• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

Apesar do avanço do digital, grande parte dos produtores ainda consome formatos impressos, como as revistas

MundoCoop POR MundoCoop
27 de setembro de 2023
AGRONEGÓCIO
Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A vida está mais digital: sim, é verdade. Entretanto, o conceito de “ser ou viver digital” é muito relativo quando olhamos para um País com a extensão e realidades diversas como o Brasil, que vislumbra a chegada do 5G, mas com municípios que ainda não conheceram o 4G, realidade em 7.430 localidades como distritos e vilas, áreas da zona rural, que não têm qualquer cobertura ou que têm apenas cobertura 3G, de acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) compilados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

Embora a abrangência de cobertura de internet seja vasta, há regiões em que o sinal é irregular, o que prejudica as campanhas que utilizam de forma predominante o meio digital. Por isso é importante pensar em “Mix de Comunicação”, no qual se trabalha com vários meios, de acordo com as necessidades e especificidades de cada campanha, mas para isso é fundamental conhecer o contexto em que seu público alvo está inserido.

Em sua maioria os produtores aderiram às ferramentas digitais e isso facilitou muito a vida no dia a dia, seja na forma de controlar suas produções, quanto na forma de consumo de informações, é o que mostra os dados retirados da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, onde explicita que 94% dos produtores têm smartphone, contra 61% na pesquisa anterior, realizada em 2017. Outro ponto importante é a maior oferta de internet no meio rural, disponível para 91% dos produtores de animais e 88% para os agricultores – 57% dos entrevistados usam a rede 15 ou mais vezes por dia.

Sobre quais os melhores meios para se comunicar com o produtor, temos dito que não há receita pronta: para cada caso deve ser pensada uma estratégia e desenvolvido um plano, visto que o setor é composto por pessoas com costumes, tradições e condições dissemelhantes, além disso alguns meios de comunicação tratados como obsoletos seguem sendo relevantes nas propriedades rurais.

Ainda, segundo indicam os números, 1 entre 4 produtores participantes da pesquisa (26%) ainda consomem revistas como fonte de informação crível, ademais 30% ponderam que jornais e revistas voltadas ao agronegócio auxiliam a alavancar e inovar nos negócios.

Na Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA, explora-se o conceito de “Mix de Comunicação”, em que deve ser avaliado qual o melhor conjunto de meios e formatos a serem utilizados em uma campanha ou ação. Em alguns casos o conjunto digital + TV + Rádio é o mais indicado, mas jamais deve ser descartado a importância de outdoors, jornais impressos e até mesmo carros de som. Em outras situações, é melhor trabalhar com Revista + TV + Digital. Isso depende de fatores como: “qual o objetivo da campanha: construir marca? reforçar atributos? vender?”; “com qual perfil de produtor falaremos?”; “qual cultura agrícola ou rebanho é foco?” ou “em qual região do país vamos agir?”.

Todas essas premissas e outras mais determinam qual a estratégia mais adequada para se atingir o público-alvo, diminuindo consideravelmente a margem de equívoco. A 8ª Pesquisa ABMRA dá uma visualização precisa dos melhores meios a se trabalhar no “Mix de Comunicação”, gerando relatórios bem robustos e ricos de informações, que complementam bases de dados de agências de comunicação, para que a absorção da mensagem pelo alvo da campanha seja a mais eficaz possível.


Fonte: ABMRA

Tags: agronegÓciocomunicaçãoestratégiasparaprincipalprodutor
ANTERIOR

Alunos da Graduação da Escoop criam informativo sobre o mundo cooperativista

PRÓXIMA

Comissão aprova concessão de selos de cultivo sustentável a cooperativas de cacau

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Câmara aprova projeto que facilita crédito para agricultor familiar investir em energia solar
AGRONEGÓCIO

Câmara aprova projeto que facilita crédito para agricultor familiar investir em energia solar

3 de setembro de 2025
Cooperativa varejista inicia inventário de emissões
AGRONEGÓCIO

Cooperativa varejista inicia inventário de emissões

2 de setembro de 2025
Cooperativa agroindustrial investirá R$ 3 bilhões em porto de Santa Catarina
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agroindustrial investirá R$ 3 bilhões em porto de Santa Catarina

1 de setembro de 2025
BNDES anuncia R$ 60 milhões para cooperativas de agricultura familiar produzirem bioinsumos
AGRONEGÓCIO

BNDES anuncia R$ 60 milhões para cooperativas de agricultura familiar produzirem bioinsumos

29 de agosto de 2025
Cooperativa cafeeira reduz 10,4% das emissões diretas e tem inventário de carbono verificado
AGRONEGÓCIO

Cooperativa cafeeira reduz 10,4% das emissões diretas e tem inventário de carbono verificado

28 de agosto de 2025
Agro tecnologia
AGRONEGÓCIO

Cooperativas capixabas levam tecnologia ao campo e ampliam mercado do agro

27 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas brasileiras se destacam como agentes transformadores para a sustentabilidade no país
DESTAQUES

Cooperativas se destacam como agentes transformadores para a sustentabilidade no país

3 de setembro de 2025
Câmara aprova projeto que facilita crédito para agricultor familiar investir em energia solar
AGRONEGÓCIO

Câmara aprova projeto que facilita crédito para agricultor familiar investir em energia solar

3 de setembro de 2025
Confebras é homenageada durante sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federal
ACONTECE NO SETOR

Confebras é homenageada durante sessão na Câmara Legislativa do Distrito Federal

3 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.