• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Agricultor cria startup de suplementação luminosa e vira CEO para revolucionar a produção no Agronegócio

No Show Rural, o agricultor Gustavo Alexandre Grossi expõe a Tecnologia IRRILUCE e mostra os resultados na área de plantio do Grupo Fienile.

MundoCoop POR MundoCoop
11 de fevereiro de 2024
SHOW RURAL COOPAVEL
Legenda: Fienile mais uma vez presente no Show Rural

Legenda: Fienile mais uma vez presente no Show Rural

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Filho e neto de agricultores, Gustavo Alexandre Grossi saiu ainda criança da região norte do Paraná rumo ao estado de Minas Gerais, onde passou a maior parte de sua vida produzindo café, soja, milho, entre outras culturas, período no qual, ainda não fazia ideia de que a vida lhe reservaria a missão de promover verdadeira conexão de tecnologias e pesquisas com o objetivo de revolucionar a produção no Agronegócio: há oito anos Gustavo começava a perceber que uma parte da produção de soja na sua propriedade crescia mais do que todo o restante, mas ninguém sabia explicar o porquê. Curioso e atento a tudo o que acontecia na sua lavoura, ele foi atrás de especialistas, solicitou análises do solo, da planta, mas não obteve resultados. A resposta veio durante uma caminhada em uma noite pela fazenda. “Eu penso que é uma coisa de Deus mesmo, porque do nada, no meio da noite, eu escutei um barulho, levantei da cama e saí para conferir se estava tudo bem. Lembro como se fosse ontem, lá fora encontrei o segurança que estava fazendo uma ronda e que garantiu que estava tudo tranquilo, mas, em vez de voltar para casa, eu resolvi dar uma volta e contemplar um pouco daquela noite que estava bonita. Ao chegar no trecho da lavoura que crescia de maneira inexplicável, eu tive a explicação! Pude ver claramente aquele ângulo de luz do poste da caixa d’água da sede, que margeava a lavoura iluminando exatamente a parte que crescia mais, e naquele momento eu soube que mudaria a minha vida.” Emociona-se.

Desde então fundou o Grupo Fienile e não parou mais de dedicar-se ao estudo da luz, por meio da Tecnologia IRRILUCE, Tecnologia única no mundo em iluminação outdoor, que hoje atende agricultores de diferentes estados do Brasil, e leva luz às lavouras com fins de suplementação, proporcionando iluminação mesmo depois de o sol já ter ido embora.

O Grupo Fienile conta com pesquisadores, engenheiros agrônomos, executivos, equipe de marketing e consultoria e uma diretoria devidamente estabelecida, da qual o agricultor Gustavo Alexandre Grossi faz parte como Chief Executive Officer (CEO) e tem a oportunidade de direcionar suas habilidades e competências de toda uma vida dedicada à lavoura agora enquanto especialista em uma Startup de tecnologia, na hora de apresentar aos agricultores a Tecnologia IRRILUCE e de escutar suas necessidades e expectativas.

A Tecnologia IRRILUCE consiste na junção de tecnologias com a utilização de módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e criar estímulos nas plantas durante a noite e dias nublados e chuvosos trazendo inúmeros benefícios, além do pivô que não irriga água – um lançamento do Grupo Fienile que é o pivô para áreas sequeiras do Brasil, que só irriga luz. As luzes que iluminam a lavoura durante a noite promovem um verdadeiro espetáculo e encantamento, mas o produtor que decide investir é orientado sobre a necessidade do conjunto tecnológico agronômico, técnico e científico para o sucesso da Suplementação Luminosa: Todo o trabalho está atrelado a um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão d’água, nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras. Isso sem falar nas pesquisas realizadas durante o processo, uma vez que o investimento na Tecnologia IRRILUCE também inclui estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto e validar resultados pelo menos nos três primeiros anos. “É importante ressaltar que o agricultor verá os resultados no decorrer dos três primeiros anos, devido aos resultados das ações de manejo sugeridas pelo Grupo Fienile, que além do aumento de produtividade, tem se observado em nossos projetos um aumento na qualidade do produto, como teor de amido, teor de óleo, teor de proteína e teor de vitaminas nas culturas e leguminosas e também uma redução de uso de água e redução de energia. Este trabalho acompanhado através das análises demonstrou ainda o aumento de sequestro de carbono, devido ao aumento da biomassa.” Complementa, Gustavo Grossi, CEO do Grupo Fienile.

