O projeto ‘Mulheres do Campo — O Agro é Delas’ foi lançado na manhã de terça-feira (26), com a presença de cooperadas e lideres femininas do agronegócio, na Coopercitrus Expo 2022.
A diretora financeira da Coopercitrus e embaixadora do projeto, Simonia Sabadin, ressalta que a presença feminina se estende por todas as áreas do agronegócio brasileiro: “Queremos dar mais visibilidade ao seu trabalhando, conectando-as, com informação, capacitação e mostrando o quanto elas são capazes e tem potencial para crescer”, enfatiza Sabadin.
A coordenadora de comunicação da cooperativa, Nayara Viana, salienta que o foco do projeto é fortalecer o engajamento feminino no agro: “Queremos capacitar, gerar informação, favorecer network e mostrar que a Coopercitrus está trabalhando por ela. Queremos mostrar que essa mulher produtora é uma profissional como qualquer outra. Não queremos privilégios e não temos o intuito de reclamar o nosso lugar. Queremos equidade, a promoção de um tratamento justo entre homens e mulheres, sem distinções por gênero”.
O lançamento contou com a palestra de Vanessa Sabioni, sobre a influência feminina na transformação do agro. Filha e neta de produtores rurais, Sabioni sempre permeou o ambiente agro e diz que nos últimos cinco anos a representatividade feminina ganhou força. Consultora, executiva em ESG e criadora da AgroMulher, a maior comunidade voltada para de capacitação, valorização e integração de mulheres do agro.
“A crescente participação e visibilidade das mulheres no agronegócio faz elas buscarem cada vez mais objetivos no setor, contribuindo para uma produção mais sustentável. O lugar da mulher é onde ela quiser e o projeto da Coopercitrus vem justamente fortalecer esse trabalho”, enfatiza Sabioni.
Com a proposta de estimular a atuação da mulher no agronegócio brasileiro, o evento contou com o debate ‘Os Desafios da Mulher do Campo’, com a participação da diretora financeira da Coopercitrus Simonia Sabadin, a cafeicultora Marisa Contreras; a produtora de grãos, tomate e cana de açúcar, Maira Coscrato Lelis da Silva; e da canavicultora Victória Donegá. As produtoras compartilharam com o público os desafios que superaram ao longo de suas jornadas.
“É gratificante poder contar e inspirar outra mulher com a minha história, mostrar que ela também é capaz de ser protagonista de sua história”, enfatiza Marisa Contreras.
“Nós somos autoras da nossa própria história e queremos que outras mulheres também se inspirem a buscar seu espaço. E juntas podemos transformar o agro”, enfatiza Maira Coscrato Lelis da Silva.
Após a Coopercitrus Expo, o projeto ‘Mulheres do Campo’ terá uma programação permanente na Coopercitrus, com encontros periódicos nos cinco polos regionais de atendimento da Coopercitrus a fim de fomentar o engajamento feminino no setor. Os núcleos contarão com reuniões periódicas, lives mensais com palestras e depoimentos de mulheres da Coopercitrus ou clientes, grupos por aplicativo de mensagens para trocas interpessoais, além de workshops de capacitação com temas relevantes, conteúdo amplo e edificante para as mulheres do agro.
A Coopercitrus está sempre ao lado de suas cooperadas, fortalecendo-as, orientando, incentivando as melhores práticas, oferecendo os melhores produtos, serviços e tecnologias para fazer a diferença, além de apoiar eventos que promova o conhecimento e o fortalecimento da atividade agrícola.
Fonte: Imprensa Coopercitrus
Discussão sobre post