• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito e a Geração Z: como se preparar para atender os associados do futuro? – Felipe Santiago é CEO da Cashway

MundoCoop POR MundoCoop
12 de dezembro de 2022
ARTIGO
img 6 4

img 6 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Cada vez mais mergulhada no mundo digital, acostumada com agilidade e sem paciência para burocracias, a chamada Geração Z, formada por jovens na faixa etária entre 11 e 24 anos, já influencia no modo como o mercado se organiza. Enquanto ganham espaço entre os consumidores, as empresas se preparam para atender a geração, o que não é diferente com as cooperativas de crédito. 

De acordo com o PayPal, a Geração Z passou a adotar opções de pagamento móvel, como aplicativos e carteiras eletrônicas, mais rapidamente que qualquer outro grupo. Essa expectativa de poder escolher como pagar é algo que permeia os hábitos de consumo dos jovens. As instituições financeiras precisam acompanhar essas mudanças e estar prontas para oferecer uma experiência, mais do que tudo, flexível e ágil. 

Esse imediatismo é uma característica que precisa ser levada em consideração quando se trata de um mercado tão burocrático quanto o financeiro. Os jovens querem ter acesso a serviços e aplicativos que ofereçam esse nível de conveniência. Sabemos que um dos grandes trunfos das cooperativas de crédito é o atendimento personalizado, que trata o cliente com um olhar mais humanizado. Esse ponto forte, no entanto, precisa estar associado ao oferecimento de comodidade e autonomia. 

Por isso, o investimento em tecnologia é tão importante. Quando pensamos nas cooperativas de crédito rurais, por exemplo, a sucessão familiar precisa ser levada em consideração; os jovens que passam a assumir o gerenciamento das propriedades podem não deixar de ter a relação de pertencimento que os pais tinham com a cooperativa. Entretanto, eles buscam mais comodidade e já não querem precisar se deslocar para fazer uma transação financeira, por exemplo. 

Para que a cooperativa mantenha a fidelidade das próximas gerações, não há outro caminho senão apostar em inovação. Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, realizada pela Deloitte para a Federação Brasileira de Bancos, em 2021 o orçamento dos bancos em tecnologia foi de R$ 30,1 bilhões. A estimativa é a de que esse orçamento chegue a R$ 35,5 bilhões em 2022, 18% a mais do que no ano passado. O levantamento mostra que as instituições bancárias percebem a importância da inovação em tecnologia e deixa o recado para as cooperativas: para continuar relevante no mercado é preciso acompanhar a transformação digital.


*Felipe Santiago é CEO da Cashway

ANTERIOR

Pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados no país

PRÓXIMA

Cooperativas da agricultura familiar são conhecidas por delegação do Paraguai

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP

10 de maio de 2025
Cooperativa de saúde destaca compromisso na assistência noenatal e puerperal
SOCIAL

Cooperativa de saúde destaca compromisso na assistência noenatal e puerperal

10 de maio de 2025
Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos
ECONOMIA & FINANÇAS

Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos

10 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.