Em setembro do ano passado a UPL junto com algumas cooperativas do Brasil, que participam do programa Cooperup, visitamos Barcelona, e no programa dessa visita estava um curso de inovação no ESADE e visitas ao PIER 1, um hub de inovação na capital da Catalunha.
Inspirados pelo clima de inovação da cidade, convidamos as cooperativas a participarem de um prêmio de Inovação onde elas deveriam em nosso próximo encontro trazer cases que foram inspirados por essa viagem e por essa troca de experiência.
O Programa foi um sucesse e várias cooperativas trouxeram os seus cases de inovação e podemos ver o quanto essas empresas estão preparadas e capazes de implementar ideias e fazer a inovação ser rentável e ágil. Ideias que saíram rapidamente do papel e trouxeram ganhos imediatos as cooperativas e aos seus associados.
Os temas eram focados em inovação propriamente dita e sustentabilidade. A seguir compartilho os principais cases e os benefícios gerados por esses:
Cocamar
O case da Cocamar foi o da criação de um ecossistema com medições meteorológicas nas regiões atendidas pela Cocamar, proporcionando um ambiente de assertividade para tomadas de decisões referentes a manejo e doenças e melhor gerenciamento dos riscos.
Foram implementadas 17 unidades até setembro de 2022 e com projeções de mais 37 estações até o final de Março de 2023
Os dados são coletados pelo próprio equipamento, e considera a combinação de 9 modelos meteorológicos para ajustes adequados a cada realidade climática, contemplando as seguintes variáveis atmosféricas:
• Volume e Probabilidade de Precipitação
• Temperatura e Umidade Relativa do Ar
• Cobertura / Altitude de Nuvens
• Velocidade e Direção do Vento
• Molhamento Foliar
• Pressão Atmosférica
As informações estão na palma da mão do produtor em tempo real inclusive com recomendações para os melhores momentos para a aplicação de defensivos agrícolas.
A Cocamar teve excelentes ganhos com o projeto que destacamos:
• Rede meteorológica exclusiva e dimensionada para a área de atuação da Cocamar
• Informações robustas para a melhor tomada de decisão no campo
• Mais de 2.000 produtores utilizando a rede de estações
• Assertividade de 82% de Previsão de Chuva, com 3 dias de antecedência
Holambra Cooperativa Agroindustrial
O segundo Caso foi o de Programa de Geração de Energia Renovável da Holambra Cooperativa Agroindustrial
O Objetivo foi baseado em um dos pilares da cooperativa que é o de garantir a sustentabilidade dos negócios, cooperando com o fortalecimento da cadeia de valor e preservando o meio ambiente.
O projeto foi o de promover e financiar a cooperativa e os agricultores a utilizarem a energia solar como forma de produção de energia para as propriedades rurais dos cooperados e para as unidades industriais da cooperativa.
Foram instaladas 5 Usinas fotovoltaicas dentro das instalações das cooperativas e mais 102 usinas nas propriedades rurais.
Os resultados das 107 usinas foram fantásticos:
- R$ 57,0 Mi de investimentos
- 192,0 mil m2 de instalações
- Redução de
- 132,0 mil T de CO2 em 25 anos
- 1,0 Mi de árvores para eliminar CO2 correspondente ao consumo de energia gerada
Um lema que eu gostei muito da Holambra foi o INOVAR é SINÔNIMO DE TRANSFORMAR que resultou em doação de duas usinas para as creches municipais, equilibrando muito vem os pilares de ESG da cooperativa.
Lar Cooperativa
Outro projeto de destaque foi o apresentado pela LAR que criou um Workshop de Inovação com os Associados da cooperativa.
Esse Workshop contou com as lideranças das cooperativas e alguns cooperados que tiveram a oportunidade de aprimorar os programas de desenvolvimento e integração da família associada com o foco em inovação.
