• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cultura antecede lucros, e as melhores lideranças já compreendem isso – Felipe Leonard é CEO e presidente da S.I.N. Implant System

MundoCoop POR MundoCoop
11 de outubro de 2022
ARTIGO
img 1 6

img 1 6

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No mundo corporativo, costuma-se dizer que pessoas não se demitem de seus trabalhos, mas de seus pares e líderes. Não há por que discordar e é possível, aliás, ir além. Na verdade, membros de diferentes equipes estão se desligando, cada vez mais, de culturas organizacionais. Isto é, de princípios, posturas e relacionamentos corporativos com que não se identificam – ou lhes parecem tóxicos.

Um levantamento divulgado pela McKinsey no último mês de julho, por exemplo, apontou que 40% dos profissionais de todo o mundo cogitam deixar seus postos de trabalho ou mudar de carreira até o fim deste 2022. De maneira surpreendente para o senso comum, os principais motivos para isso não são financeiros, mas contextuais. Isso, porque envolvem estagnação na carreira, líderes que não inspiram, falta de propósito no trabalho e expectativas de performance insustentáveis em suas funções.

Tudo isso sob a luz da Grande Resignação (ou The Great Resignation), fenômeno que culminou com milhões de demissões voluntárias só nos Estados Unidos a partir de 2021. Seguindo a tendência internacional, o Brasil registrou um grande número de pedidos de desligamentos por mês. Segundo dados da gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, foram 2,9 milhões de demissões voluntárias entre janeiro e maio de 2022, representando um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O cenário é intrigante, claro, considerando também que está havendo uma importante recuperação do emprego na América Latina, após a pandemia da covid-19, conforme atesta a Organização Internacional do Trabalho (OIT). E, quanto menor o desemprego, sabemos que mais exposta fica uma empresa que não cuida das pessoas. Portanto, fica o alerta para gestores que desejam reter talentos e avançar no mercado: chegou a hora de reavaliar a cultura que norteia seu negócio, sobretudo porque o que estamos vivendo é um descompasso entre a demanda das empresas e o número de trabalhadores dispostos a suprir esses desígnios sob os aspectos mais tradicionalistas do trabalho. Passamos nos últimos anos por uma quebra geral e irrestrita dos nossos paradigmas. É fundamental utilizarmos uma régua de aprendizado para criarmos um novo modelo, que faça mais sentido para as pessoas. Vamos examinar, aqui, por que pensar e agir nesse sentido:

Focar na “ponta do iceberg” é um erro

O paredão de gelo que afundou o Titanic em 1912 tinha, especula-se, 3,6 mil metros quadrados. Mas apenas 10% de tudo isso era visível acima d’água. O que esses dados simbolizam? Que é preciso visualizar muito além da superfície, inclusive nos negócios.

Lucros são uma pontinha de tudo o que é realizado na sua empresa. Afinal, eles são consequências de uma necessidade que gerou um insight; insight este que se tornou uma proposta, e só depois, com expertise e estratégia, culminou em um produto ou serviço disponível ao público. Certo?

Pois bem, como lembra Jeet Kunar num artigo da Inc. Magazine, retornos financeiros são o último termo no vocabulário do sucesso. Antes há Pessoas, Projetos e Processos. E inverter a ordem disso pode significar seu naufrágio no mercado.

Valores são mais importantes que cifras

A pesquisa mencionada no início deste artigo já deixa bem claro: questões financeiras não são, necessariamente, os fatores de maior impacto para quem quer sair de uma organização e levar seu talento para outra. Um levantamento da PwC sobre medo e esperança no local de trabalho, aliás, reforça essa ideia. Quando questionados sobre o que procuram em um emprego, cerca de 60% dos profissionais de 44 países mencionaram com maior frequência palavras como propósito, autenticidade e autonomia.

Fácil entender, então, que os valores realmente importantes hoje não são os numéricos.

Culturas organizacionais bem definidas são excelentes investimentos

No livro Comece pelo porquê, o sempre brilhante Simon Sinek lembra que “culturas nada mais são que pessoas agrupadas em torno de valores e crenças comuns. E isso se aplica ao mundo corporativo”.

Partindo desse princípio, pergunto a você, CEO ou gestor: seu time realmente se identifica com sua empresa e com sua liderança? O que sua cultura organizacional tem de importante e atrativo? Seus valores são colocados em prática ou se restringem a belos discursos no papel?

Acredite, ter respostas definidas para essas perguntas é impactante em desempenhos de mercado. De acordo com a Gallup, empresas com culturas bem delineadas e comunicadas atraem até 20% dos melhores profissionais disponíveis num setor. Com isso, a produtividade da equipe aumenta em 17%. O apelo junto ao público consumidor também cresce, em cerca de 10%. E só aí é que os resultados financeiros podem se desenvolver, com elevações de até 21%.

Definitivamente, afirmar que “a cultura antecede lucros” não significa minimizar a importância deles. Ao contrário, é redefinir prioridades, impulsionar talentos e maximizar resultados.


* Felipe Leonard é CEO e presidente da S.I.N. Implant System.

ANTERIOR

Bancos podem economizar 15% do orçamento de tecnologia ao adotar plataformas nativas em nuvem

PRÓXIMA

Cooperativa torna-se madrinha do programa Cooperjovem em Goiás

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agência britânica se consolida no setor de comunicação cooperativista
INTERNACIONAL

Agência britânica se consolida como referência no setor de comunicação cooperativista

9 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Parceria entre setor privado e Cooperativa na Bahia empodera mulheres rurais e mostra a força do cooperativismo no campo
AGRONEGÓCIO

Parceria entre setor privado e Cooperativa na Bahia empodera mulheres rurais e mostra a força do cooperativismo no campo

9 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.