A Expocaccer, cooperativa com mais de 650 produtores da região do Cerrado Mineiro que há 30 anos reconhece o valor do café da primeira região do Brasil com Denominação de Origem (DO), está se preparando para abertura de sua filial nos Estados Unidos.
Com presença constante no país há muitos anos, por conta de sua participação em inúmeras feiras e eventos, além de exportar seus cafés para diversas regiões americanas, a Expocaccer facilitará o trabalho de seus parceiros e distribuidores, colocando-os em uma posição privilegiada, pois terão acesso direto aos cafés do cerrado mineiro e poderão oferecer os produtos diretamente para o mercado americano, que é o maior importador de cafés brasileiros.
“Nós avaliamos o mercado há alguns anos e percebemos que teríamos espaço, estamos amadurecendo a ideia para estarmos mais presentes no mercado americano, e a abertura de uma unidade local, a Expocaccer USA daria melhor fluxo logístico para atender a alta demanda de cafés especiais”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Superintendente da Expocaccer. “Entendemos que o nosso volume de exportação, quando comparado com a demanda americana, pode ser muito maior, e estando presente localmente teremos a oportunidade de nos aproximarmos do consumidor final por meio de nossos parceiros, mostrando a excelência dos cafés da região do cerrado mineiro”, diz Simão.
“Dessa forma nós estaremos muito mais próximos de nossos parceiros, o que faria a distribuição muito mais simples nesse mercado desafiador”, conclui o executivo.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, com mais de 150 variedades. Mais de 122 países compram o café brasileiro, e só o maior consumidor da bebida, os Estados Unidos, em 2022, comprou cerca de 8,0 milhões de sacas de café brasileiro, 20% do total exportado pelo Brasil. No último ano, a Expocaccer atingiu a marca de 1,085 milhão de sacas comercializadas e embarcadas, com um faturamento líquido atingindo a cifra de R$ 1.459 bilhão, um crescimento de cerca de 65% em relação ao ano anterior.
Os cafés do cerrado mineiro são conhecidos por sua qualidade e características únicas como aroma intenso, com notas de caramelo e nozes, acidez delicada e cítrica, encorpado, sabor doce com notas de chocolate e finalização longa duração. A Denominação de Origem significa que ele é produzido em uma região com características únicas, que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. A DO do cerrado mineiro compreende 55 municípios que produzem um café diferenciado em sua bebida. São cafés com identidade e alta qualidade resultantes da combinação do clima, solo, relevo, altitude e “saber fazer de sua gente”.
Prêmios
Segundo a Forbes e a revista Mercado Comum, a cooperativa está entre as maiores do agronegócio do Brasil. Além disso, o XXIV Prêmio Minas Desempenho Empresarial Melhore e Maiores coloca a Expocaccer entre as maiores empresas de excelência do Estado de Minas Gerais do setor agronegócio.
“A Expocaccer é uma cooperativa formada por produtores movidos pela criatividade, que produzem um portfolio diversificado e personificado de cafés, com enorme compromisso no desenvolvimento social e econômico. Temos diversos projetos de sustentabilidade real no cerrado mineiro, como os programas fazenda regenerativa, carbono neutro, elas no café, entre outros. A classificação comprova nosso comprometimento em promover o seu crescimento de forma cada vez mais sólida e responsável”, destaca o Presidente da Expocaccer, Fernando Beloni.
Fonte: Imprensa Expocaccer
Discussão sobre post