• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Evento discute tendências e perspectivas para o agronegócio no Brasil

MundoCoop POR MundoCoop
25 de agosto de 2022
AGRONEGÓCIO
img 4 16

img 4 16

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Aconteceu ontem (24), a primeira edição do AgroBrasil. Evento realizado pela Senior Sistemas para trazer os temas mais atuais e relevantes que unem tecnologia e agronegócio brasileiro.  

Totalmente online e gratuito, o AgroBrasil 2022 contou com o especialista e CEO da MPrado Consultoria Empresarial, Marcelo Prado, em sua abertura trazendo o panorama do agro atual. Em sua fala, Marcelo abordou o importante crescimento do setor nos últimos e destacou os gargalos do agro brasileiro. Entre eles, a comunicação, essencial para que a visão a respeito do setor não seja mais uma visão equivocada. “Uma das carências que temos no agro é a comunicação com o público urbano e com os influencers digitais”. Ainda, ele pontuou a necessidade de integração entre cadeias e um planejamento global de um agro que é muito grande e diverso.  

Iniciando as palestras do dia, a CEO e Fundadora do AgroMulher, Vanessa Sabioni, trouxe para o palco a discussão sobre “Liderança feminina, gestão e sustentabilidade.  

Formada por produtoras, empreendedoras, estudantes e acadêmicas, as mulheres do agro foram o destaque da apresentação. Luciana reforçou os números que comprovam que a atuação feminina no campo é crescente e cada vez mais necessária, desde a cadeia produtiva até a gestão dos negócios. Atualmente, quase 1 milhão de mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais, por exemplo. Além disso, 8% do PIB do agro é gerado e gerido pelas mulheres. 

Durante a interação com o público, Luciana evidenciou alguns tópicos, como o cooperativismo. Ela reforça que a cooperativa é um ambiente que já está implementando e avançado no ESG e é onde as mulheres têm um espaço ainda mais importante no pilar social, o que impacta, consequentemente, na gestão e liderança das mesmas. “As cooperativas podem e vão ter grandes cases de liderança feminina se deixarem que isso aconteça”, pontua.  

Logo após, o Head Comercial da Comfrio, José Miralha, falou sobre “Os armazéns como diferencial competitivo na logística do agronegócio”, tema indispensável para o agro. Em sua fala, Miralha destaca que questões como quem atender, como atender, onde atender e quem são os parceiros devem ser levadas em consideração na escolha do armazém e atuação logística do negócio rural.  

A seguir, reunindo a Head de Produtos da Sênior, Graciele Lima, o presidente da Aprosoja Paraná, Eduardo Costa Cassiano, e o CEO da AproSoja Brasil, Fabrício Rosa, o painel “Produtividade: Brasil alimentando o mundo” debateu a realidade de mudanças que o agro vem passando nos últimos anos.  

O destaque foi para a necessidade de tornar o agro tão grande e potente nacionalmente quanto é internacionalmente. As questões de “dentro e fora da porteira” foram citadas como fatores que devem estar alinhados para que a nova era do agro seja ainda mais revolucionária e transformadora. Nesse cenário, tecnologia, gestão, inovações e, principalmente, pessoas devem estar entre as prioridades do setor.  

“Antes falavam que se quiser estudar tem que sair do campo. Hoje, para ficar no campo é preciso estudar” – Fabrício Rosa, CEO da AproSoja. 

Finalizando a primeira parte do AgroBrasil 2022, a CMO da Nutren, Cintia Leitão, trouxe para o debate a “Configuração do modelo de atendimento ao agricultor no Brasil: variáveis e tendências”.  

Abordando o consumo do varejo agrícola, Cintia destacou o fato de que está ocorrendo uma “infodemia” de agro, ou seja, um volume de ofertas de produtos e serviços cada vez mais intenso, o que torna cada vez mais difícil para o produtor tomar decisões perante um mercado tão volátil.  

Em sua fala, Cintia explicou que o agro vive um movimento de tomada de decisão, onde é preciso que exista uma confiança entre o produtor e o ofertante. Nesse cenário, a aproximação e o relacionamento entre organizações e produtor se torna indispensável para atender a nova demanda desse público rural, que é a de ser tratado de uma forma diferente, mais individualizado.  

Ainda, empresas e cooperativas enfrentam um grande desafio. O de ligar o dia a dia do campo e das fazendas com o que está acontecendo de mais inovador e tecnológico no mundo globalizado. Auxiliar o produtor a enfrentar a dualidade de querer a tecnologia, mas ainda ser analógico é urgente e essencial. Isso é o que afetará a produtividade, resultado e o futuro do agro. “Aprendemos que é necessário se reinventar quando falamos em agro”, finaliza.  

