Aproxima-se a data de realização do maior congresso do cooperativismo de crédito da América Latina. Uma grande oportunidade para a divulgação do segmento, e, mais que isso, um momento de integração e troca de experiências frente às principais tendências do mercado financeiro. Tudo isso acontecerá, de 10 a 12 de agosto, em um ambiente que reunirá, presencialmente, 2,5 mil pessoas, no Centro de Convenções, mas que contemplará, também, a participação virtual, em um formato híbrido, adequado à nova realidade do mundo pós-pandêmico. Faz-se mais que necessário um evento como esse especialmente no cenário atual onde o cooperativismo não para de se expandir e já representa 10% do sistema financeiro nacional.
A escolha por Pernambuco é algo que nos orgulha e valoriza o grande potencial do crédito no Nordeste. No estado, são mais de 60 agências distribuídas em mais de 30 cidades pernambucanas, representando a forte capilaridade dos sistemas de crédito cooperativo, que tanto contribuem para o crescimento das comunidades e para o aquecimento da economia local. Aqui, existem agências do Sicoob, da Sicredi, da Unicred e do Cresol, que, embora congreguem singulares diferentes, estão conectadas aos princípios do cooperativismo. No estado ao lado, na Paraíba, encontram-se as sedes das centrais da Sicredi e do Sicoob, responsáveis pelo alinhamento da atuação desses dois sistemas. Só em relação à atuação do Sicoob no Nordeste, são 100 agências espalhadas pela região. A centésima foi inaugurada na cidade de Timbaúba, em junho deste ano.
Ressalte-se que um congresso desse porte e propósito não traz benefícios apenas às cooperativas de crédito, mas para todos os Ramos do Cooperativismo, haja vista a observância do sexto princípio do segmento, qual seja a intercooperação. É uma oportunidade de as cooperativas do Ramo Transporte prestarem seus serviços durante o deslocamento dos congressistas; é um momento de grande valia para as coops de trabalho apresentarem opções turísticas ou de aquisição de produtos artesanais; este é também um contexto favorável para as cooperativas agropecuárias divulgarem sua produção na forma de degustação para captar clientes e, também, conquistar apoio e financiamento. Mas os ganhos desse evento vão além do segmento. A diversidade cultural pernambucana será amplamente divulgada e milhares de pessoas utilizarão serviços de hotéis, restaurantes, entre outros, contribuindo, de forma significativa, para a economia local. Assim, sediar o Concred é uma importante conquista para os nossos cooperativistas e uma grande honra para o estado de Pernambuco.
*Malaquias Ancelmo de Oliveira é Presidente do Sistema OCB/PE
Discussão sobre post