• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Analytics como parceiro na evolução das cooperativas de crédito – Alexandre Carvalho é executivo de contas sênior do SAS

MundoCoop POR MundoCoop
15 de dezembro de 2023
ARTIGO
Alexandre Carvalho é executivo de contas sênior do SAS

Alexandre Carvalho é executivo de contas sênior do SAS

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No Brasil, cooperativas financeiras têm uma estrutura complexa e autônoma, com centrais espalhadas pelo país e milhões de clientes. Essas instituições são muito ligadas ao setor de agronegócio e têm uma proposta diferenciada, na qual seus associados têm acesso a dividendos e linhas de crédito especiais.

Sendo assim, elas desempenham um papel crucial no cenário socioeconômico brasileiro, com um impacto social importante, contribuindo significativamente para a inclusão financeira, geração de emprego e estímulo à economia local. O uso de analytics pode aprimorar esses esforços, ajudando a direcionar o crédito para onde ele pode ter o maior impacto e realmente fazer a diferença. 

No que diz respeito ao estágio atual de maturidade de cooperativas em analytics, a adoção ainda é tímida, apesar de estas organizações estarem se movimentando para modernizar suas operações. Neste processo, cooperativas frequentemente esbarram em questões de arquitetura e tecnologia, especialmente quando se trata de escalar para trabalhar com grandes bases de dados. A qualidade dos dados disponíveis e a velocidade de implementação também estão entre os entraves que precisam ser superados.

Nessa jornada de evolução da adoção de analytics, cooperativas estão diante de barreiras significativas, mas a superação pode levar a melhorias na gestão de riscos, prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro, eficiência operacional e impacto social. Para alcançar esse objetivo, as cooperativas precisam de um forte apoio tecnológico, bem como de uma equipe qualificada para conduzir a transformação digital.  Aqui, parcerias estratégicas com empresas de tecnologia podem abrir novas oportunidades.

Desenvolvendo abordagens personalizadas

Apesar dos desafios, cooperativas têm uma oportunidade importante para aprimorar seu uso da análise de dados, em frentes como a personalização de serviços. Esta observação condiz com uma das lições elencadas no livro “Competição Analítica – Vencendo Através da Nova Ciência”, o clássico de Thomas H. Davenport e Jeanne G. Harris, que argumenta que a vantagem competitiva de uma empresa pode ser obtida através do uso analítico de dados. 

Davenport defende o ponto de que empresas que usam análise avançada de dados para orientar suas decisões estratégicas estão se tornando líderes em seus respectivos setores. Isso é possível através da capacidade de, por exemplo, entender melhor os clientes de uma organização, bem como otimizar suas operações, identificar tendências futuras e tomar decisões baseadas em evidências.

Devido à sua natureza baseada em membros e à proximidade com a comunidade, cooperativas estão em uma posição única para entender as necessidades específicas de seus membros e adaptar seus serviços de acordo. Se aplicarmos as lições de Davenport ao cooperativismo, empresas do setor podem usar a análise de dados para entender melhor seus membros, criar ofertas sob medida, e melhorar a satisfação dos associados. 

Ainda com base nos insights do autor, cooperativas também podem usar análise avançada de dados para identificar áreas de ineficiência ou oportunidades de melhoria. Isso pode permitir às cooperativas aprimorar continuamente suas operações e serviços. Ao fornecer aos membros insights baseados em dados sobre seu desempenho, as cooperativas também podem melhorar o engajamento e a confiança de forma significativa.

Adicionalmente, é preciso também criar uma cultura que valorize a tomada de decisões baseada em dados, bem como as habilidades necessárias para a análise e interpretação dos mesmos. Em um cenário de constantes mudanças, a união destes elementos será crucial para melhorar a competitividade e a resiliência das cooperativas no futuro.


*Alexandre Carvalho é executivo de contas sênior do SAS

Tags: alexandrecomocontascooperativascréditodasevolução
ANTERIOR

Agenda de inovação no cooperativismo cresce e é reconhecida no segundo ciclo do Recip em Washington

PRÓXIMA

O imperativo da sustentabilidade no setor imobiliário e o papel das cooperativas de habitação

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.

23 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.