Comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer organização, inclusive as cooperativas. Esse foi o tema central da disciplina de pós-graduação ministrada por mim e Koca Machado para as maiores cooperativas de Goiás. A capacitação, que recebeu excelente avaliação por parte dos alunos, foi resultado da parceria entre a ESPM-Rio e o SESCOOP-GO. Nas aulas, ressaltamos três atitudes para que as cooperativas melhorem ainda mais a forma como se comunicam.
1. Priorize a produção de vídeo
Neste mundo cada vez mais digital, o vídeo é uma forma de comunicação indispensável. De acordo com a Cisco, os vídeos representam 82% de todo o tráfego da internet. Está comprovado que os consumidores brasileiros preferem assistir a vídeos em vez de ler textos ao fazerem pesquisas sobre produtos ou serviços. Também é sabido que os consumidores brasileiros são mais propensos a comprar de quem produz vídeos.
Em nossas aulas, exploramos a eficácia do vídeo como ferramenta de comunicação. A produção audiovisual multiplataforma, se bem executada, pode construir uma narrativa autêntica e envolvente que promove engajamento e conexão emocional tanto dentro como fora da cooperativa. E vale sublinhar que essa tendência permanecerá por muito tempo, afinal, a conectividade está cada vez maior, inclusive nas pequenas cidades do país. Quanto mais internet, mais vídeos podem ser transmitidos e vistos.
2. Dê atenção à política interna da cooperativa
O papel da política nas coops muitas vezes é subestimado, mas é fator-chave para o sucesso, especialmente quando se considera a grandeza do movimento cooperativista. De acordo com levantamento feito pelo Sistema OCB, as cooperativas brasileiras tinham 18,9 milhões de cooperados e tinham quase meio milhão de empregados em 2022.
Esses números mostram o quão complexo é o desafio de se administrar esse tipo de entidade. Sendo assim, a equipe de marketing deve manter uma relação bastante próxima com cooperados e gestores, criando ações que valorizem essas pessoas. Esse é o primeiro passo para que a comunicação seja mais reconhecida dentro das cooperativas. Afinal, se o público interno não entender a importância desse setor, será mais difícil ampliar o orçamento e produzir projetos mais ambiciosos.
3. Pense também para “fora da porteira”
Por outro lado, é essencial que as cooperativas não se concentrem apenas na comunicação interna, mas também na comunicação externa. Segundo a Pesquisa Nacional do Cooperativismo, realizada em 2018, 60% dos consumidores brasileiros não sabem o que é uma cooperativa. Além disso, apenas 5% da população conhece cooperativas de crédito, de acordo com levantamento recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).
Isso evidencia a necessidade de estratégias de comunicação externa mais robustas que possam aumentar a consciência pública sobre o que são cooperativas, o valor que elas proporcionam ao mercado e à sociedade e como os indivíduos podem se beneficiar ao se juntar a uma.
Cooperativa forte é cooperativa que se comunica bem
A priorização da produção de vídeos, a atenção à política interna e o pensamento além da cooperativa são três ações que podem melhorar significativamente a comunicação da sua entidade. A adoção dessas atitudes, apoiadas por dados e experiência prática, pode fortalecer a coop e gerar novos negócios.
Investir em comunicação eficaz transforma a maneira como sua cooperativa é percebida e opera, tanto internamente como externamente. Portanto, é vital dedicar tempo, recursos e energia à implementação de estratégias corretas. Lembre-se: uma cooperativa forte é aquela que se comunica bem.
Fernando Morgado é consultor, palestrante e professor. Atua nas áreas de comunicação estratégica, inovação, mídias digitais e inteligência de mercado para diversas entidades. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller Silvio Santos – A Trajetória do Mito
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