabalha incansavelmente.


*Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

ANTERIOR

Sistema OCB/RJ lança programa de Educação Política

PRÓXIMA

Cooperativa passa a incorporar a estrutura da Coanorp em parceria histórica

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira

22 de junho de 2025
destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.