• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como o storytelling pode melhorar a imagem da sua marca? – Renan Cardarello é CEO da iOBEE

MundoCoop POR MundoCoop
17 de junho de 2024
ARTIGO
Renan Cardarello é CEO da iOBEE

Renan Cardarello é CEO da iOBEE

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O storytelling é um conceito bastante conhecido no mercado conhecido como o ato de contar histórias. Inclusive, é bastante investido por grandes marcas como Coca-Cola, Bauducco, Nike, Johnnie Walker, Disney, etc. Muito além de um simples relato, essa é uma ação que pode contribuir significativamente com o marketing da sua empresa, a qual precisa ser compreendida a fundo de modo a resultar em um aumento nas vendas dos negócios no seu dia a dia e, ainda, a construir uma relação mais próxima com seus consumidores.

Segundo dados apresentados em um estudo da Khoros Resource, 83% dos consumidores entrevistados disseram que prestam atenção tanto na forma como a marca os tratam, quanto nos produtos que vendem. E, dentre esse mesmo público, 73% afirmaram estar dispostos a pagar mais se eles amarem a marca. Levando em conta esse cenário, quem teria mais chances de ser considerado “amado” pelo público-alvo: marcas que apresentem uma história, uma narrativa, algo a ser contado, ou aquelas que focam apenas na questão de produto e precificação?

É evidente que os consumidores terão mais apreço pela marca que tente fazer uma boa comunicação com eles, em prol de criar um vínculo cada vez maior. Uma das grandes empresas que podemos citar como um exemplo perfeito de storytelling, pelo menos em território nacional, seria a Coca-Cola. A companhia sempre buscou, através de seus comerciais, focar na questão do compartilhamento da felicidade e da união, seja entre amigos ou familiares. Através desse longo histórico de narrativas contadas, ela se tornou a companhia de refrigerantes mais lembrada pelo público brasileiro.

Em aspecto internacional, podemos analisar a Nike e seu constante lema “Just do it”. Através de vários comerciais e formas de comunicação, ela, por vezes, utiliza o storytelling para conversar com seu público, sejam eles atletas ou não. Apesar de retratar atletas na maioria das vezes, a mensagem de ter um objetivo, um desafio e continuar na luta para superá-lo, é algo típico da marca. E, é claro, não são só atletas que possuem desafios.

Assim, fica nítido como o storytelling pode ser uma ótima forma de conseguir a atenção e afeição do consumidor, principalmente por se tratar de uma forma interessante de se apresentar uma ideia e que entretém o público com as mensagens, o que acaba por ser um pouco diferente de campanhas que apenas “esfregam o preço na cara do consumidor”. Aqui, o objetivo é diferente.

O marketing que utiliza a ideia de trazer entretenimento junto de suas mensagens até possui uma nomenclatura específica, por conta da necessidade de categorizar esses anúncios em alguma área: “advertainment”. Dessa forma, aquelas que incorporarem, fielmente, essa ação em suas estratégias, terão um enorme diferencial competitivo em prol de uma experiência fora do comum.

Afinal, basta relembrarmos de uma frase bem marcante de uma marca que iniciou seu caminho com o storytelling e, hoje, tem parte de seus serviços voltados a tentar trazer essa experiência para seus consumidores: “Onde sonhos se tornam realidade”, lema do Walt Disney World Resort.


*Renan Cardarello é CEO da iOBEE

ANTERIOR

Unicred União lança guia de implantação da Agenda ESG

PRÓXIMA

Busca por crédito cresceu 13,6% entre os brasileiros em abril

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)
ARTIGO

Como reverter a crise da falta de engajamento – Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)

18 de outubro de 2025
Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB
ARTIGO

No crédito ou no débito? No coop! O poder de escolher prosperar com propósito – Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB

16 de outubro de 2025
O poder transformador das cooperativas de crédito - Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC
ARTIGO

O poder transformador das cooperativas de crédito – Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC

15 de outubro de 2025
Uma mensagem de união no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito - Ivo Lara é Presidente da FNCC
ARTIGO

Uma mensagem de união no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – Ivo Lara é Presidente da FNCC

15 de outubro de 2025
Matheus Fontanelli é Superintendente Comercial de Cooperativas da MAPFRE
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperação e prosperidade:um caminho que se fortalece no tempo – Matheus Fontanelli é Superintendente Comercial de Cooperativas da MAPFRE

15 de outubro de 2025
tecban outubro 1
CONTEÚDO DE MARCA

Quando a palma da mão vira carteira: a revolução dos pagamentos no Brasil – por Frederico Sato e Marcelo Mafra

14 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)
ARTIGO

Como reverter a crise da falta de engajamento – Patricia Ansarah é Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP)

18 de outubro de 2025
Análise destaca recorde na produção de grãos e retomada do PIB do agro em 2025
AGRONEGÓCIO

Análise destaca recorde na produção de grãos e retomada do PIB do agro em 2025

18 de outubro de 2025
Cooperativismo financeiro cresce na Amazônia e transforma realidades locais
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativismo financeiro cresce na Amazônia e transforma realidades locais

18 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.