• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Com qual Brasil você está conversando? – Marcos Bauer é diretor sênior de Inteligência de Mercado e desenvolvimento de categorias da P&G Brasil

Explorar a riqueza cultural brasileira é crucial para estratégias de marketing mais autênticas e eficazes

MundoCoop POR MundoCoop
2 de junho de 2024
ARTIGO
Marcos Bauer é diretor sênior de Inteligência de Mercado e desenvolvimento de categorias da P&G Brasil

Marcos Bauer é diretor sênior de Inteligência de Mercado e desenvolvimento de categorias da P&G Brasil

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Você já ouviu falar do mela-mela do Carnaval de Macau, do Corso de Teresina ou da Lampions League? E das praias do Centro-Oeste? Se essas manifestações culturais ainda são desconhecidas para você, pode ser a hora de repensar a estratégia da sua empresa se estiver buscando ter relevância nacional. Em um país vasto como o nosso, com uma diversidade cultural exuberante, compreender as nuances regionais é mais do que uma estratégia inteligente de marketing; é uma condição essencial para qualquer marca que deseja estabelecer uma conexão autêntica com seu público.

Regionalizar, no entanto, requer mais do que adaptações superficiais; exige uma imersão nas características culturais, sociais e econômicas que definem cada parte do País. A singularidade de nossas cinco regiões influencia diretamente os hábitos e preferências de consumo da população. A vasta dimensão do nosso País, associada à intensa imigração de diversos países, fomenta diversidades que resultam em múltiplos “Brasis” dentro do Brasil, sublinhando a necessidade de estratégias que respeitem essas nuances.

No Nordeste, por exemplo, o calor humano e as relações próximas moldam os padrões de consumo. Os consumidores valorizam a proximidade com vendedores e a experiência de compra personalizada. No Centro-Oeste, a temporada de “verão” que transforma o rio Araguaia e seus afluentes em praias de julho e agosto atrai 1,5 milhão de pessoas e impulsiona negócios locais, exigindo adaptação à demanda sazonal e a oferta de produtos e serviços específicos.

Na região Sul, a tradição é fundamental, com preferência por produtos que expressem a identidade cultural. Além disso, os consumidores são mais austeros e pensam muito antes de realizar uma compra. O Sudeste apresenta perfis distintos: os cariocas adoram uma liquidação e uma pechincha, mas valorizam a transparência na precificação. Os mineiros se engajam mais com produtos e serviços que valorizam sua história e tradição, e São Paulo tem sua maior força consumidora no interior e periferias.

No Norte, grandes eventos como o Círio de Nazaré, que reúne dois milhões de pessoas todos os anos, oferecem oportunidades para marcas se conectarem com tradições locais, aumentando o engajamento e os gastos de consumo. Compreender esses aspectos fortalece os laços com os consumidores em cada canto do País.

Personalização é tudo

Tratar o Brasil como um mercado homogêneo pode ser um grande erro. Cada região demanda uma estratégia local de comunicação. Elementos como sotaque e referências regionais ajudam a estabelecer conexões profundas, gerando credibilidade e tocando os consumidores de maneira afetiva. Ao valorizar essas particularidades, as marcas criam campanhas personalizadas e bem-sucedidas.

Implementar essa estratégia requer pesquisas de mercado detalhadas, comunicações adaptadas e personalização de mensagens. Customizar ofertas, participar de eventos locais e utilizar tecnologia para segmentação geográfica são fundamentais, permitindo ajustes rápidos com monitoramento contínuo.

Entrevistar os consumidores locais é crucial, mas dialogar com residentes originários de outras áreas é ainda mais enriquecedor. Eles, ao experimentarem uma transição cultural, identificam nuances locais valiosas para campanhas.

O verdadeiro segredo do sucesso, no entanto, está na compreensão e no respeito pela diversidade do Brasil. Estratégias que promovam comunicações autênticas, capazes de conectar-se diretamente aos corações e mentes dos brasileiros de todas as regiões, são imprescindíveis para um engajamento genuíno e sustentável.


*Marcos Bauer é diretor sênior de Inteligência de Mercado e desenvolvimento de categorias da P&G Brasil

ANTERIOR

Programa “Coops Competitivas e Sustentáveis” emite 244 certificações em capacitações

PRÓXIMA

Programa Jovens Cooperativistas leva princípios do setor para as escolas catarinenses

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos
AGRONEGÓCIO

Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos

11 de maio de 2025
Cooperativa financeira promove iniciativa inovadora para celebrar o Dia das Mães
SOCIAL

Cooperativa financeira promove iniciativa inovadora para celebrar o Dia das Mães

11 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.