A variação da luminosidade

A disponibilidade de luz solar natural varia ao longo do dia e também entre as estações do ano, assim como a latitude de localização da área. Em regiões agrícolas de maiores latitudes, como Europa e Estados Unidos, por exemplo, as variações sazonais na disponibilidade de luz natural variam ainda mais e isso é levado em conta durante o processo de implementação da Tecnologia IRRILUCE, que começa com uma consultoria com cada produtor para entender possíveis fatores limitantes e o que é possível melhorar em termos de manejo, estrutura do solo, química do solo, nutrição para a planta, e o próprio modo de lidar com a lavoura, para garantir que a planta tenha plenas condições de se desenvolver a partir da instalação da tecnologia de Suplementação Luminosa, “porque não adiantaria implementarmos a suplementação em uma planta que não tivesse plenas condições de extrair nutrientes e extrair água para se desenvolver, por exemplo”, Complementa Grossi.

Tecnologia IRRILUCE no Show Rural

Agricultores de Cascavel e região poderão conferir de perto a Tecnologia IRRILUCE no Show Rural e conversar com o idealizador, o agricultor e CEO Gustavo Grossi. Um projeto piloto instalado desde dezembro de 2022 no Parque de Exposições da Coopavel, contempla um espaço com suplementação luminosa instalada em um pivô de irrigação e em um pivô para área sequeira, na extensão das duas áreas de plantio, uma de 2.100 m2 e outra de 2.300 m2, logo na entrada do Parque, por onde os visitantes acessam, durante o Show Rural.

Nas áreas de plantio no parque de exposições foram alternados o cultivo de soja, milho e feijão, culturas comuns da região Oeste do estado. Os espaços foram divididos em três níveis de tecnologia, que são: o primeiro com a Tecnologia IRRILUCE, irrigação d’água e o conjunto de tecnologias e manejo; o segundo com a Tecnologia IRRILUCE, e com o respectivo conjunto de tecnologias e manejo, porém sem a utilização de irrigação d’água, somente com a precipitação da região; e um terceiro espaço como um campo testemunha sem Suplementação Luminosa, nem a irrigação, nem o pacote de manejo indicado pelo Grupo Fienile, mas sim o utilizado pelo agricultor, ou seja, um plantio convencional.

O projeto piloto é fruto de uma parceria entre o Grupo Fienile e o Parque Tecnológico da Coopavel, o Espaço Impulso, além de contar com demais parceiros, como Agrocampo, Agromobility, EnergiAgro, Brasil Verde Irrigação, Raix sementes, Garcia Telefonia e Vertys. Para Gustavo Grossi o objetivo é impulsionar a agricultura da região e repetir aqui os resultados promissores que a tecnologia vem demonstrando nos outros estados brasileiros. “Trazendo rentabilidade, melhorando a estrutura do solo, melhorando a qualidade do produto em conjunto com tecnologias que vão assessorar a nutrição, o solo, a parte hídrica, a parte estrutural, a parte biológica e o manejo fitossanitário. E todo o conjunto envolvendo o solo, altitude, latitude, vazão da irrigação ou volume da precipitação pluviométrica, e todo o conjunto necessário que possa dar resultados às tecnologias de soja, milho ou trigo, ou a cultura que for cabível em todas as regiões do Paraná e aplicáveis a outras regiões do Brasil.” Finaliza o CEO do Grupo Fienile, Gustavo Grossi.


Fonte: Show Rural / Assessoria: Daniela Pereira – 45 99980-2170

Tags: agricultor
ANTERIOR

Eventos Agropecuários em 2024 destacam o cooperativismo como protagonista

PRÓXIMA

Sustentabilidade na prática de negócios da Indústria 4.0 – Roberto Marques é gerente geral da divisão de CNC da Mitsubishi Electric

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

36ª edição do Show Rural Coopavel entrou para a história como a maior já realizada
SHOW RURAL COOPAVEL

Com 391 mil visitantes e R$ 6,1 bi em negócios, 36º Show Rural bate recordes

14 de fevereiro de 2024
2 7
SHOW RURAL COOPAVEL

Agronegócio do Brasil pode assumir liderança mundial na segurança alimentar

9 de fevereiro de 2024
Fórum de TI é uma das atrações do Show Rural Digital
SHOW RURAL COOPAVEL

Fórum de TI discute os desafios da transformação digital

9 de fevereiro de 2024
Ministro da Agricultura Carlos Favaro
SHOW RURAL COOPAVEL

Fávaro afirma, no Show Rural, que governo está atento às demandas do agro brasileiro

9 de fevereiro de 2024
Na Vitrine de Agroecologia, governador garante recursos para pequenas cooperativas
SHOW RURAL COOPAVEL

Decreto que garante recursos para pequenas cooperativas é assinado durante o Show Rural Coopavel

7 de fevereiro de 2024
1 4
SHOW RURAL COOPAVEL

Show Rural sedia assinatura de decreto que estrutura o funcionamento das Cooperativas-Escolas no Paraná

7 de fevereiro de 2024

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.