Iniciando os trabalhos do período da tarde, o painel “Gestão de Pessoas: retenção e captação diante da escassez de talentos” recebeu Alisson Lima, Diretor de Recursos Humanos da Sinagro e Simone Rohrig, Gerente de DHO da Cotrijal. Para Simone, precisamos hoje do que ela chama de RH transformacional, focado em pessoas. “O grande desafio atual é reposicionar os negócios, e capacitar pessoal no ritmo acelerado das transformações vistas no mercado”, afirmou, indicando como pontos de atenção a escassez de profissionais qualificados e a falta de acesso à tecnologia em alguns locais como barreiras a serem atravessadas. Alisson Lima salientou a importância de incluir todos os meios da gestão no contexto da empresa, criando um ecossistema de pessoas que estão preparadas para ajudar o produtor. 

Fábio Luiz Consoni, Supervisor de Tratos Culturais da Usina São Manoel, destacou em “Inteligência Artificial e Agronegócio: Uma relação de muita fertilidade”, algumas das tecnologias que transformaram a relação do produtor com a terra, dando destaque para o uso da inteligência no campo, a construção de planos de colheita, uso de drones e ferramentas de recomendação de solo e controle de pragas. 

Continuando as palestras, Luciana Martins, Diretora na Mprado, trouxe reflexões sobre a pluralidade criada pela junção de diferentes gerações no mercado de trabalho. Para Martins, olhar para o contexto atual de outros modos é a chave para a construção de uma relação. “É preciso ser versátil para estabelecer relações mais duradouras, que irão permear as diferentes gerações que hoje convivem no mercado de trabalho”, afirmou. Neste novo momento, há a necessidade de entender o cliente e o colaborador, entendendo que as novas relações são criadas por uma sociedade mais fluída e rápida, que acompanha tendências que surgem a todo momento. Para finalizar, ela destacou a segmentação do atendimento como um ponto de atenção, de forma a aproximar o produtor e entender suas necessidades. 

Em “Transformação Digital no Agro: comunicação e acesso aos produtores e profissionais do setor”, Paulo Ozaki – fundador do podcast AgroResenha – trouxe um panorama sobre as novas formas de comunicação que surgiram no mercado. Para Ozaki, o crescimento de canais voltados ao setor é um movimento em resposta ao crescente interesse dos próprios produtores pela informação, uma vez que existem novas oportunidades para todos os envolvidos na cadeia. 

Para finalizar o evento, Mariana Caetano, Executiva da Santos Lab, falou ao público sobre “O que esperar da agricultura 5.0?”. Durante sua palestra, que encerros as atividades do Senior Agro, ela colocou a robótica como uma das tendências do campo, em um momento onde o agronegócio passa por uma transformação. “A agricultura 5.0 é uma estratégia onde os produtores devem pensar em um agro sustentável que visa a segurança alimentar, com menor impacto”, destacou. Hoje o produtor está pronto para o novo, disposto a adotar novos processos que os coloquem não apenas como referência em produção, mas também em sustentabilidade. Caetano finalizou chamando a atenção para a necessidade de ações que valorizem o trabalho do produtor, criando atitudes que levem toda a cadeia em direção à sociedade 5.0. 


Por Redação MundoCoop

ANTERIOR

Campanha arrecada fundos para reconstrução das cooperativas da Ucrânia

PRÓXIMA

Cooperativa intensifica iniciativas com ênfase em energias alternativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Agropecuária ajudou oito estados a crescerem mais que o Brasil em 2023
AGRONEGÓCIO

Agropecuária ajudou oito estados a crescerem mais que o Brasil em 2023

17 de novembro de 2025
Cooperativa paranaense vai investir R$ 1,1 bilhão na produção de maltes especiais
AGRONEGÓCIO

Cooperativa paranaense vai investir R$ 1,1 bilhão na produção de maltes especiais

17 de novembro de 2025
Agro 1
AGRONEGÓCIO

Cooperativismo garante estabilidade ao produtor rural em meio a crises e oscilações

16 de novembro de 2025
Setor de bioinsumo cresceu quatro vezes desde 2020
AGRONEGÓCIO

Setor de bioinsumo cresceu quatro vezes desde 2020

15 de novembro de 2025
Governo estuda criação de fundo garantidor para destravar crédito rural
AGRONEGÓCIO

Governo estuda criação de fundo garantidor para destravar crédito rural

14 de novembro de 2025
Duas iniciativas do semiárido baiano serão destaque na COP-30
AGRONEGÓCIO

Duas iniciativas do semiárido baiano serão destaque na COP-30

12 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob
ENTREVISTA

“O valor de uma marca se consolida quando há coerência entre propósito e entrega” – Cláudio Halley é Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob

17 de novembro de 2025
Agropecuária ajudou oito estados a crescerem mais que o Brasil em 2023
AGRONEGÓCIO

Agropecuária ajudou oito estados a crescerem mais que o Brasil em 2023

17 de novembro de 2025
Banco Central detalha regras sobre ativos virtuais
ECONOMIA & FINANÇAS

Banco Central detalha regras sobre ativos virtuais

17 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.