• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Produção de alimentos no mundo precisa aumentar em 70% até 2050, segundo a ONU

Desafio global é tema de projeto de estudantes da Escola Lumiar

MundoCoop POR MundoCoop
9 de novembro de 2022
AGRONEGÓCIO
img 5 3

img 5 3

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Em 2050, o mundo terá 9,8 bilhões de pessoas e 65% dessa população, 6,3 milhões de indivíduos estarão vivendo em áreas urbanas, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Para dar conta de alimentar todos os habitantes do planeta, a produção de alimentos precisa crescer 70% até 2050, conforme a ONU, para evitar a fome catastrófica. Esse é um dos grandes desafios dos países do mundo todo.

Em 2050, o mundo terá 9,8 bilhões de pessoas e 65% dessa população, 6,3 milhões de indivíduos estarão vivendo em áreas urbanas, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Para dar conta de alimentar todos os habitantes do planeta, a produção de alimentos precisa crescer 70% até 2050, conforme a ONU, para evitar a fome catastrófica. Esse é um dos grandes desafios dos países do mundo todo.


A agricultura familiar responde por 80% de toda a produção de alimentos do mundo e é uma aliada do desenvolvimento sustentável, assim como a agricultura urbana. No Brasil, a agricultura familiar gera emprego e renda para cerca de 10 milhões de pessoas. A prática é mais sustentável porque as propriedades familiares substituem menos a mão de obra humana por máquinas, o que traz impacto positivo ao meio ambiente já que a emissão de combustíveis poluentes é menor. Em geral, pequenos agricultores também utilizam menos água e agrotóxicos.


Estudantes de 9 a 11 anos da Escola Lumiar elegeram a alimentação como tema de interesse de um projeto desenvolvido sobre o cotidiano da cidade e o bairro onde vivem, em Pinheiros, no município de São Paulo. Eles vão produzir um documento, que chamaram de carta-proposta, para ser entregue na Prefeitura, com críticas e soluções para a questão alimentar, principalmente nas escolas.


“É uma questão de olhar para o próximo. Como a agricultura familiar impacta a sustentabilidade e como a alimentação adequada impacta o aprendizado, o desenvolvimento escolar e vai impactar no futuro para criar adultos capazes de mudar o mundo. Alimentação é parte importante da cidade. Está tudo muito relacionado. Não se pode compartimentar problemas e soluções porque tudo está muito ligado e a evolução acontece como um todo”, comenta a professora da Lumiar e tutora da turma, Fernanda Gasparini.

Problema e solução

O trabalho pedagógico surgiu do interesse dos alunos em estudar e aprender um pouco mais sobre o espaço em que vivem, segundo a educadora. O foco principal é a escrita da carta, com noções de linguagens, gêneros de texto, pontuação e acentuação, assuntos do currículo dessa faixa etária. Mas o trabalho aborda ainda outras áreas de conhecimento, como a matemática, geografia e biologia.

“Nossa turma gosta de reclamar bastante. Então transformamos essa ideia de reclamar em um propósito”, afirma Fernanda. O nome escolhido para o projeto foi Tomates na Prefeitura. “Cada turma da Lumiar tem um nome e nós somos os gaspachers, de gaspacho, que é como eles me chamam, por causa do meu sobrenome Gasparini. Gaspacho é uma sopa de tomate, então eu sou o gaspacho e eles os tomatinhos”, conta a professora.

O Tomates na Prefeitura tem três braços de ação. O produto final é a carta-proposta, que possibilitou aos alunos o estudo das funções de um prefeito, dos vereadores, a estrutura da administração pública e trabalhando no gênero de linguagem de carta. Embora a escrita seja o braço principal do projeto, dois módulos complementam o trabalho. A matemática contribui para lidar com levantamento de dados, porcentagens, números e construção de gráficos.

A geografia traz conceitos de agricultura familiar, diferença de trabalhos no campo e na cidade, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também questões espaciais. A turma vai construir um mapa do bairro Pinheiros e trabalhar com divisões por renda e regiões, entre outros temas. O trabalho terá como foco alimentação escolar, agricultura familiar e orgânica. Os estudantes da Lumiar vão entrevistar outros estudantes, pais e responsáveis para levantar as informações.

“Alimentação surgiu de forma natural porque a turma já havia realizado um documentário sobre a origem dos alimentos, que desencadeou esse interesse. Os estudantes passaram a avaliar o que comem e a refletir sobre a alimentação dos estudantes do bairro. Agora querem continuar a investigar a alimentação, no bairro e dentro das escolas”, disse a professora.

Outros problemas

Embora a questão da alimentação tenha se sobressaído no projeto, os estudantes também apontaram o trânsito, buracos de rua e as diferenças da paisagem socioeconômica do bairro, questões sobre as quais querem reivindicar no futuro. A falta de espaços verdes de produção sustentável de alimentos e áreas de lazer para as crianças também chamou a atenção dos pequenos.

Segundo Fernanda, a proposta de integrar educação a vivências práticas dão oportunidade aos estudantes para aprenderem de forma holística. “Trabalhamos conteúdos curriculares e nosso mosaico de habilidades, de acordo com as necessidades da turma, de desenvolvimento e amadurecimento”, alega. Segundo ela, o projeto mobiliza diferentes inteligências, habilidades de linguagem, matemática e geografia, com noções de sociologia e biologia.

O projeto parte do princípio de que as crianças estão atentas ao mundo à sua volta, identificando problemas empiricamente e, a partir daí, investigando e contribuindo com propostas para um bairro melhor para todos. “Os adultos subestimam a capacidade das crianças de solucionar problemas. A Lumiar é um espaço acolhedor e seguro para que os alunos analisem os problemas e possam propor soluções, que podem vir também de esforços conjuntos e habilidades distintas”, afirma a professora.

Segundo Fernanda, o trabalho possibilita uma troca rica de conhecimento, fomentando o pensamento crítico. “Os alunos dão conta sozinhos de conduzir os processos. Os educadores estão ali para guiá-los”, diz. Ela comenta que os estudantes estão articulando um encontro na Prefeitura para entregar a carta-proposta.


Fonte: Escola Lumiar

ANTERIOR

Cooperativa amplia portfólio de investimentos com lançamento da oferta de Renda Variável

PRÓXIMA

Programa de cooperativa bate recorde de recebimento de café em 2022

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa que atende mais de 2,5 mil famílias já exporta produtos amazônicos para 11 países
AGRONEGÓCIO

Cooperativa que atende mais de 2,5 mil famílias já exporta produtos amazônicos para 11 países

15 de maio de 2025
Instituição financeira cooperativa lança plataforma que promete integração e maior produtividade
AGRONEGÓCIO

Instituição financeira cooperativa lança plataforma que promete integração e maior produtividade

14 de maio de 2025
Cooperativa de crédito firma parceria para impulsionar agricultura familiar do Goiás
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito firma parceria para impulsionar agricultura familiar do Goiás

14 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
Liderança feminina na cafeicultura é destaque durante Maranhão Gestão 2025
AGRONEGÓCIO

Liderança feminina na cafeicultura é destaque durante Maranhão Gestão 2025

13 de maio de 2025
CMN aprova novas regras sobre controle dos recursos captados por LCAs
AGRONEGÓCIO

CMN flexibiliza uso de LCAs por cooperativas financeiras

12 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

jovens
DESTAQUES

Elo do pertencimento entre jovens e o cooperativismo cresce no país

15 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
Unicred lança materiais educativos e palestras para capacitar crianças e adolescentes
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito lança materiais sobre educação financeira para crianças e adolescentes

15 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.