Na quarta-feira (10/05) foi comemorado o Dia do Campo. A data foi criada como homenagem e para conscientizar a população a respeito da importância do setor rural para alavancar a economia, gerando renda, empregos e desenvolvimento social, além de contribuir para a preservação ambiental. Se no passado o trabalho no campo era em sua maioria braçal, hoje a tecnologia vem modernizando a realização das atividades, o que traz mais agilidade, praticidade e melhores resultados aos cooperados da Cocari.
Cumprindo seu papel de estar sempre ao lado das famílias do agro, a Cocari leva consultoria especializada e tecnologias aos cooperados no dia a dia, além de investir em pesquisas e ferramentas que possibilitem ao produtor obter maior rentabilidade no campo. Nessa linha, no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari (PR), são desenvolvidos experimentos em função de entender as novas tecnologias de defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes, promovendo a capacitação dos consultores da Cocari para melhor atender aos cooperados, conforme destaca Adilson de Oliveira Botelho Sena Junior, técnico agrícola do CTC. “Antes de qualquer produto ser comercializado pelas equipes nas unidades da Cocari, nossos pesquisadores realizam testes para constatar a viabilidade agronômica do produto e também recomendar o momento ideal do uso de cada insumo ou a região adequada para cada semente”, disse.
Durante a safra 2022/2023, foram realizados diversos ensaios na cultura da soja, conforme ele destaca. “Realizamos testes em mais de 60 cultivares diferentes em três regiões distintas dentro da área de atuação da cooperativa, para podermos posicionar quais as cultivares mais recomendadas para que nossos cooperados consigam expressar o máximo potencial produtivo”, afirmou.
Segundo ele, além do estudo das cultivares, foram desenvolvidos ensaios com fungicidas, herbicidas, inseticidas e fertilizantes. “O objetivo destes experimentos foi mostrar onde cada produto melhor se encaixa na realidade do produtor, visando a redução de custos e otimizando as operações em campo”, comentou. De acordo com o técnico agrícola, também estão em andamento diversos ensaios na cultura de milho 2ª safra, com a finalidade de melhorar o controle de cigarrinhas, lagartas e também de pré-emergentes exclusivos para a cultura, uma novidade recente no mercado.
As parcerias com órgãos de pesquisa como a Embrapa e universidades também contribuem para fortalecer a atuação do CTC. O técnico agrícola ressalta que, na safra de verão 2022/2023, foram realizados diversos ensaios de herbicidas e fungicidas em parceria com os pesquisadores da Embrapa, Cláudia Godoy e Fernando Adegas, o que traz ainda mais credibilidade para os trabalhos. “É muito importante esse networking entre as instituições de pesquisa referência no cenário nacional, pois os ensaios em rede que são realizados nos possibilitam entender melhor o comportamento de doenças, pragas e plantas invasoras, permitindo que possamos realizar os controles de maneira mais eficiente”, frisou.
Atuando com o setor de Inovação Agrícola, a cooperativa disponibiliza diversos serviços aos cooperados. Entre eles está o acompanhamento via satélite feito por meio do Centro de Monitoramento Agrícola Cocari (Cemac). Com esta ferramenta, é possível fazer o monitoramento das propriedades gerando imagens de satélite, informações do CRM e estações meteorológicas, com o objetivo de minimizar os riscos agrícolas e antecipar as decisões estratégicas a fim de se obter maior rentabilidade na área analisada.
Com ações de investigação, mapeamento e gestão, o Cemac reúne um conjunto de informações que incluem o acompanhamento das condições meteorológicas de desenvolvimento, históricos de produção por área, risco de quebra na safra, evolução das operações a campo, mapas de saúde das plantas entre outros, potencializando os resultados das lavouras.
É com essas e outras ações que a Cocari vem levando tecnologia aos produtores, unindo o diferencial no atendimento próximo à modernização das etapas que envolvem a produção agropecuária. E os resultados se traduzem em maior rentabilidade aos cooperados e à cooperativa como um todo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cocari
Discussão sobre post