• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como utilizar a IA para melhorar o atendimento ao cliente? – Pedro Leonel é Customer Success Manager na Pontaltech

MundoCoop POR MundoCoop
28 de junho de 2023
ARTIGO
Pedro Leonel é Customer Success Manager na Pontaltech

Pedro Leonel é Customer Success Manager na Pontaltech

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Como sua empresa atende o cliente? Todo empreendedor sabe que investir em meios de comunicação robustos e pautados na tecnologia é fundamental para estreitar o relacionamento com seu público-alvo e atender as suas demandas. Mas, dentre tantas ferramentas dispostas no mercado, aquelas que incorporarem a inteligência artificial (IA) neste propósito, notarão conquistas enormes para seu negócio capaz de enriquecer a jornada de compras do usuário e, assim, consagrar uma imagem fortemente positiva para fidelizá-los à marca.

Em um estudo realizado pela Deloitte, 70% das empresas pretendem investir na IA neste ano, em busca de melhorar a eficiência e produtividade de suas atividades para alavancar sua competitividade. Considerando todas as suas possíveis aplicações nas operações organizacionais, seu uso no atendimento ao cliente é um dos mais estratégicos para assegurar a satisfação dos consumidores, possibilitando que entrem em contato com a companhia no canal que preferirem de forma fluída e descomplicada.

O usuário deve se sentir confortável e à vontade para se comunicar com suas marcas no meio que tiverem maior afinidade. E, com a inteligência artificial, as empresas conseguem não apenas dispor de um volume maior de canais de comunicação, como principalmente integrá-los para a construção de uma jornada contínua de atendimento. Dessa forma, caso sejam acionados em uma plataforma que não tenham grande interesse, esta ferramenta pode dar a opção de continuarem a conversa em outro local que desejar.

Assegurar essa sequência no atendimento sem barreiras é fundamental para prezar pela boa experiência do cliente sem ruídos ou insistências que lhes desagradem. Afinal, quanto mais opções de contato ele possui, mais fácil é para ele acessar seus produtos ou serviços e, consequentemente, maior será o crescimento das vendas. Como prova disso, outra pesquisa feita pelo Hubspot mostra que 76% das empresas estão aumentando seus investimentos na oferta de múltiplos canais para aperfeiçoar a experiência dos consumidores.

Um dos meios mais cogitados recentemente para essa tarefa tem sido, justamente, o ChatGPT – no qual as companhias podem criar textos, códigos, e criar uma multicanalidade 100% integrada dentro do recurso. Contudo, esse ainda é um canal muito novo e que precisará ser testado e aperfeiçoado para assegurar uma boa comunicação entre as partes.

Fora ele, o WhatsApp e RCS (Rich Communication Service) são dois dos canais mais quentes no mercado, e que podem estar embarcados em IA para uma comunicação excepcional. Neles, é possível desenvolver um bot de atendimento para direcionar o usuário ao longo de sua jornada, programados para resolverem as principais e mais comuns dúvidas que possam ter sobre seus produtos e serviços e, assim, conduzi-los até a etapa final no carrinho de compras.

Mas, não adianta apenas dispor desta multiplicidade de meios de interação, sem compreender como direcioná-los corretamente para cada usuário. Para isso, mais uma vez a IA serve como auxiliadora, colhendo todos os dados referentes à trilha percorrida por cada cliente, em quais canais preferiram manter contato com a marca, e qual a melhor forma de dar continuidade a essa relação, sem precisar começar a conversa do zero a cada vez em que forem contatá-los.

O bom funcionamento e eficácia ao utilizar a inteligência artificial nesta ação dependerá, fortemente, deste claro entendimento sobre onde e como abordar seu público-alvo. E, para isso, é extremamente recomendado contar com a expertise de um time de curadoria responsável por enriquecer processos e a inteligência da ferramenta, até o momento que se torne mais autônoma possível pela quantidade de respostas obtidas.

Na prática, caberá a esses profissionais acompanharem a trajetória de cada cliente com a marca, garantindo que estejam sendo abordados sem excessividade e no meio que preferirem, da forma mais humanizada possível. Assim, a empresa conseguirá não apenas satisfazê-los, mas especialmente estar sempre lá para ajudá-los no que precisarem. Até porque, consumidores felizes e retidos sempre serão a maior fonte de receita para todo negócio.


*Pedro Leonel é Customer Success Manager na Pontaltech

ANTERIOR

Instituto Credicitrus e Intel firmam parceria de inovação no Onovolab

PRÓXIMA

Nota de Pesar: Morre aos 86 anos, Alysson Paolinelli, ex-Ministro da Agricultura

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
hugo
ARTIGO

Autorresponsabilidade em tempos de distração digital: um desafio para todos nós – Hugo Santos é autor, consultor e palestrante

25 de junho de 2025
marcelo
ARTIGO

Intercooperar para prosperar – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

25 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico

29 de junho de 2025
Cooperativas varejistas alinham demandas do setor em reunião promovida pelo Sistema Ocesp
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas varejistas alinham demandas do setor em reunião promovida pelo Sistema Ocesp

29 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.