• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Fazer a diferença – Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

MundoCoop POR MundoCoop
3 de outubro de 2022
ARTIGO
img 7

img 7

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

É comum separarmos as razões que levam as pessoas a empreender em dois grupos: necessidade e oportunidade. Mas essa dualidade já não representa tão bem o que motiva a abertura de um negócio próprio.

A importante pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que visa entender o papel socioeconômico do empreendedorismo, desde 2019 passou a considerar outros fatores para captar essa dinâmica.

O levantamento mais recente mostra que, no Estado de São Paulo em 2021, a principal motivação para alguém montar um pequeno negócio foi “ganhar a vida porque os empregos são escassos”. Entre os empreendimentos nascentes (até 3 meses no mercado) e novos (com 3 meses a 3,5 anos de operação) essa foi a razão alegada por 73,3% e 72,8% dos entrevistados, respectivamente.

Chama a atenção que o segundo estímulo mais citado é “fazer a diferença no mundo”, em porcentagens bem próximas da motivação principal: 71,9% entre os negócios nascentes e 69,2% entre os novos. As outras razões mencionadas são “construir uma grande riqueza ou renda muito alta” e “continuar uma tradição familiar”, ambas com distâncias maiores das duas primeiras.

Não se discute a legitimidade de se montar uma empresa para ganhar dinheiro — é justo querer uma vida financeira mais confortável — contudo, a vontade de fazer a diferença no mundo com um negócio próprio mostra como o empreendedorismo pode ser o caminho para a realização pessoal e para uma sociedade melhor.

Não faltam exemplos de ações empreendedoras que mudaram o curso da história. Porém, as iniciativas de pequeno porte também têm esse poder. Quando um empreendedor abre uma loja de bairro e supre a demanda local por um determinado produto, ele proporciona, no mínimo, uma facilidade para quem ali vive. Quando cria postos de trabalho, possibilita que os funcionários tenham renda, provenham suas famílias e, por sua vez, fomentem o consumo, beneficiando outros comerciantes. Alguém duvida que esse ciclo faz a diferença naquela localidade e que pode ir além?

Sabemos onde um pequeno negócio começa, mas nunca sabemos aonde pode chegar. É aí que está a riqueza do empreendedorismo e é por ele que o Sebrae-SP trabalha incansavelmente.


*Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

ANTERIOR

Sistema OCB/RJ lança programa de Educação Política

PRÓXIMA

Cooperativa passa a incorporar a estrutura da Coanorp em parceria histórica

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

Industrialização no cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

30 de novembro de 2025
David Santos é CEO da DB1 Global Software
ARTIGO

Open Finance: o desafio das cooperativas de crédito e como a tecnologia pode transformar esse cenário – David Santos é CEO da DB1 Global Software 

27 de novembro de 2025
Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025
Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ano Internacional das Cooperativas encerra com legado para a sociedade do cuidado
INTERNACIONAL

Ano Internacional das Cooperativas encerra com legado para a sociedade do cuidado

1 de dezembro de 2025
Tania Zanella destaca avanços e metas do coop em encontro da Ocepar
ACONTECE NO SETOR

Tania Zanella destaca avanços e metas do coop em encontro da Ocepar

1 de dezembro de 2025
Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa reduz custos operacionais com adoção de automação robótica

1 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.