• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Co Intelligence: cinco passos para inovar na era da IA – Beatriz Domingues é Gerente de Produtos e Alianças da G2

MundoCoop POR MundoCoop
30 de junho de 2024
ARTIGO
Co Intelligence: cinco passos para inovar na era da IA - Beatriz Domingues é Gerente de Produtos e Alianças da G2

Co Intelligence: cinco passos para inovar na era da IA - Beatriz Domingues é Gerente de Produtos e Alianças da G2

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A Inteligência Artificial segue mantendo seu destaque e protagonismo, com resultados fortemente consolidados. Isso é, de acordo com dados do “Barômetro global da Inteligência Artificial no Emprego 2024”, realizado pela PwC, foi apontado que este recurso eleva em até 4,8 vezes a melhoria da produtividade. Por sua vez, à medida que esta tecnologia avança, é essencial enfatizar um aspecto primordial nas organizações: a importância da IA para impulsionar a inovação e garantir o desenvolvimento do negócio.

Cada vez mais temos vivenciado a velocidade da transformação digital no meio corporativo. Nessa corrida, aqueles que não se prepararem, certamente, ficarão para trás. Entretanto, mais do que apostar em novas tecnologias e recursos, é essencial chamar atenção para o conceito de Co Intelligence, o qual visa estabelecer uma relação colaborativa entre as máquinas e seres humanos, auxiliando na atribuição de uma cultura inovadora na organização.

Contudo, quando falamos em inovação, é importante destacar que inovar não se trata de fazer algo de zero, mas identificar aspectos que podem ser melhorados e desenvolvidos, a fim de garantir uma gestão eficaz. Do contrário, a falta desse entendimento pode trazer consequência sérias.

Um exemplo disso é o caso da Blockbuster, considerada a maior rede de locadoras de filmes, séries e videogames no mundo que, ao se concentrar apenas em aumentar seu número de lojas, não construiu uma estratégia para competir com seus novos concorrentes.

A empresa não se adaptou, e acabou fechando as portas. Enquanto isso, sua maior concorrente, a Netflix, repensou seu modelo tradicional para o formato digital, readaptou seu planejamento e se tornou uma grande referência no segmento.

Assim como este exemplo, atualmente, diversas organizações acabam ficando estagnadas em suas estratégias por não repensarem seu plano de negócio. E, embora a IA seja um elemento essencial para que as empresas se tornem inovadoras e ágeis, cabe enfatizar que esta tecnologia atua como um meio, uma vez que o sucesso da sua aplicação depende de toda uma gestão inovadora, que deve ser implementada a partir de cinco passos:

#1 Crie uma cultura da inovação: a inovação é essencial para o sucesso das empresas no mundo digital. As organizações que não se inovarem correm o risco de perderem sua competitividade. Nessa jornada, a IA, por exemplo, pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisões e criar produtos e serviços.

#2 Invista em pesquisa e desenvolvimento: a inovação não é apenas sobre tecnologia. Ou seja, embora esse recurso seja um importante facilitador, ele não é o único fator predominante. Inovar também exige criatividade, colaboração e uma cultura que apoie novas ideias, abrindo espaço para a chegada de coisas novas que podem agregar na organização – algo que precisa contar com o apoio de investimentos em ações de pesquisa e desenvolvimento que incentivem a expansão do olhar perante novas oportunidades de investimento e ajustes.

#3 Compreenda que a inovação é um processo contínuo: este não é um processo que acontece de uma vez, mas sim algo contínuo que exige constante aprendizado e adaptação. Deste modo, as empresas precisam estar sempre buscando novas formas de fazer as coisas e de melhorarem seus produtos e serviços.

#4 Não tenha medo de correr riscos: inovar nem sempre é fácil. Por isso, é preciso estar disposto a arriscar e falhar, uma vez que suas recompensas podem ser muito valiosas. Afinal, as empresas que inovam com sucesso podem obter uma vantagem competitiva significativa e alcançar um crescimento duradouro.

#5 Envolva a equipe: a execução dessa estratégia não deve se restringir aos líderes ou aos departamentos de pesquisa e desenvolvimento. Todos na empresa podem contribuir para a inovação, dos funcionários de linha até os executivos, os quais poderão aprender com seus erros e caminhar para a direção mais assertiva.

Estamos vivendo uma crescente comoção acerca dos impactos da IA. Contudo, mesmo esse sendo um movimento natural do mercado, é necessário também que as organizações estejam atentas para seus aspectos internos, a fim de atingirem seus objetivos e propósitos, bem como acompanhem as atuais tendencias em seus negócios.

Segundo a IDC, para que as empresas possam garantir sua competitividade, será necessário investir em soluções que apoiem na automação e gestão de dados. Só no Brasil, este mercado vai alcançar neste ano US$ 5,6 bilhões, o qual desse total, as plataformas analíticas e de IA somarão cerca de US$ 1,6 bi.

Sendo assim, para as organizações trilharem esse caminho, é essencial contarem com o apoio de ferramentas especializadas que ajudem nessa abordagem, além de uma equipe que auxilie no processo da inovação de forma contínua e estratégica.

Afinal, é preciso levar em conta que na era da IA, mais do que apenas se modernizarem, as organizações que inovarem, certamente, terão um melhor desempenho. Portanto, é fundamental que, desde já, as companhias tenham estabelecido um olhar interno, visando unificar a parceria entre a tecnologia e as pessoas que, sem dúvidas, continuarão sendo um pilar fundamental nessa trajetória.


*Beatriz Domingues é gerente de produtos e alianças da G2

ANTERIOR

Cooperativas da agricultura familiar firma contrato pioneiro com empresa de Biodiesel

PRÓXIMA

Cooperativas financeiras se destacam em ranking do BNDES

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany
ARTIGO

O papel das cooperativas no crescimento e fortalecimento do agronegócio – Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany

13 de dezembro de 2025
Sylvio Herbst é sócio-fundador da 5F Soluções em TI
ARTIGO

2026 será o ano da cibersegurança inteligente e menos ingênua – Sylvio Herbst é sócio-fundador da 5F Soluções em TI

11 de dezembro de 2025
marcelo
CONTEÚDO DE MARCA

Inovação e Proximidade: os avanços que reforçaram o papel da Tecban no cooperativismo de crédito em 2025 – Marcelo Mafra é Gerente Executivo de Relacionamento da Tecban

9 de dezembro de 2025
artigo 1
ARTIGO

A submissão indevida de créditos cooperativos à recuperação judicial e a responsabilidade do administrador judicial – Manfrini Andrade e Maria Clara Oliveira

9 de dezembro de 2025
Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 
ARTIGO

O poder do Phygital: unir o digital e o humano no cooperativismo moderno – Wagner Martin é Vice-presidente de Relações Institucionais da Veritran no Brasil 

9 de dezembro de 2025
Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group
ARTIGO

Diferença e relevância: a nova era das marcas cooperativas – Por Flávio Pina e Levi Carneiro, da Loggia Group

10 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany
ARTIGO

O papel das cooperativas no crescimento e fortalecimento do agronegócio – Igor Sigiani, Diretor-Presidente da Coopercompany

13 de dezembro de 2025
Dia do Cooperativismo mobiliza mais de 76 mil goianos com ações gratuitas para a população
SOCIAL

Dia do Cooperativismo mobiliza mais de 76 mil goianos com ações gratuitas para a população

13 de dezembro de 2025
ACI defende economia cooperativa como fundamental para a competitividade e sustentabilidade
INTERNACIONAL

ACI defende economia cooperativa como fundamental para a competitividade e sustentabilidade

13 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.