• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como liderar a Geração Z no trabalho? Este Millennial dá dicas – Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY

MundoCoop POR MundoCoop
13 de fevereiro de 2023
ARTIGO
img 2 12

img 2 12

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Você se lembra dos anos 2000, quando as notícias sobre mercado de trabalho falavam sobre a geração do milênio (os chamados Millennials) como se fossem alienígenas, que vão para o escritório jovem e colorido para jogar pingue-pongue e beber cerveja? Bem, a Geração Z é agora a geração que deve agitar o local de trabalho e nos forçar, mais uma vez, a desafiar padrões confortáveis. Formada por jovens com idade entre 17 e 22 anos, ela já representa 32,7% da população mundial. São quase 2,5 bilhões de pessoas que nasceram no mundo digital.

À medida que mais membros da Geração Z entram na força de trabalho, pode parecer que linhas de batalha estão sendo traçadas entre funcionários mais jovens e trabalhadores mais estabelecidos (inclusive os Millennials). Com a força de trabalho multigeracional de hoje, os líderes não podem operar com uma única mentalidade.

Hoje, as pessoas mudam de trabalho sem sair do quarto. Morar na cidade do seu trabalho, dependendo do cargo e função, nem sempre é um diferencial. É cada vez mais comum ver equipes que estão em locais e até países diferentes, mas que trabalham juntas e em harmonia. 

É preciso se perguntar: o que é preciso para ser um líder melhor para a minha equipe? Como reter essa geração? Conceitos clássicos como “reter talentos” e “deixar as portas abertas” mudam de paradigma com a Geração Z. Ao invés de tentarmos “mimar”, é mais importante deixarmos os profissionais à vontade para que saibam que podem sair a qualquer momento mas que também, dentro da empresa, estamos frequentemente fazendo o máximo para que eles tenham o melhor ambiente de trabalho e possibilidade de crescimento profissional e pessoal.

Outros fatores importantes são: 

  • Ter líderes com foco, que ajudem o time a organizar seu fluxo de trabalho. É uma geração acostumada com multitarefas, muitas boas ideias e, também, muita distração. Esse suporte pode fazer toda a diferença na produtividade do time;
  • Ter líderes inspiradores. É uma geração que busca propósito nas coisas e, caso o líder seja muito autoritário à moda antiga, ou ainda motivador como um técnico de futebol, ele corre sérios riscos de não ter a verdadeira admiração da equipe;
  • Ter líderes sempre dispostos a ouvir. Tanto para Millennials como para a Geração Z, é importante que o ambiente de trabalho seja um espaço seguro e aberto às novas ideias. Isso é ainda mais essencial em empresas onde a criatividade e inovação são cruciais.

Semelhante aos pais da Geração X e colegas mais velhos, a Geração Z é bastante crítica, principalmente em comparação aos Millennials. Seu tom de ceticismo em relação às estruturas de poder é bastante justificado quando você considera tudo o que eles cresceram testemunhando – de economia global em recessão, passando por crises climáticas, pandemia e guerra.

É, portanto, essencial para aqueles que lideram a Geração Z serem honestos, abertos e transparentes, se desejam ganhar e manter sua confiança. E prepare-se para muitos feedbacks!

Por estarem expostos o tempo inteiro (principalmente pelas redes sociais), o julgamento é um fator limitante para a performance da Geração Z, e isso é um dos primeiros desafios do líder: pensar empaticamente a carreira da outra pessoa e passar a confiança para que o liderado confie no seu potencial e escute menos a chamada “plateia invisível”, uma voz limitante que parte da própria pessoa. 

A Geração Z está liderando esforços para normalizar as conversas sobre saúde mental. Pense desta maneira: eles estão valorizando a estabilidade emocional em níveis que muitas gerações anteriores valorizavam apenas a estabilidade financeira.

A integração entre trabalho e vida pessoal para a população da Geração Z será mais do que apenas respeitar o horário de trabalho. Também será sobre fornecer saídas significativas para as coisas pelas quais eles são apaixonados na sociedade e abrir espaço para que eles realmente tragam todo o seu eu para o trabalho.

Perspectivas, opiniões e desejos muitas vezes mudam. Se você pensar nos Millennials, as expectativas, normas e desejos que você via no início dos anos 2000, com os mais velhos da geração entrando no mercado de trabalho, provavelmente eram diferentes daqueles que você encontrou em meados de 2010 com os mais jovens. Suspeito que o mesmo acontecerá com a Geração Z.

Além disso, à medida que o futuro se desenrola e passamos por uma pandemia global única na vida, tendemos a ver muitas características da Geração Z evoluírem como resultado. Temos um perfil geracional que engaja com a mesma rapidez que desengaja, mas ainda assim não é possível rotular toda uma geração. No fim, ver e ouvir como se comportam no mercado de trabalho deve ser visto como uma oportunidade, e não um problema. 

Afinal, nada está escrito em pedra. E, felizmente, rótulos existem para serem desconstruídos e virarem aprendizado.


* Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY

ANTERIOR

35º Show Rural conquista recordes e consolida importância do evento para o agro brasileiro

PRÓXIMA

As previsões da tecnologia para 2023

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

marcelo
CONTEÚDO DE MARCA

Inovação e Proximidade: os avanços que reforçaram o papel da Tecban no cooperativismo de crédito em 2025 – Marcelo Mafra é Gerente Executivo de Relacionamento da Tecban

9 de dezembro de 2025
artigo 1
ARTIGO

A submissão indevida de créditos cooperativos à recuperação judicial e a responsabilidade do administrador judicial – Manfrini Andrade e Maria Clara Oliveira

9 de dezembro de 2025
Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 
ARTIGO

O poder do Phygital: unir o digital e o humano no cooperativismo moderno – Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 

9 de dezembro de 2025
Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group
ARTIGO

Diferença e relevância: a nova era das marcas cooperativas – Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group

9 de dezembro de 2025
Celso Figueira é presidente da Central Sicredi Brasil Central
ARTIGO

Cooperativismo em novo patamar – Celso Figueira é presidente da Central Sicredi Brasil Central

9 de dezembro de 2025
Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance
ARTIGO

A Vantagem de Ser Humano na Era das Máquinas – Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance

6 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

marcelo
CONTEÚDO DE MARCA

Inovação e Proximidade: os avanços que reforçaram o papel da Tecban no cooperativismo de crédito em 2025 – Marcelo Mafra é Gerente Executivo de Relacionamento da Tecban

9 de dezembro de 2025
cooperforte
CONTEÚDO DE MARCA

Natal Solidário 2025: uma união que transforma vidas

9 de dezembro de 2025
artigo 1
ARTIGO

A submissão indevida de créditos cooperativos à recuperação judicial e a responsabilidade do administrador judicial – Manfrini Andrade e Maria Clara Oliveira

9 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.