A Cooperativa dos cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anuncia o lançamento do projeto social que visa incluir mulheres ao mercado de trabalho, fortalecer a participação delas na cooperativa e consequentemente possibilitar a equidade de gênero.
O projeto de diversidade nomeado de “Capacitando e Incluindo Mulheres na Expocacer” formou sua primeira turma e contou com a participação de 18 mulheres que tiveram aulas sobre todos os processos que envolvem a cadeia do café.
O treinamento inclui aulas teóricas e práticas, além de uma avaliação objetiva, que aprimora habilidades e capacita para atuação nas mais diversas áreas da cafeicultura, gerando ao final um certificado de participação, que reconhece o comprometimento e o mérito das participantes.
O projeto é voltado para mulheres residentes no município de Patrocínio-MG e nesta primeira edição recebeu inscrições de mulheres advindas de programas sociais sem fins lucrativos com atendimento às pessoas que estão fora do mercado de trabalho.
“Ao fornecer conhecimento, suporte e ferramentas essenciais, a Expocacer acredita que não apenas capacita as mulheres, mas também contribui para a diversificação e o fortalecimento do ecossistema do café. Esta iniciativa reflete os valores fundamentais da cooperativa, impulsionando uma mudança positiva e sustentável em nosso setor, promovendo assim a inclusão e o fortalecimento do mercado de trabalho feminino”, destaca Raquel Paza Lazzarin, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Expocacer.
As inscrições do programa são gratuitas e prevê ainda a contratação imediata para atuar nas vagas disponíveis pela cooperativa, seguindo uma seleção que é validada por meio de um processo que leva em consideração o aproveitamento e os resultados da avaliação.
As iniciativas de desenvolvimento e promoção do trabalho feminino na cafeicultura faz parte de um dos propósitos da cooperativa que prevê a transformação cultural, que nutre uma cafeicultura tecnológica, regenerativa e equitativa e ratificam o compromisso da cooperativa em se manter como uma referência no segmento.
A Expocacer é responsável também pelo Programa Elas no Café, que há mais de nove anos vem capacitando e dando visibilidade ao trabalho realizado por mulheres da lavoura à xícara. O programa inspirou outras cooperativas e vem se apresentando como um case de sucesso em eventos e instituições ligados ao café.
Segundo a Expocacer, em breve novas turmas do programa “Capacitando e Incluindo Mulheres na Expocacer” serão disponibilizadas e informadas nas redes sociais e as interessadas poderão se inscrever por e-mail a ser divulgado ou na própria cooperativa.
Fonte: Revista Cafeicultura
Discussão sobre post