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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito antecipam potencial de negócios durante a Agrishow

MundoCoop POR MundoCoop
4 de maio de 2023
AGRISHOW, AGRONEGÓCIO
Cooperativas de crédito antecipam potencial de negócios durante a Agrishow

Cooperativas de crédito antecipam potencial de negócios durante a Agrishow

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Cooperativas de crédito estão animadas para atingir suas metas, sejam em liberações de créditos ou vendas diretas aos seus clientes, na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que está sendo realizada até sexta-feira, dia 5 de maio. 

O Sicoob-SP, que captou R$ 1 bilhão em 2022, disponibilizou R$ 2 bilhões para as 14 cooperativas paulistas associadas. “Agora temos recursos e as empresas têm condições de entrega dos produtos”, destaca o diretor executivo do Sicoob-SP, Rodrigo Moraes. O sistema de crédito disponibilizou uma linha especial de consórcio na feira, com taxa de administração a partir de 6,38%, e financiamento próprio com juros a partir de 15% e isenção de IOF. 

“Nossa expectativa é faturar, para os nossos cooperados, R$ 1,8 bilhão”, afirma o CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi. O valor superaria o R$ 1,5 bilhão de 2022, com mais de 60 empresas expondo seus produtos no estande Shopping Rural. Degobbi diz que o movimento é maior que em 2022 e destaca que mais de 400 profissionais estão empenhados para atingir o objetivo, além de que foram enviados 12 mil convites aos produtores rurais cooperados. 

O Sicredi, com 105 cooperativas no país, alia a divulgação institucional da marca com o atendimento aos associados, oferecendo duas linhas de crédito: a TFB (do BNDES) e a própria, o CPR, ambas a partir de 17%/ano, mas a taxa pode ser negociada a cada caso. Segundo o gerente de desenvolvimento de crédito, Gilson Nogueira Farias, o Sicredi tem R$ 5 bilhões disponíveis para financiamentos na feira e as propostas de negócios são feitas, pela segunda vez na feira, pelo aplicativo DigiAgro. Em 2022 foram captados R$ 30 milhões em propostas. “A feira está satisfatória e, apesar de adversidades do mercado, captamos R$ 20 milhões em propostas nos dois primeiros dias”, afirma Farias. 

O gerente corporativo de negócios da Coplacana, José de Paula Neto, diz que a meta é pelo menos repetir os números do ano passado: R$ 50 milhões. “A feira está boa e estamos atingindo as projeções de vendas”, afirma Paula Neto. Já o diretor de negócios da Cresol Pioneira, de Dois Vizinhos (PR), Marcelo Ludvichak, diz que “o objetivo é fortalecer a marca e mostrar que estamos em São Paulo”. 

A Credicitrus está apresentando taxas especiais para os produtores associados, incluindo os limites pré-aprovados de crédito para o setor, como: aquisição de insumos dentro do convênio de intercooperação com a Coopercitrus, custeio agrícola/pecuário, compra de máquinas e equipamentos novos, financiamento de veículos e aquisição de energia fotovoltaica. 

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.


Fonte: Imprensa Agrishow

Tags: 2023agrishowagronegÓcioantecipamconteÚdoscooperativascréditoduranteespeciaisnegÓciospotencial
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