• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Capitalismo consciente: como atuam as empresas que pensam além do lucro – Farias Souza é CEO de Board Academy

MundoCoop POR MundoCoop
20 de outubro de 2023
ARTIGO
Farias Souza é CEO de Board Academy

Farias Souza é CEO de Board Academy

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Vivemos em um momento delicado, onde os recursos estão escassos e o nosso planeta vive os reflexos de anos de exploração desenfreada, como exemplo temos o aquecimento global e as recentes catástrofes naturais. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós como sociedade, por isso é necessário que as empresas pensem muito além do lucro, é preciso encontrar uma função social para os negócios.

Neste cenário, as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), em português, Meio Ambiente, Social e Governança estão em plena expansão dentro das corporações. A sigla virou um dos sinônimos de sustentabilidade. Entre os motivos do crescimento da agenda ESG está a urgência em combater as mudanças climáticas. Segundo dados recentes da Organização Das Nações Unidas (ONU) para limitar o aquecimento em 1,5ºC, as emissões de carbono devem ser reduzidas em pelo menos 45%, até 2030.

Além disso, enfrentamos sérios problemas sociais. Hoje, ações que contemplam o capitalismo consciente devem levar em consideração desigualdade de classes. E para fazer parte da solução do problema as empresas podem atuar em muitas frentes. O primeiro passo é cuidar do seu público interno, implementando remuneração justa, investindo no desenvolvimento dos seus colaboradores e adotando políticas internas que favoreçam a diversidade e equidade de gênero nos times.

O envolvimento com a comunidade é um dos pilares do capitalismo consciente, pois as organizações que escolhem ter um engajamento com stakeholders devem contribuir para o desenvolvimento do local onde atuam auxiliando na melhoria das condições de vida da população. Nenhuma empresa consegue gerar impacto social positivo, em longo prazo, sem governança colaborativa. Somente boas ações de governança conseguem estabelecer políticas, regras e normas que permeiam o contato com a comunidade.

Em suma, o capitalismo consciente e a governança colaborativa estão juntos pela busca de um modelo de negócios mais ético. Implementar práticas de governança que incorporam os princípios de um modelo econômico responsável é a forma mais eficiente de para um ambiente empresarial sustentável e benéfico para todos.


*Farias Souza é CEO de Board Academy

Tags: alémartigoempresas
ANTERIOR

Sescoop SP celebra 25 anos de impacto positivo e fomento ao cooperativismo

PRÓXIMA

Referência em educação, FATEC Pompeia está com inscrições abertas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira

22 de junho de 2025
destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.