Com quase 60 anos de história, a Nater Coop, antiga Coopeavi, registra a cada ano números ainda mais expressivos, dignos de comemoração. Atualmente, já são mais de 20 mil famílias cooperadas, cerca de 30 mil produtores rurais envolvidos e 1.100 colaboradores diretos. Além disso, em 2022, ela foi considerada a maior em receita dos setores de agricultura e pecuária do Espírito Santo, segundo dados do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Essa trajetória de sucesso no cooperativismo começou em 1964, em Santa Maria de Jetibá, com 20 associados que atuavam com a atividade avícola. Um deles foi estudar no Rio de Janeiro e retornou à cidade da região serrana capixaba com 500 aves do tipo pintainhas para criar. A novidade agradou alguns amigos, que se uniram para trabalhar na atividade baseada na avicultura.
“Com o tempo, surgiram dificuldades, como o transporte por estrada de chão, a necessidade de importar a ração de outros Estados, as muitas chuvas, o escoamento da produção de aves, a população pequena do município para consumo, entre outras. Para resolução delas em conjunto, pensou-se na criação da cooperativa. Foi feito, então, o estatuto e a reunião de posse”, conta o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz.
Da década de 1960 até os dias atuais, a Nater Coop foi crescendo, se diversificando e ganhando cada vez mais credibilidade. As atividades passaram, inclusive, a serem conhecidas fora de Santa Maria de Jetibá. Mesmo com essa expansão, o objetivo sempre foi a busca de soluções para os cooperados.
De lá para cá, a cooperativa ampliou suas áreas de atuação e atualmente trabalha em toda a cadeia do café, hortifrútis, laticínios, rações, defensivos e implementos agrícolas, supermercado e postos de gasolina, indo da agricultura e pecuária até o comércio físico e on-line e à indústria. Os produtos são exportados para mais de 20 países em todos os continentes e o varejo agropecuário está presente em mais de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais.
“Em cooperativa, a gente consegue fortalecer os laços entre cooperados, produtores e clientes, compartilhando conhecimento, boas práticas de produção, soluções para facilitar a vida, gerar condições diferenciadas de comercialização e agregar valor à produção. Um produtor não faria isso sozinho”, enfatiza o diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt.
Nova identidade visual
Com o intuito de representar essa diversificação do portfólio de negócios ao longo dos seus anos de existência, a cooperativa passa a se chamar Nater Coop e ganha nova identidade visual. A mudança vem para reforçar o reposicionamento no mercado.
O novo nome mistura os termos mater / mãe e natureza / terra, além da expressão coop referente ao cooperativismo, para expressar a visão de crescimento com proximidade. A Nater Coop continua sendo a marca guarda-chuva, usada também como nome fantasia do supermercado e dos postos de gasolina, contando sob ela as marcas de produtos específicos da cooperativa como Ração Coope, Café Pronova, Liva (ovos) e Veneza (laticínios).
O propósito de atuação “Unir famílias que alimentam famílias” reafirma que a missão da organização não mudou. A Nater Coop continua permanece uma cooperativa e conta com o mesmo estatuto e princípios de funcionamento.
Fonte: Folha Vitória
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