• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

6 estratégias para sua cooperativa de crédito conquistar novos cooperados – Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

MundoCoop POR MundoCoop
15 de setembro de 2023
ARTIGO
Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Em um cenário financeiro dinâmico, as cooperativas de crédito desempenham um papel fundamental. Apesar disso, a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa conduzida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), indica a necessidade de aprimorar a visibilidade e a participação dessas instituições no mercado. Nesse sentido, recomendo seis estratégias para que as coops de crédito cresçam ainda mais. 

1. Construção de uma forte identidade de marca 

Alicerçar uma identidade de marca sólida é essencial para ressaltar os diferenciais das cooperativas de crédito. Isso implica na absorção e execução clara dos valores cooperativistas, que incluem democracia, igualdade e solidariedade. Esses princípios devem refletir-se na programação visual, no tom da comunicação e em todos os pontos de contato com cooperados e profissionais. 

2. Comunicação engajadora com cooperados e profissionais 

A comunicação eficaz é o elo que une as cooperativas aos cooperados e profissionais do setor financeiro. Além de informar, ela deve transmitir os benefícios dos diferenciais das cooperativas. Ao produzir conteúdo educativo sobre a estrutura cooperativista, os serviços personalizados e os impactos sociais gerados, as cooperativas podem conquistar uma maior compreensão e apoio da sua base de stakeholders. 

3. Ampliação das estratégias de mídias digitais 

As mídias digitais são essenciais para transmitir os diferenciais das cooperativas de crédito. Além de fornecer informações, as redes sociais e o site da cooperativa podem destacar histórias de sucesso de cooperados, mostrar projetos sociais apoiados e compartilhar depoimentos de membros satisfeitos. 

A valorização dos jovens profissionais e das novas gerações de famílias cooperadas ganha destaque nesse contexto, uma vez que eles podem contribuir de forma eficaz na criação dessas estratégias, aproveitando a linguagem e as plataformas digitais mais alinhadas com suas preferências. 

4. Parcerias estratégicas e aval de profissionais 

O engajamento de especialistas financeiros como embaixadores das cooperativas é uma estratégia que valida os diferenciais e fortalece a reputação. Essas parcerias contribuem para criar conexões entre as coops e os setores financeiro e empresarial, elevando a credibilidade e a percepção positiva no mercado. 

5. Investimento em publicidade segmentada 

A publicidade direcionada é uma forma eficaz de comunicar os diferenciais das cooperativas a grupos específicos. Campanhas direcionadas aos segmentos que mais se beneficiam das características cooperativistas, como pequenos empresários, produtores rurais, profissionais liberais e jovens em busca de educação financeira, podem ressoar com mais força. 

6. Assessoria especializada em comunicação 

Contar com a expertise de consultores externos especializados em modelar estratégias de comunicação, enfatizando os diferenciais das cooperativas de crédito. Profissionais experientes podem auxiliar na criação de mensagens impactantes, destacando os valores cooperativistas, personalização de serviços e foco nas necessidades dos cooperados. 

As cooperativas de crédito têm a oportunidade de destacar-se no cenário financeiro, capitalizando seus diferenciais únicos. Ao construir uma identidade de marca sólida, enfocar a comunicação engajadora, valorizar as novas gerações e ressaltar os diferenciais, essas instituições podem fortalecer sua presença no mercado, atraindo cooperados e investimentos. 

A implementação dessas estratégias orientadas pela singularidade cooperativista permitirá que as cooperativas de crédito alcancem ainda mais destaque e relevância, superando desafios e consolidando seu papel vital na economia e na sociedade. 


*Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

Tags: cooperadosespmestratégiasnovossuasupercampo:
ANTERIOR

Pagamento invisível é a próxima revolução para o e-commerce

PRÓXIMA

Diálogo com BC vai proporcionar maior liberdade para as cooperativas, afirma Harold Espínola

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.