• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Accountability e resultado – Regina Campilongo é fundadora da Moving Forward

MundoCoop POR MundoCoop
2 de agosto de 2022
ARTIGO
img 2 4

img 2 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quando falamos sobre accountability a primeira pergunta que surge é: o que exatamente accountabilitysignifica? Não existe uma tradução única para a palavra e o significado que mais se aproxima dela é protagonismo. O protagonismo vai além da autorresponsabilidade, ele conecta o sentimento de dono, o comprometimento, o envolvimento do outro e neste contexto, nos leva ao resultado. Pessoas responsáveis pelo alcance do resultado são chamadas de accountable.

Nós somos responsáveis pelos nossos comportamentos e resultados, sejam eles positivos ou negativos. O grande desafio é reconhecer frente aos resultados negativos, a nossa parcela de responsabilidade, pois nestes casos, a nossa tendência é seguirmos o caminho da negação, buscando os culpados e nos vitimizando.

Segundo Craig Hickman, Roger Connors e Tom Smith consultores e escritores do livro “O princípio de Oz – Como usar o accountability para atingir resultados excepcionais”, os comportamentos estão divididos em: acima da linha e abaixo da linha.

Acima da linha são comportamentos como: responsabilização, definição clara de resultados, definição clara dos procedimentos, foco para agir e informações para uma análise sincera de cenários complexos. Abaixo da linha são: omissões e não cumprimento de combinados, ansiedade para encontrar algum culpado externo, desculpas, dramatização, valorização da narrativa do fracasso e pouca atitude.

Os comportamentos abaixo da linha, estão vinculados as desculpas, as acusações, a confusão, a uma atitude de impotência e nos remetem a um ciclo de vitimização.

Os estágios do ciclo da vitimização, estão ligados diretamente com a negação e passam por 6 estágios:

1) fingir que o problema não existe

2) esse não é o meu trabalho

3) apontar culpados

4) confusão: não saber o que fazer e usar desculpas

5) tirar o seu da reta: usar história e dados para justificar que não são culpadas

6) esperar para ver.

É bom deixarmos registrado que o excesso de vitimização explode em ações como: acusar, negar, ignorar, fingir e postergar.

O primeiro passo para ações accountable é saber se você está em um ciclo de vitimização, o segundo, é construir um plano de mudança de comportamento e o terceiro: agir. Como descobrir se estou repetindo comportamentos dentro do ciclo da vitimização?

Pergunte-se:

Como reajo frente a um feedback corretivo?

1) Eu nego.

2) eu reflito.

3) crio um plano de ação corretivo.

Como reajo frente ao não cumprimento de uma tarefa?

1) busco uma justificativa.

2) busco entender o que aconteceu.

3) busco uma alternativa e sigo em frente.

Quando não sei como fazer algo

  • espero alguém oferecer ajuda?
  • busco alguém para me ajudar?
  • busco aprender?

Quando pedem para que eu faça algo a resposta em minha cabeça é:

  • não sou pago para fazer isso.
  • não sei se dou conta, mas vou testar.
  • deixa comigo.

Quando algo dá errado:

  • busco o culpado.
  • Busco uma explicação.
  • Corrijo e sigo em frente.

Respostas igual a 1, você se encontra em um ciclo de vitimização.

Os comportamentos acima da linha, vinculam-se a um senso de realidade, de propriedade, de comprometimento, de resolução de problemas e de ação determinada, remetendo-nos ao accountability e o caminho para comportamentos acima da curva segue 4 passos e começa com a clareza do objetivo a ser alcançado.

-> Perceba. É preciso coragem para perceber se está jogando o jogo da culpa. O que estou escolhendo não perceber?

-> Aproprie-se. Tendemos a assumir o crédito quando as coisas vão bem e distanciar-se quando vai mal. Qual o problema existente que não quero ver?

-> Resolva. A falta de atitude para resolver o problema, gera a vitimização. Então tome a iniciativa, esteja presente e busque uma solução. Seja persistente e conecte ideias aparentemente diferentes.

-> Execute, a diferença entre resolver e fazer é o que difere um individuo de sucesso e um de insucesso. O que posso colocar em prática hoje para resolver o que precisa ser resolvido?

Na prática substitua o: Isso não é possível, pelo: Como podemos …?

Olhe para o futuro, desapegue-se do passado.


*Regina Campilongo é fundadora da Moving Forward

ANTERIOR

Cooperativas de crédito exploram novos caminhos para estratégias de pagamento e criptomoedas

PRÓXIMA

Cooperativa lança projeto de protagonismo feminino

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.

23 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.