O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), assinou, nessa quarta-feira (18), um Termo de Cooperação Técnica com a Organização das Cooperativas Brasileiras no estado da Paraíba (OCB/PB). O intuito é formar, capacitar e organizar os produtores rurais, através de ações conjuntas, fortalecendo as atividades econômicas e sociais a serem desenvolvidas no estado, por meio de cooperativas agropecuárias, com a orientação técnica da OCB/PB e o apoio da Secretaria.
A assinatura do Termo, entre a secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, e o presidente da OCB/PB, André Pacelli Viana, aconteceu na Expofeira Paraíba Agronegócio 2024, realizada no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, na Capital. Durante o evento, foi realizado o 4º Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba, que reuniu cooperativas, lideranças nacionais e estaduais e do ramo agropecuário e parceiros institucionais, oportunidade em que foi celebrada a parceria.
Entre as atribuições da Sedh, está a realização de cursos, treinamentos, workshop, feiras, exposições, encontros rurais e visitas técnicas junto aos produtores e cooperativas agropecuárias e seus cooperados; além de criar e fomentar políticas públicas para atendimento aos agricultores familiares através das cooperativas agropecuárias.
Na oportunidade, a secretária do Desenvolvimento Humano reforçou a preocupação do Governo da Paraíba em investir na agricultura e lembrou que, recentemente, o governador João Azevêdo dobrou o investimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), totalizando cerca de R$ 11 milhões. “Este Estado é favorável às cooperativas que acreditam e ampliam possibilidades de novos mercados”, frisou Pollyanna Dutra.
O presidente da OCB/PB, André Pacelli, ressaltou o apoio do Governo do Estado no setor produtivo. “São várias políticas públicas que têm sido estimuladas. Nós tivemos o maior pico do Nordeste e isso é fruto dessa parceria que tem saído do papel e é executada na prática. Eu acredito muito na força do cooperativismo e nessa integração das entidades”, destacou Pacelli.