Criada em 1992, a Associação Apiwtxa e Cooperativa Ayõpari dos Ashaninka no Centro Yorēka Ãtame transforma as vidas de diversas aldeias desde então, trazendo condições para uma produção extrativista essencial para a região.
Dando o seu próximo passo, em novembro de 2022 indígenas da etnia Ashaninka deram o ponta pé inicial para mudar a vida da comunidade do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, através de uma nova iniciativa.
No início de janeiro deste ano, o Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes da cooperativa comemoram a primeira produção agroindustrial de polpas de frutas de açaí.
Um das pessoas responsáveis pela cooperativa, o líder indígena Francisco Piyãko, disse em entrevista ao site Epope, que a produção da cooperativa marca o agroextrativista do Acre, respeitando a floresta e os povos originários.
“Estamos procurando fazer com que nosso projeto comece a gerar sustentabilidade para manter a floresta de pé, nossos povos e famílias de pé, além das nossas culturas e tradições vivas”, disse.
Fonte: Contil Notícias, com adaptação da MundoCoop
Discussão sobre post