• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

Apesar do avanço do digital, grande parte dos produtores ainda consome formatos impressos, como as revistas

MundoCoop POR MundoCoop
27 de setembro de 2023
AGRONEGÓCIO
Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

Diversificar estratégias de comunicação é via principal para chegar ao produtor

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A vida está mais digital: sim, é verdade. Entretanto, o conceito de “ser ou viver digital” é muito relativo quando olhamos para um País com a extensão e realidades diversas como o Brasil, que vislumbra a chegada do 5G, mas com municípios que ainda não conheceram o 4G, realidade em 7.430 localidades como distritos e vilas, áreas da zona rural, que não têm qualquer cobertura ou que têm apenas cobertura 3G, de acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) compilados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

Embora a abrangência de cobertura de internet seja vasta, há regiões em que o sinal é irregular, o que prejudica as campanhas que utilizam de forma predominante o meio digital. Por isso é importante pensar em “Mix de Comunicação”, no qual se trabalha com vários meios, de acordo com as necessidades e especificidades de cada campanha, mas para isso é fundamental conhecer o contexto em que seu público alvo está inserido.

Em sua maioria os produtores aderiram às ferramentas digitais e isso facilitou muito a vida no dia a dia, seja na forma de controlar suas produções, quanto na forma de consumo de informações, é o que mostra os dados retirados da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, onde explicita que 94% dos produtores têm smartphone, contra 61% na pesquisa anterior, realizada em 2017. Outro ponto importante é a maior oferta de internet no meio rural, disponível para 91% dos produtores de animais e 88% para os agricultores – 57% dos entrevistados usam a rede 15 ou mais vezes por dia.

Sobre quais os melhores meios para se comunicar com o produtor, temos dito que não há receita pronta: para cada caso deve ser pensada uma estratégia e desenvolvido um plano, visto que o setor é composto por pessoas com costumes, tradições e condições dissemelhantes, além disso alguns meios de comunicação tratados como obsoletos seguem sendo relevantes nas propriedades rurais.

Ainda, segundo indicam os números, 1 entre 4 produtores participantes da pesquisa (26%) ainda consomem revistas como fonte de informação crível, ademais 30% ponderam que jornais e revistas voltadas ao agronegócio auxiliam a alavancar e inovar nos negócios.

Na Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro – ABMRA, explora-se o conceito de “Mix de Comunicação”, em que deve ser avaliado qual o melhor conjunto de meios e formatos a serem utilizados em uma campanha ou ação. Em alguns casos o conjunto digital + TV + Rádio é o mais indicado, mas jamais deve ser descartado a importância de outdoors, jornais impressos e até mesmo carros de som. Em outras situações, é melhor trabalhar com Revista + TV + Digital. Isso depende de fatores como: “qual o objetivo da campanha: construir marca? reforçar atributos? vender?”; “com qual perfil de produtor falaremos?”; “qual cultura agrícola ou rebanho é foco?” ou “em qual região do país vamos agir?”.

Todas essas premissas e outras mais determinam qual a estratégia mais adequada para se atingir o público-alvo, diminuindo consideravelmente a margem de equívoco. A 8ª Pesquisa ABMRA dá uma visualização precisa dos melhores meios a se trabalhar no “Mix de Comunicação”, gerando relatórios bem robustos e ricos de informações, que complementam bases de dados de agências de comunicação, para que a absorção da mensagem pelo alvo da campanha seja a mais eficaz possível.


Fonte: ABMRA

Tags: agronegÓciocomunicaçãoestratégiasparaprincipalprodutor
ANTERIOR

Alunos da Graduação da Escoop criam informativo sobre o mundo cooperativista

PRÓXIMA

Comissão aprova concessão de selos de cultivo sustentável a cooperativas de cacau

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária
AGRONEGÓCIO

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária

21 de junho de 2025
Cooperativa agro recebe R$ 7 milhões em bônus referentes ao crédito de carbono
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agro recebe R$ 7 milhões em bônus referentes ao crédito de carbono

18 de junho de 2025
Cooperativa financeira prevê liberação de R$ 22 bilhões para produtores rurais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro
AGRONEGÓCIO

Cooperativa financeira prevê liberação de R$ 22 bilhões para produtores rurais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

17 de junho de 2025
Mulheres do Catimbau inauguram cooperativa focada em bioeconomia e saberes tradicionais da Caatinga
AGRONEGÓCIO

Mulheres do Catimbau inauguram cooperativa focada em bioeconomia e saberes tradicionais da Caatinga

17 de junho de 2025
Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas
AGRONEGÓCIO

Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas

16 de junho de 2025
Cooperativismo discute desafios e oportunidades para o Proagro
AGRONEGÓCIO

Cooperativismo discute desafios e oportunidades para o Proagro

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira

22 de junho de 2025
destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.