• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Fazer a diferença – Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

MundoCoop POR MundoCoop
3 de outubro de 2022
ARTIGO
img 7

img 7

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

É comum separarmos as razões que levam as pessoas a empreender em dois grupos: necessidade e oportunidade. Mas essa dualidade já não representa tão bem o que motiva a abertura de um negócio próprio.

A importante pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que visa entender o papel socioeconômico do empreendedorismo, desde 2019 passou a considerar outros fatores para captar essa dinâmica.

O levantamento mais recente mostra que, no Estado de São Paulo em 2021, a principal motivação para alguém montar um pequeno negócio foi “ganhar a vida porque os empregos são escassos”. Entre os empreendimentos nascentes (até 3 meses no mercado) e novos (com 3 meses a 3,5 anos de operação) essa foi a razão alegada por 73,3% e 72,8% dos entrevistados, respectivamente.

Chama a atenção que o segundo estímulo mais citado é “fazer a diferença no mundo”, em porcentagens bem próximas da motivação principal: 71,9% entre os negócios nascentes e 69,2% entre os novos. As outras razões mencionadas são “construir uma grande riqueza ou renda muito alta” e “continuar uma tradição familiar”, ambas com distâncias maiores das duas primeiras.

Não se discute a legitimidade de se montar uma empresa para ganhar dinheiro — é justo querer uma vida financeira mais confortável — contudo, a vontade de fazer a diferença no mundo com um negócio próprio mostra como o empreendedorismo pode ser o caminho para a realização pessoal e para uma sociedade melhor.

Não faltam exemplos de ações empreendedoras que mudaram o curso da história. Porém, as iniciativas de pequeno porte também têm esse poder. Quando um empreendedor abre uma loja de bairro e supre a demanda local por um determinado produto, ele proporciona, no mínimo, uma facilidade para quem ali vive. Quando cria postos de trabalho, possibilita que os funcionários tenham renda, provenham suas famílias e, por sua vez, fomentem o consumo, beneficiando outros comerciantes. Alguém duvida que esse ciclo faz a diferença naquela localidade e que pode ir além?

Sabemos onde um pequeno negócio começa, mas nunca sabemos aonde pode chegar. É aí que está a riqueza do empreendedorismo e é por ele que o Sebrae-SP trabalha incansavelmente.


*Marco Vinholi é diretor-superintendente do Sebrae-SP

ANTERIOR

Sistema OCB/RJ lança programa de Educação Política

PRÓXIMA

Cooperativa passa a incorporar a estrutura da Coanorp em parceria histórica

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Cooperativa agro industrial apoia Embaixada Solidária com kits para bebês em ação do Dia C
SOCIAL

Cooperativa agro industrial apoia Embaixada Solidária com kits para bebês em ação do Dia C

24 de agosto de 2025
Cooperativa agroindustrial apresenta modelo de gestão cooperativo a pesquisadores da Austrália, Canadá e Chile
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa agroindustrial apresenta modelo de gestão cooperativo a pesquisadores da Austrália, Canadá e Chile

24 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.