Estiveram presentes 38 líderes da cooperativa e 52 associados e que tiveram como objetivos:
- Identificar dificuldades e oportunidades de melhoria nos processos de produção, assistência técnica e atendimento aos associados, além de potenciais soluções para essas demandas;
- Promover a interação entre associados e equipes de funcionários da Lar em um processo de geração de ideias;
- Gerar engajamento e valor percebido para maior rentabilidade aos associados.
As discussões foram separadas em painéis com foco nos seguintes temas:
- Relacionamento com o Associado
- Sementes e Plantio
- Comercialização de Insumos
- Solos e Nutrição
- Manejo
- Comercialização e Recebimento de Grãos
- Gestão da Propriedade
Foi desenhado toda uma jornada de inovação com os cooperados que levantou mais de 175 problemas sendo 172 com as soluções. Desse trabalho foi gerado uma lista com 35 ações e 40% já foram implementadas.
Dentre as ações que mais se destacaram estão:
E Dentre os Benefícios não mensuráveis do projeto estão:
Fortalecimento da cultura de inovação da empresa, através da estratégia de co criação;
Conhecimento e experiências compartilhadas; Valor percebido pelos associados participantes e a Metodologia validada e aplicada a outras áreas de negócio.
Coopavel
A Coopavel levou na máxima a frase, se a vida te der limões, vamos aproveitar para fazer uma limonada onde no meio da Crise da COVID em 2019/2020, as 15 indústrias da Coopavel aumentaram e muito o consumo de produtos sanitizantes e de higiene e limpeza, o que criava uma forte dependência de fornecimento externo e um aumento considerável nos custos.
A ideia veio de um dos gestores da Cooperativa que visualizou uma oportunidade de inovação tecnológica no processo industrial, e aproveitou desse processo para produzir saneantes. Dessa ideia nasceu a CoopClean.
Hoje a CoopClean oferece ao cliente interno da Cooperativa produtos a preço de custo e permitiu a cooperativa a explorar um novo mercado superando concorrentes com resultados de maior qualidade e menor custo de aplicação.
Presente em 4 segmentos Automotivo, Lavanderia, Industrial e Geral e com produção mensal de 50 mil litros por mês de produtos de limpeza e saneantes, A cooperativa já vislumbra uma expansão com o objetivo de ampliar a produção para 300 mil litros por mês.
Dentre os impactos do projeto tivemos:
- Redução de 22% dos custos desse tipo de material
- Geração de receitas e de empregos
- Ganho ambiental através do uso de matérias primas biodegradáveis e do completo tratamento dos efluentes gerando zero poluentes no processo.
E para o próximo ciclo estamos lançando o Programa Cooperup Inova Tank, voltado para solucionar os desafios das cooperativas de uma forma inovadora e fruto de aprendizados e insights nascidos no Cooper UP Negócios Barcelona 2022.
Esse será o maior desafio do cooperativismo do Brasil para a comunidade de Startups. Um programa em parceria e Curadoria da Agtech Garage, o maior hub de inovação do Agronegócio brasileiro.
Foram escolhidos Três temáticas para o desafio:
Comunicação: Como se comunicar de forma efetiva com as diferentes gerações que permeiam o agro.
ESG: Como Maximizar a captura de valor com as práticas ESG que já realizamos.
Inovação: Como Alavancar a inovação no ambiente cooperativo de forma estruturada
Em Maio 2023, estremos juntos com a Agtech fazendo o chamamento para as startups com essas problemáticas, em Julho ocorrerá as primeiras validações e em Agosto de 2023, as startups estarão fazendo as apresentações de suas tecnologias para essas cooperativas.
As startups selecionadas serão auxiliadas para testar as suas soluções junto as cooperativas e também a UPL.
Para nós será gratificande poder proporcionar esse tipo de interação entre as cooperativas e um hub de inovação para produzir essas mudanças em conjunto antecipando necessidades e construindo elos entre todos.
“Inovação é a capacidade de ver a mudança como uma oportunidade não uma ameaça” – Steve Jobs
*Renato Seraphim é Diretor de Marketing da UPL
Discussão sobre post