José Roberto Ricken, presidente da Ocepar e figura central do cooperativismo no Brasil, afirmou que é preciso reconhecer os negócios de cooperativismo e agronegócio no Paraná. “Todos os indicados para este prêmio tem alguma característica de excelência, que os levaram a esse reconhecimento. Vamos repercutir isso, demonstrando que a pesquisa e a extensão são oportunidades de avançar tecnicamente e levar mais conquistas ao agro paranaense”, relatou na abertura do Prêmio Orgulho da Terra de 2024.
Ricken, que recebeu o título de “Personalidade do Agro 2024”, destacou a força do cooperativismo no Paraná. “Minha vida foi dedicada ao cooperativismo. Hoje, temos 227 cooperativas no sistema Ocepar, sendo 62 do agro, que congregam 218 mil agricultores. Esses produtores representam 64% da produção agrícola e quase 50% da produção de proteína animal no Estado”, afirmou emocionado.
Coamo: da terra dos “3S” à liderança no agro brasileiro
Uma das principais patrocinadoras do Prêmio Orgulho da Terra, a Coamo é a segunda maior cooperativa agroindustrial do Brasil e um símbolo de transformação. Fundada em 28 de novembro de 1970, na então desvalorizada região de Campo Mourão, enfrentava terras ácidas e uma economia agrícola incipiente, conhecida como a terra dos “3S” (sapé, samambaia e saúva).
Com o empenho de 79 agricultores visionários, a cooperativa trouxe tecnologias de manejo, práticas administrativas modernas e uma visão estratégica que revolucionou a região.
Hoje, a Coamo conta com:
- 31.665 cooperados em 75 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul;
- 115 unidades de recebimento de produção;
- Recebimento anual de 9,962 milhões de toneladas de grãos, equivalente a 3,1% da produção brasileira;
- Receita global de R$ 30,295 bilhões e crescimento de quase 8% no último ano;
- 4,8 milhões de toneladas exportadas, consolidando-a como uma das maiores exportadoras do Paraná.
Além de grãos como soja, milho e trigo, a Coamo possui refinarias de óleo, produção de sementes e uma estrutura industrial de ponta que processa milhares de toneladas diariamente, abastecendo o Brasil e os mercados internacionais.
Inovação e Sustentabilidade
Com foco na valorização de seus cooperados, a Coamo não se limita à produção agrícola. Sua missão é transformar a vida no campo, oferecendo apoio técnico, ferramentas inovadoras e oportunidades de crescimento. Ao longo de mais de cinco décadas, a cooperativa consolidou-se como um dos maiores motores de desenvolvimento do agronegócio brasileiro, contribuindo diretamente para a economia local e nacional.
Prêmio Orgulho da Terra
O Prêmio Orgulho da Terra é promovido pelo Grupo Ric através da plataforma RIC Rural, em parceria com o IDR-Paraná e o Sistema Ocepar. Realizado em 12 de novembro em Curitiba, o evento reconheceu 19 categorias que destacam os melhores do agro paranaense. A edição de 2024 contou com o apoio de empresas como Coamo, Banco do Brasil, C.Vale, Embio, Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.
Fonte: RIC