Um trabalho de consultoria efetivado a várias mãos, conduzido através de uma Vitrine Tecnológica Cooperja, na propriedade do agricultor Ademir Kammer na comunidade de Santa Terezinha em Forquilhinha reflete bem o modelo de trabalho da equipe de profissionais da Cooperja.
Os irmãos associados Gladison e Jadson Lock plantaram a soja, pós fumo, naquela propriedade e colheram os frutos de muita dedicação e confiança, com o atendimento especializado da consultora de vendas da loja agropecuária de Quarta Linha em Criciúma, Josiane Estela Roloff.
Objetivando mostrar este modelo, a consultora, acompanhada do Consultor Técnico, Jordanis Hoffmann, e empresas parceiras, Fecoagro e Syngenta, planejaram o plantio de 5,6 hectares de soja, dentro do cenário safrinha. “Inicialmente focamos em planejamento das etapas: recomendação da nutrição, através da linha Nobre Fecoagro, fruto de análise de solo; posicionamento de cultivar de alto potencial produtivo; manejo fitossanitário de acordo com os preceitos agronômicos; levantamento do histórico da área (diagnóstico), ou seja, adoção de um índice tecnológico para altas produtividades, e dentro da viabilidade econômica”, explica Hoffmann.
Segundo ele o modelo prevê planejamento, orientação e acompanhamento das ações, como regulagem de semeadora e acompanhamento da semeadura, orientação no uso adequado dos insumos, utilizando insumos e manejo que de fato levarão uma solução agronômica. Tudo isto verificado através de visitas agendadas e direcionadas pela fase em que o cultivo se encontra.
“Podemos dizer que acompanhamos um ciclo, mas sempre queremos ir além. Entendemos que o planejamento, da semeadura à colheita, de ciclos que se sucedem é fundamental, estimulando, inclusive neste caso no pós soja, a semeadura de um cereal de inverno, ou um mix de plantas de cobertura, por exemplo”, conclui.
Resultado
Diante do resultado de uma produtividade de 84,6 sacas de soja por hectare, sendo a semeadura realizada em 09 de dezembro do ano passado, Gladison destacou sua percepção: “O acompanhamento na soja foi importante devido a muitos problemas que antes eu tinha e com a ajuda dos técnicos conseguimos reverter. Estiveram conosco planejando, também no dia do plantio com a regulagem da semeadora, e indicação da semente e demais insumos. Antes usava muitos produtos e tinha pouco resultado, com ajuda, eu utilizei bem menos produtos e tive mais retorno. Estamos trabalhando com a soja há alguns anos, no entanto o aprendizado é constante, e desta vez investimos corretamente e tivemos bons resultados. Agradeço os profissionais da Cooperja, pelo excelente trabalho e toda dedicação que tiveram em nos acompanhar”, elogia.
O irmão Jadson também destaca o valor neste modelo. “Os profissionais da Cooperja fizeram um excelente trabalho. Anos anteriores comprávamos em outras lojas, mas não tínhamos este nível de acompanhamento. E com a Cooperja estavam toda semana nos auxiliando na lavoura, inclusive falando dos novos lançamentos das marcas. Aprendemos novos manejos e novos produtos. Ajudou muito em nossas lavouras este carinho no atendimento. O manejo e o clima ajudaram na colheita”, aponta
Modelos utilizados
Nesta vitrine em questão foram realizados dois eventos, sendo o primeiro objetivando levar os benefícios da utilização de novo herbicida pré emergente, neste caso o produto Eddus do parceiro Syngenta, e o segundo evento, na fase de pré colheita, destacando o potencial produtivo da área, abordando também temas de caráter nutricional, linha Nobre FECOAGRO, bem como sobre todo o manejo fitossanitário utilizado, com os produtos Syngenta e fertilizantes foliares da Yara.
Todas as lojas agropecuárias contam com um time de Consultores de Vendas, a exemplo da consultora Josiane, que atende a região de Forquilhinha e que levou a proposta de trabalho aos irmão Lock. Estes consultores têm o apoio dos profissionais do Departamento Técnico Cooperja.
A consultora Josiane aponta o atendimento que foi feito na lavoura até a colheita. “Fizemos um trabalho diferenciado, colocando uma cultivar famosa pela produtividade, que tem como diferenciais: Uma excelente média de grãos por vagem, e excelente indicador de PMS (Peso de Mil Sementes). Posicionamos a cultivar em uma área pós fumo, e decidimos investir nela apesar de ter um ciclo mais precoce, no entanto com alto potencial produtivo. Recomendamos fertilizante Linha Nobre Fecoagro, bem como herbicida pré emergente que auxiliou muito para controle da planta invasora trapoeiraba (Commelina spp.), principal problema dos associados. Para mim este é um trabalho com crescimento pessoal e profissional junto aos produtores da região que atendo; proximidade de relacionamento do associado com a cooperativa; e também uma das principais formas de mostrar que a cooperativa é a melhor opção de negócios para o produtor. Porque colhemos aqui uma super safra, com produtores satisfeitos com o resultado de nosso trabalho”, enfatiza.
Fonte: Assessoria Cooperja
Discussão sobre post