Nos dias 8 e 9 de outubro, a Maltaria Campos Gerais e a Agrária Malte receberam 50 profissionais do mercado cervejeiro internacional que participavam do RMI Analytics South America Insight Tour. Realizada pela RMI Analytics, empresa de origem suíça que trabalha na divulgação de informações e promove network entre players do setor, a imersão reuniu pessoas da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, Suíça e Uruguai.
Segundo Brent Atthill, CEO da RMI Analytics, a escolha do Brasil como destino para a imersão em 2024 aconteceu devido ao recente crescimento da produção de malte no país, com a inauguração da Maltaria Campos Gerais, no mês de junho deste ano. “O Brasil é o terceiro maior consumidor de malte do mundo, então é um lugar muito importante para nós, por isso achamos necessário entender como funciona a cadeia de suprimentos para a produção local”, explicou.
Além de visitar as duas maltarias, o grupo também esteve em campos de cevada na região. Ainda de acordo com Atthill, a pesquisa sobre o cultivo do grão tem contribuído para o aumento da qualidade do malte produzido pela indústria nacional. “Pelas características climáticas o Brasil não é um lugar fácil para plantar cevada, mas notamos que está sendo feito um importante trabalho na descoberta de cultivares que sirvam como matéria-prima para um malte de qualidade.”
Para o superintendente de Negócios da Agrária, Jeferson Caus, a participação no RMI Analytics South America Insight Tour foi uma oportunidade interessante para mostrar ao mercado externo a maneira como a Cooperativa conduz cada etapa da cadeia de produção do malte. “Pudemos mostrar que o Brasil pode ser muito mais que um simples player no mercado de fornecimento de malte, pois estamos criando uma cultura cervejeira, trabalhando com uma cadeia sustentável. Hoje somos um país que importa malte, mas podemos diminuir essa necessidade oferecendo soluções nacionais”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Agrária