• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

ESG e live marketing: 4 estratégias para esta relação prosperar – Samanta Lopes é Coordenadora da Área Educacional ED&I da um.a Diversidade Criativa 

MundoCoop POR MundoCoop
8 de outubro de 2023
ARTIGO
Samanta Lopes é Coordenadora da Área Educacional ED&I da um.a Diversidade Criativa 

Samanta Lopes é Coordenadora da Área Educacional ED&I da um.a Diversidade Criativa 

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Pequenas, médias e grandes marcas podem (e devem) agregar muito mais valor ao seu negócio com práticas de ESG, desde que os discursos bonitos sobre o alinhamento com questões ambientais, sociais e de governança abram espaço para ações reais.  

Os consumidores, cada vez mais atentos, exigentes e engajados na temática da sustentabilidade, conseguem perceber facilmente quando algo se trata apenas de uma mera estratégia de comunicação ou se existe um propósito que realmente norteia as operações diárias e os eventos de uma companhia.  

De acordo com o relatório de ESG e Sustentabilidade de 2022, realizado pela Opinion Box, 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. Além disso, 67% dos entrevistados disseram que possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de realizar compras. 

Diante deste contexto, o live marketing tem o poder de atuar com maestria, criando iniciativas internas e externas que impactam positivamente os clientes, fortalecem o compromisso da marca com o meio ambiente e geram resultados benéficos não somente para os negócios, como também para o planeta. 

Entenda o consumidor 

Para criar estratégias de engajamento com o ESG em foco, questione-se: quem consome minha marca? Com quais assuntos esta pessoa se preocupa? O que move esta pessoa? O que é esperado da minha marca? No cenário de roupas, a C&A, por exemplo, já lançou diversas iniciativas “verdes”: uma coleção de jeans produzida com algodão certificado e rastreável por meio de tecnologia blockchain; uma parceria com a empresa de moda circular Enjoei; a coleta de roupas usadas para doação; o descarte adequado ou produção de novas peças, e assim por diante. Seja uma marca grande ou pequena, a criatividade e a busca por firmar um compromisso com práticas sustentáveis tem aumentado. 

Crie iniciativas internas 

Se a sua marca tem como estratégia investir em programas voltados às mulheres, por exemplo, estimule ações de diversidade de gênero dentro do escritório. Garanta que as mulheres se vejam respeitadas e representadas, que percebam possíveis evoluções pessoais e de carreira, que sejam ouvidas e tenham um ambiente seguro de atuação. 

Garanta transparência nas ações 

Mostrar um pouco da rotina da marca em suas redes sociais, tornando a empresa mais verdadeira e próxima das pessoas consumidoras e colaboradoras, deve ser uma ação baseada na realidade, mostrando como a marca está em seu cotidiano. Mostre como são aplicadas as iniciativas, sejam pontuais ou de longo prazo, como campanhas e ações afirmativas.  Traga dados   sempre que possível, para criar relações mais verdadeiras. 

Desenvolva conteúdos educacionais 

Crie artigos para mídias que se conectam ao seu público, promova posts e vídeos/trends sobre as temáticas conectadas com a sua missão de negócio, e lembre-se de que a coerência e a identidade precisam estar presentes em todo o seu planejamento. Torne o assunto acessível à pluralidade de pessoas que gostaria de atender, traga informações sobre o que está desenvolvendo, conecte-se a temas atuais, e relacione a temática de ESG ao universo da sua marca. Isso também fortalece a imagem do seu negócio, gerando confiança e credibilidade. 


*Por Samanta Lopes, Coordenadora da Área Educacional ED&I da um.a Diversidade Criativa 

Tags: esgestratégiaslopesmarketingpara
ANTERIOR

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP completa 35 anos como grande case impulsionador do cooperativismo

PRÓXIMA

Instituição financeira cooperativa lança novo posicionamento de marca em maior campanha de sua história

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

denise
ARTIGO

Você cuida da carga. Mas quem cuida de você? – Denise Maidanchen é Diretora Executiva da Quanta Previdência Cooperativa

31 de julho de 2025
Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg
ARTIGO

Um mês inteiro para celebrar o que MG faz de melhor: cooperar – Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg

30 de julho de 2025
Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência - Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry
ARTIGO

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência – Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry

28 de julho de 2025
Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas
ARTIGO

Amizade nos Negócios: A linha tênue entre o sucesso e a ruptura – Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas

24 de julho de 2025
Prof. Juliet Zhu
ARTIGO

Negócios sociais: como usar suas competências para o bem (e com lucro) – Zhu Rui é diretora do Center for ESG and Social Innovation

21 de julho de 2025
Marcelo Mathias Cereto, Head da unidade de negócio Selbetti IT Solutions na Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Como lidar com o legado que (ainda) não pode ser substituído – Marcelo Mathias Cereto, Head da unidade de negócio Selbetti IT Solutions

17 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira transforma a experiência do cooperado com implementação de CRM
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira transforma a experiência do cooperado com implementação de CRM

31 de julho de 2025
Cooperativismo de infraestrutura alcança R$ 6 bilhões em ingressos
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo de infraestrutura alcança R$ 6 bilhões em ingressos

31 de julho de 2025
Copom interrompe alta e mantém Selic em 15%
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom interrompe alta e mantém Selic em 15%

31 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.