Começou no último sábado (27/08) a 45ª edição da Expointer, um dos maiores eventos do calendário agro no Brasil. Considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina, o evento que acontece em Esteio, município da região metropolitana de Porto Alegre (RS), retorna ao modelo presencial após duas edições, e vai até o próximo domingo, 04 de setembro.
Reunindo pesquisadores, empresas, produtores e cooperativas, a Expointer é hoje um grande celeiro de conhecimentos, trazendo discussões sobre as principais novidades e tendências do campo. Para a nova edição, a organização espera receber mais de 600 mil visitantes, que poderão conferir as atrações nos mais de 140 hectares do parque Assis Brasil.
Neste ano, são 6.378 animais em exibição, incluindo bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Além disso, o evento traz espaços dedicados ao mercado de máquinas, dando destaque para as principais novidades disponíveis para o produtor rural. A Expointer 2022 ainda terá como destaque a agricultura familiar, que possui um espaço próprio onde estão localizados 337 expositores, com seus produtos. O espaço é, segundo os organizadores, um dos mais visitados pelo público.
Para completar, a 45ª edição conta com uma programação especial, que inclui performances culturais e shows. Para o produtor, o evento traz a possibilidade da participação em leilões, julgamentos e outros eventos como palestras, debates, simpósios e encontram, que irão destacar temas atuais como os novos processos utilizados no campo e as tecnologias à disposição do produtor.
Cooperativas marcam presença
O produtor que frequentar a Expointer tem ainda, na área focada em crédito, a possibilidade de obter recursos através do Plano Safra 2022/23. São mais de R$7 bilhões em crédito disponível.
Para o cooperado que precisar de orientação, estão disponíveis equipes do sistema de crédito cooperativo Cresol, que irá mostrar o seu portfólio de produtos destinados ao produtor rural. “A Cresol tem acompanhado de perto essa retomada das feiras agrícolas. A avaliação que temos feito do cenário atual é bem positiva, pois temos percebido aos poucos o setor retomando a sua rotina e mais do que isso, o público em geral cada vez mais interessado e percebendo a importância do agronegócio para a economia do país”, frisou Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, em entrevista divulgada à imprensa.
Além da Cresol, a Unicred RS também está presente na Expointer, recebendo seus parceiros, cooperados e visitantes, no espaço Casa Unicred. Através do tema “O agro do amanhã é hoje”, a instituição vai oferecer produtos, serviços e condições exclusivas ao longo de toda a feira, voltados à sustentabilidade e energias renováveis, como crédito e financiamento para veículos híbridos e elétricos, placas solares e outros novos equipamentos e tecnologias de ponta do agronegócio.
A Expointer é uma realização dos governos estadual e municipal, em parceria com o Sistema Farsul (Federação da Agricultura do RS), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a Febrac , a Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e a Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas).
A 45ª Expointer termina no próximo domingo.
Por Redação MundoCoop, com informações de Expointer
Discussão sobre post