• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como liderar a Geração Z no trabalho? Este Millennial dá dicas – Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY

MundoCoop POR MundoCoop
13 de fevereiro de 2023
ARTIGO
img 2 12

img 2 12

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Você se lembra dos anos 2000, quando as notícias sobre mercado de trabalho falavam sobre a geração do milênio (os chamados Millennials) como se fossem alienígenas, que vão para o escritório jovem e colorido para jogar pingue-pongue e beber cerveja? Bem, a Geração Z é agora a geração que deve agitar o local de trabalho e nos forçar, mais uma vez, a desafiar padrões confortáveis. Formada por jovens com idade entre 17 e 22 anos, ela já representa 32,7% da população mundial. São quase 2,5 bilhões de pessoas que nasceram no mundo digital.

À medida que mais membros da Geração Z entram na força de trabalho, pode parecer que linhas de batalha estão sendo traçadas entre funcionários mais jovens e trabalhadores mais estabelecidos (inclusive os Millennials). Com a força de trabalho multigeracional de hoje, os líderes não podem operar com uma única mentalidade.

Hoje, as pessoas mudam de trabalho sem sair do quarto. Morar na cidade do seu trabalho, dependendo do cargo e função, nem sempre é um diferencial. É cada vez mais comum ver equipes que estão em locais e até países diferentes, mas que trabalham juntas e em harmonia. 

É preciso se perguntar: o que é preciso para ser um líder melhor para a minha equipe? Como reter essa geração? Conceitos clássicos como “reter talentos” e “deixar as portas abertas” mudam de paradigma com a Geração Z. Ao invés de tentarmos “mimar”, é mais importante deixarmos os profissionais à vontade para que saibam que podem sair a qualquer momento mas que também, dentro da empresa, estamos frequentemente fazendo o máximo para que eles tenham o melhor ambiente de trabalho e possibilidade de crescimento profissional e pessoal.

Outros fatores importantes são: 

  • Ter líderes com foco, que ajudem o time a organizar seu fluxo de trabalho. É uma geração acostumada com multitarefas, muitas boas ideias e, também, muita distração. Esse suporte pode fazer toda a diferença na produtividade do time;
  • Ter líderes inspiradores. É uma geração que busca propósito nas coisas e, caso o líder seja muito autoritário à moda antiga, ou ainda motivador como um técnico de futebol, ele corre sérios riscos de não ter a verdadeira admiração da equipe;
  • Ter líderes sempre dispostos a ouvir. Tanto para Millennials como para a Geração Z, é importante que o ambiente de trabalho seja um espaço seguro e aberto às novas ideias. Isso é ainda mais essencial em empresas onde a criatividade e inovação são cruciais.

Semelhante aos pais da Geração X e colegas mais velhos, a Geração Z é bastante crítica, principalmente em comparação aos Millennials. Seu tom de ceticismo em relação às estruturas de poder é bastante justificado quando você considera tudo o que eles cresceram testemunhando – de economia global em recessão, passando por crises climáticas, pandemia e guerra.

É, portanto, essencial para aqueles que lideram a Geração Z serem honestos, abertos e transparentes, se desejam ganhar e manter sua confiança. E prepare-se para muitos feedbacks!

Por estarem expostos o tempo inteiro (principalmente pelas redes sociais), o julgamento é um fator limitante para a performance da Geração Z, e isso é um dos primeiros desafios do líder: pensar empaticamente a carreira da outra pessoa e passar a confiança para que o liderado confie no seu potencial e escute menos a chamada “plateia invisível”, uma voz limitante que parte da própria pessoa. 

A Geração Z está liderando esforços para normalizar as conversas sobre saúde mental. Pense desta maneira: eles estão valorizando a estabilidade emocional em níveis que muitas gerações anteriores valorizavam apenas a estabilidade financeira.

A integração entre trabalho e vida pessoal para a população da Geração Z será mais do que apenas respeitar o horário de trabalho. Também será sobre fornecer saídas significativas para as coisas pelas quais eles são apaixonados na sociedade e abrir espaço para que eles realmente tragam todo o seu eu para o trabalho.

Perspectivas, opiniões e desejos muitas vezes mudam. Se você pensar nos Millennials, as expectativas, normas e desejos que você via no início dos anos 2000, com os mais velhos da geração entrando no mercado de trabalho, provavelmente eram diferentes daqueles que você encontrou em meados de 2010 com os mais jovens. Suspeito que o mesmo acontecerá com a Geração Z.

Além disso, à medida que o futuro se desenrola e passamos por uma pandemia global única na vida, tendemos a ver muitas características da Geração Z evoluírem como resultado. Temos um perfil geracional que engaja com a mesma rapidez que desengaja, mas ainda assim não é possível rotular toda uma geração. No fim, ver e ouvir como se comportam no mercado de trabalho deve ser visto como uma oportunidade, e não um problema. 

Afinal, nada está escrito em pedra. E, felizmente, rótulos existem para serem desconstruídos e virarem aprendizado.


* Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY

ANTERIOR

35º Show Rural conquista recordes e consolida importância do evento para o agro brasileiro

PRÓXIMA

As previsões da tecnologia para 2023

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.