• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

ESG nas empresas: como trabalhar Inovação Social e Ambiental – César Costa é Sócio e diretor da Semente Negócios

MundoCoop POR MundoCoop
20 de junho de 2023
ARTIGO
César Costa é Sócio e diretor da Semente Negócios

César Costa é Sócio e diretor da Semente Negócios

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de negócios sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Em uma empresa, desenvolver estratégias para ampliar sua sustentabilidade e longevidade passam pela integração do ESG no cerne das tomadas de decisão, sendo a inovação uma ferramenta indispensável nesse processo.

Neste artigo, abordaremos as principais dificuldades, assim como as oportunidades dentro de um mercado cada vez mais orientado para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Começar pelas lideranças

É muito difícil que uma empresa consiga levar adiante ações de inovação e sustentabilidade sem que as lideranças estejam verdadeiramente engajadas com esta temática, desde o conselho até o porteiro. Portanto, é importante que as pessoas em altos níveis hierárquicos comprem a ideia e a transmitam às demais pessoas e áreas da companhia, servindo como exemplo de mentalidade e atitude.

Além disso, as lideranças serão as responsáveis finais pelas boas práticas de governança da empresa. Por isso, é fundamental que tenham o conhecimento, o engajamento necessário e a capacidade para lidar com este tema.

As situações de greenwashing, goodwashing e até mesmo o teatro da inovação, cada vez mais serão punidas não só por órgãos competentes, mas pelo mercado (clientes, investidores, colaboradores) e pela sociedade. Sendo assim, uma vez as organizações serem reflexo de suas lideranças, estas deverão não só compreender o que a sigla significa, mas adotá-la de ponta a ponta nas atitudes da empresa.

Vencedora não será aquela que professe uma ostentação vazia, mas a que alcance a efetividade discreta. Ou seja, não adianta varrer sujeira para baixo do tapete ou enfeitar o pavão, e sim apresentar resultados efetivos baseados em dados e compromissos sérios com desafios que a organização ainda possui.

Olhar para os processos

Não necessariamente a inovação voltada ao ESG será em novos produtos e serviços. Na maioria dos casos, os ganhos em ESG vêm de melhorias nos processos produtivos. Reduções na utilização de insumos como energia e água, otimização de rotas logísticas que permitam economias de combustível, melhorias de processo que reduzam desperdícios, entre outros pontos.

Inovações nestas áreas são importantíssimas e não devem ser ignoradas, até porque trazem ganhos financeiros significativos

Estas inovações, muitas vezes, serão propostas por pessoas de dentro da própria empresa. E uma ótima maneira de fomentar isso é com programas de intraempreendedorismo dirigidos pelo tema em questão. Desta maneira, é possível alavancar os talentos internos da empresa ao mesmo tempo em que se aprofunda a cultura de inovação e sustentabilidade.

Mensurar cada vez melhor

Por fim, cada organização tem as suas particularidades, os seus impactos e os seus indicadores. Quando se trata de inovar para tornar-se mais sustentável, é preciso entender profundamente os inputs e outputs, para identificar as principais oportunidades de redução de impactos socioambientais negativos e custos financeiros.

Uma das maiores dificuldades de investidores especializados em ESG é justamente a credibilidade e a não padronização dos indicadores apresentados pelas empresas. Portanto, investir tempo para construir bons indicadores e mensurá-los de forma consistente poderá ser um grande diferencial na hora de buscar este tipo de investimento.

A adoção de uma abordagem de ESG e uma cultura de inovação sustentável podem trazer ganhos financeiros significativos para as empresas. É fundamental, para isso, que todos as todas estejam alinhados com o tema: entendendo os impactos específicos do negócio, a fim de identificar oportunidades de redução de efeitos socioambientais e custos financeiros, assim como os investimentos necessários na construção de indicadores confiáveis e padronizados para inovar de forma sustentável.

Ao adotar essas medidas, as empresas estarão preparadas para demonstrar a sua intencionalidade frente ao seu propósito, melhorar a sua imagem junto aos clientes, colaboradores e investidores, e adotar práticas mais sustentáveis, uma vez que podem apresentar dados concretos sobre o seu desempenho, tomar decisões mais assertivas/pautadas em evidências e, assim, potencializar seu impacto, se destacando em um mercado cada vez mais orientado para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.


*César Costa é Sócio e diretor da Semente Negócios

Tags: esg
ANTERIOR

Cooperativas de crédito de Sapiranga se unem em prol de entidade

PRÓXIMA

Presença física contribui para inclusão financeira efetiva, aponta estudo de cooperativa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany
ARTIGO

O papel das cooperativas no crescimento e fortalecimento do agronegócio – Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany

13 de dezembro de 2025
Sylvio Herbst é sócio-fundador da 5F Soluções em TI
ARTIGO

2026 será o ano da cibersegurança inteligente e menos ingênua – Sylvio Herbst é sócio-fundador da 5F Soluções em TI

11 de dezembro de 2025
marcelo
CONTEÚDO DE MARCA

Inovação e Proximidade: os avanços que reforçaram o papel da Tecban no cooperativismo de crédito em 2025 – Marcelo Mafra é Gerente Executivo de Relacionamento da Tecban

9 de dezembro de 2025
artigo 1
ARTIGO

A submissão indevida de créditos cooperativos à recuperação judicial e a responsabilidade do administrador judicial – Manfrini Andrade e Maria Clara Oliveira

9 de dezembro de 2025
Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 
ARTIGO

O poder do Phygital: unir o digital e o humano no cooperativismo moderno – Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 

9 de dezembro de 2025
Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group
ARTIGO

Diferença e relevância: a nova era das marcas cooperativas – Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group

10 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany
ARTIGO

O papel das cooperativas no crescimento e fortalecimento do agronegócio – Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany

13 de dezembro de 2025
Dia do Cooperativismo mobiliza mais de 76 mil goianos com ações gratuitas para a população
SOCIAL

Dia do Cooperativismo mobiliza mais de 76 mil goianos com ações gratuitas para a população

13 de dezembro de 2025
ACI defende economia cooperativa como fundamental para a competitividade e sustentabilidade
INTERNACIONAL

ACI defende economia cooperativa como fundamental para a competitividade e sustentabilidade

13 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.