A Cooperativa dos Produtores de Orgânicos do Vale do Jaguaribe (Optar Orgânicos) está pronta para colocar sua produção de acerola e de outras frutas frescas nas prateleiras do mundo. Isto porque ela finalizou, na quarta-feira (28), o plano de exportações do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), da ApexBrasil em parceria com o Sistema OCB. Portugal é um destino internacional com potencial de exportação das frutas originadas na coop. A Optar é também a primeira a avançar no Programa de Negócios Internacionais do Sistema OCB, que conta com apresentação da coop e seus produtos em folder comercial disponibilizado em três idiomas.
“Concluímos com sucesso nosso objetivo de promoção comercial, que foi adequar a coop em relação ao posicionamento de marca, atração de cliente e adequação de comunicação. Os produtos orgânicos são uma demanda mundial e as práticas da Optar são sustentáveis, além de respeitar a biodiversidade. Certamente, outras cooperativas também ganharão escala internacional com o programa”, afirmou a coordenadora do PeiexCoop e analista de Negócios do Sistema OCB, Layanne Alves Vasconcellos.
A Optar Orgânicos foi fundada em 2019, em Russas (CE) e nasceu do desejo de um grupo de produtores visionários com anseio de produzir alimentos orgânicos com utilização de técnicas sustentáveis de preservação dos recursos naturais. Além da ampla variedade de produtos, ela também conta com sistema próprio de irrigação. A coop busca estabelecer desde o início uma relação justa e transparente com os cooperados e consumidores, compartilhando conhecimentos e experiências, o que fortalece o vínculo com os produtos e garante a qualidade. A cooperativa conta com as certificações de orgânicos (selo IBD): BR; European Regulation; USDA 100%. Além disso, tem como parceiras comerciais a brasileira Itaureira (PI) e a inglesa Britivic.
PeiexCoop
O Peiex Coop é fruto de parceria com a Apex-Brasil e integra a parte de Gestão Mercadológica Internacional do Programa de Negócios do Sistema OCB. O Programa de Qualificação para Exportação foi customizado pela agência para preparar as cooperativas a iniciarem suas exportações de forma planejada e segura. Oferecido de forma gratuita, no momento, participam do programa cooperativas dos segmentos de cafés especiais, frutas frescas, lácteos, mel e proteína animal com potencial para exportação.
A qualificação é individualizada e aborda todas as etapas do processo de internacionalização. O Núcleo do PeiexCoop presta atendimento online para as cooperativas e realiza reuniões semanais até a conclusão do programa. Cada cooperativa leva em média quatro meses para ser atendida e, ao final, recebe um plano de exportação completo de um produto para um país específico.
Fonte: Conexão Coop
Discussão sobre post