• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

3 atitudes fundamentais para melhorar a comunicação na sua cooperativa – Fernando Morgado é consultor e professor da ESPM

MundoCoop POR MundoCoop
15 de agosto de 2023
ARTIGO
3 atitudes fundamentais para melhorar a comunicação na sua cooperativa – Fernando Morgado é consultor e professor da ESPM

3 atitudes fundamentais para melhorar a comunicação na sua cooperativa – Fernando Morgado é consultor e professor da ESPM

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer organização, inclusive as cooperativas. Esse foi o tema central da disciplina de pós-graduação ministrada por mim e Koca Machado para as maiores cooperativas de Goiás. A capacitação, que recebeu excelente avaliação por parte dos alunos, foi resultado da parceria entre a ESPM-Rio e o SESCOOP-GO. Nas aulas, ressaltamos três atitudes para que as cooperativas melhorem ainda mais a forma como se comunicam.

1. Priorize a produção de vídeo

Neste mundo cada vez mais digital, o vídeo é uma forma de comunicação indispensável. De acordo com a Cisco, os vídeos representam 82% de todo o tráfego da internet. Está comprovado que os consumidores brasileiros preferem assistir a vídeos em vez de ler textos ao fazerem pesquisas sobre produtos ou serviços. Também é sabido que os consumidores brasileiros são mais propensos a comprar de quem produz vídeos.

Em nossas aulas, exploramos a eficácia do vídeo como ferramenta de comunicação. A produção audiovisual multiplataforma, se bem executada, pode construir uma narrativa autêntica e envolvente que promove engajamento e conexão emocional tanto dentro como fora da cooperativa. E vale sublinhar que essa tendência permanecerá por muito tempo, afinal, a conectividade está cada vez maior, inclusive nas pequenas cidades do país. Quanto mais internet, mais vídeos podem ser transmitidos e vistos.

2. Dê atenção à política interna da cooperativa

O papel da política nas coops muitas vezes é subestimado, mas é fator-chave para o sucesso, especialmente quando se considera a grandeza do movimento cooperativista. De acordo com levantamento feito pelo Sistema OCB, as cooperativas brasileiras tinham 18,9 milhões de cooperados e tinham quase meio milhão de empregados em 2022.

Esses números mostram o quão complexo é o desafio de se administrar esse tipo de entidade. Sendo assim, a equipe de marketing deve manter uma relação bastante próxima com cooperados e gestores, criando ações que valorizem essas pessoas. Esse é o primeiro passo para que a comunicação seja mais reconhecida dentro das cooperativas. Afinal, se o público interno não entender a importância desse setor, será mais difícil ampliar o orçamento e produzir projetos mais ambiciosos.

3. Pense também para “fora da porteira”

Por outro lado, é essencial que as cooperativas não se concentrem apenas na comunicação interna, mas também na comunicação externa. Segundo a Pesquisa Nacional do Cooperativismo, realizada em 2018, 60% dos consumidores brasileiros não sabem o que é uma cooperativa. Além disso, apenas 5% da população conhece cooperativas de crédito, de acordo com levantamento recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Isso evidencia a necessidade de estratégias de comunicação externa mais robustas que possam aumentar a consciência pública sobre o que são cooperativas, o valor que elas proporcionam ao mercado e à sociedade e como os indivíduos podem se beneficiar ao se juntar a uma.

Cooperativa forte é cooperativa que se comunica bem

A priorização da produção de vídeos, a atenção à política interna e o pensamento além da cooperativa são três ações que podem melhorar significativamente a comunicação da sua entidade. A adoção dessas atitudes, apoiadas por dados e experiência prática, pode fortalecer a coop e gerar novos negócios.

Investir em comunicação eficaz transforma a maneira como sua cooperativa é percebida e opera, tanto internamente como externamente. Portanto, é vital dedicar tempo, recursos e energia à implementação de estratégias corretas. Lembre-se: uma cooperativa forte é aquela que se comunica bem.


Fernando Morgado é consultor, palestrante e professor. Atua nas áreas de comunicação estratégica, inovação, mídias digitais e inteligência de mercado para diversas entidades. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller Silvio Santos – A Trajetória do Mito

ANTERIOR

Médico de 101 anos revela 4 hábitos da longevidade: “Não se aposente”

PRÓXIMA

Iniciativa pioneira busca expandir o ESG nas Cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025
Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025
Plínio Pereira é gerente da área de sistemas da TÜV Rheinland
ARTIGO

ISO 42001: Como o selo global de IA vai redefinir a inovação no Brasil – Plínio Pereira é gerente da área de sistemas da TÜV Rheinland

11 de agosto de 2025
Thiago Gaudêncio é headhunter e sócio da Wide Executive Search
ARTIGO

Líderes despreparados aumentam no Brasil: qual a raiz do problema? – Thiago Gaudêncio é headhunter e sócio da Wide Executive Search

9 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e palestrante
DESTAQUES DA REVISTA

Guerras, Bombas e Malucos – Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e palestrante

16 de agosto de 2025
Cooperativa de Pesquisa Social fará pesquisa inédita no Amazonas
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa de Pesquisa Social fará pesquisa inédita no Amazonas

16 de agosto de 2025
Jovens no cooperativismo: 5 cases de coops capixabas que apostam nas novas gerações
DESTAQUES

Jovens no cooperativismo: 5 cases de coops capixabas que apostam nas novas gerações

16 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.