Promovida pela cooperativa agroindustrial Holambra, a segunda edição do Desafio de Inovação — programa que conecta alunos de graduação e pós-graduação para solucionar desafios reais — premiou na última semana um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” pela solução criada por eles para combater obstáculos do setor produtivo do agro.
Com o nome de Nema Vision, o grupo representante da Fatec participou da competição no eixo temático Agricultura de Precisão e Digital, alcançando o primeiro lugar no ranking de soluções, por meio do desenvolvimento de um Software de Identificação de Nematoides. A inovação criada por Felipe Barboza de Oliveira, Miguel Piffer Soares e Israel Nascimento de Oliveira, alunos dos cursos de Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio, automatiza e torna mais preciso o processo de reconhecimento de parasitas microscópicos que atacam raízes, prejudicando o desenvolvimento das plantas.
De acordo com o Dr. Hannes Fischer, professor associado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e especialista em instrumentação científica, avaliação de sensores e tecnologias, a identificação precisa propiciada pelo software permite que os agricultores tomem decisões rápidas e eficazes para o controle, reduzindo os danos às culturas e diminuindo os custos com insumos desnecessários.
“Os alunos premiados fazem parte do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas – LMPP da Fatec Pompeia, no qual são preparados por professores e outros alunos mais experientes, em reuniões periódicas de grupos de estudo. Nosso objetivo é formar profissionais capazes de solucionar problemas de modo inovador para impactar o agro do Brasil, tornando-o cada vez mais competitivo e sustentável com foco na criação de startups a partir das pesquisas tecnológicas aplicadas”, ressalta.
A premiação se une a outras conquistas de alunos da Fatec Pompeia em 2024, com destaque: à 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que também premiou a inovação do Nema Vision como campeã de todo o estado; ao Hackathon da Agrishow que reconheceu a equipe Nishimura Team em primeiro lugar pela ferramenta desenvolvida para promover maior engajamento dos produtores rurais com o uso da tecnologia no campo; e ao Prêmio Jovens Inovadores 2024 do banco Sicredi, que atribui o segundo lugar à solução desenvolvida pela equipe Bicudo’s, que propôs uma armadilha inteligente para monitorar o besouro Sphenophorus levis, praga da cana-de-açúcar.
Fonte: Cooperativa Holambra