• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A importância dos rituais na evolução cultural da sua empresa – Rodrigo Oneda Pacheco é Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos

MundoCoop POR MundoCoop
13 de novembro de 2024
ARTIGO
Rodrigo Oneda Pacheco é Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos

Rodrigo Oneda Pacheco é Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Na última semana do dia 8 de novembro, estive na Únilos, em Florianópolis, para conduzir um encontro para falarmos de cultura e, mais especificamente, sobre os rituais internos da cooperativa.

A Únilos é uma cooperativa de crédito urbano, com sede na capital catarinense, que faz parte do Sistema Ailos, um sistema de cooperativas de crédito com mais de 1,4 milhão de cooperados e 24 bilhões de reais em ativos.

Quando falamos de cultura organizacional, é importante entender que os seus principais aspectos, positivos e negativos, influenciam diretamente toda uma jornada do colaborador.

Essa jornada é dividida por diferentes etapas e todos nós, de uma forma ou de outra, passamos por ela como parte da nossa experiência organizacional.

Desde a forma como nos comunicamos e posicionamos no mercado, com a intenção de contratar novos talentos e se relacionar com a comunidade, passando pela sua entrevista, o seu onboarding e todo o ciclo de desenvolvimento, até mesmo quando passamos por uma transição interna de carreira ou desligamento da empresa, o fato é que, todo esse trajeto, deve beber dessa fonte que chamamos de cultura definida e desejada.

Entre outros pontos de contato dessa jornada, há os rituais organizacionais, conduzidos e promovidos em diferentes períodos de um mês para uma variedade de objetivos: integração e engajamento quando contratamos alguém, relacionamento e conexão quando há os aniversariantes do mês, desenvolvimento profissional com os treinamentos e capacitações; fortalecimento da estratégia ao realizarmos um kickoff de mais um novo projeto na empresa; além das agendas para celebrarmos nossas entregas ou aprendermos com os nossos fracassos quando falamos de resultados e performance.

E foi justamente sobre resultados e performance que falamos nesse encontro com eles. Na sala, estavam todos as lideranças da cooperativa, principais responsáveis pela manutenção e definição dos resultados a serem alcançados. Sendo assim, se tais definições estão declaradas, agora elas precisam estar no dia a dia da organização.

Foi a partir dessa premissa que, conectando ao seu momento estratégico e ao que eles definiram como cultura desejada, convergimos suas necessidades e expectativas para que os seus rituais pudessem beber dessa fonte cultural quando falamos sobre performance.

No fim, chegamos a um plano de ação que permitirão a eles desdobrarem a narrativa de performance a partir de momentos mais significativos dentro da cooperativa, conectando com mais clareza os seus resultados de negócios coma a cultura desejada para os seus colaboradores.

O que significa um ritual dentro de uma cultura

Para todo o tipo de organização social, há uma cultura que evidencia mais ou menos seus rituais. Se você frequenta a igreja católica, por exemplo, você lembrará dos rituais de batismo; se você assiste os jogos de futebol, você perceberá que o hino nacional é executado no inicio de cada partida; ao concluir um curso no ensino superior, você terá a sua formatura como um ritual de finalização daquela jornada e; o time de vendas que toca um sino quando bate a sua meta. São só alguns exemplos.

Os rituais ajudam a desenvolver um modelo profundo de hábitos coletivos que promoverão comportamentos positivos que rapidamente serão reconhecidos e consolidados.

Eles dão um senso de controle. Eles podem aumentar ainda mais nossa performance ao transformar pequenos atos diários em momentos mais significativos. É uma forma de adicionar significado e satisfação para nós.

Isso tudo também esta relacionado a superstição. Rafael Nadal tem o seu ritual antes de cada serviço no tênis. Ele realiza uma sequência: coçar a bunda, os ombros, o nariz, a orelha e a mão direita no bolso. Ele se tornou um dos maiores atletas da história.

É como se o movimento não apenas desse mais energia para nós, como também alterasse o nosso estado mental.

Assim, podemos dizer que os rituais aumentam a nossa consciência e a apreciação sobre o que fazemos diariamente – evitando levar a vida no automático.

Portanto, fique atento aos movimentos inconscientes que são realizados na sua organização. Eles podem ser o resultado de uma combinação de hábitos desenvolvidos e uma rotina bem estabelecida.

Ao entender tudo o que pode influenciar um ritual na sua organização, veja como você poderá atualizá-los a partir dessas premissas e como também novos rituais poderiam ser criados.


*Rodrigo Oneda Pacheco é Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos.

ANTERIOR

Cooperativa desenvolve sua própria Inteligência Artificial Generativa

PRÓXIMA

Cooperativa incentiva a participação da nova geração no cooperativismo

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP

10 de maio de 2025
Cooperativa de saúde destaca compromisso na assistência noenatal e puerperal
SOCIAL

Cooperativa de saúde destaca compromisso na assistência noenatal e puerperal

10 de maio de 2025
Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos
ECONOMIA & FINANÇAS

Brasil bate recorde de empreendedorismo nos últimos 4 anos

10 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.