A tecnologia está cada vez mais a serviço da agricultura. E a Cocari está fazendo uso disso, para agilizar o tráfego de informações e contribuir na tomada de decisões dos agricultores. Nesse sentido, em maio, a cooperativa realizou a apresentação dos Relatórios de Fechamento da Safra para os cooperados. Os dados são coletados pelo Cemac – Centro de Monitoramento Agrícola da Cocari –, utilizando a agricultura de precisão e conta com a ferramenta tecnológica Cropwise Protector, desenvolvida pela Syngenta, para auxiliar o produtor no melhor manejo da lavoura.
Com essa tecnologia em mãos, o produtor pode acompanhar a sua área de perto, pelo celular, mapeando todo o ciclo produtivo da soja, reduzindo riscos de perda de produtividade.
O consultor da Cocari Adilson Sena Junior explica como funciona o programa. “Esse programa, que é uma parceria entre a Cocari e a Syngenta e objetiva ser a parte da Inteligência Agronômica, que faz o monitoramento de forma precisa, por meio da agricultura de precisão, para conseguir o ajuste fino das lavouras”, destaca.
Ele argumenta que as lavouras não são uniformes, têm particularidades dentro dos talhões, e por meio das imagens de satélites e de drones é possível identificar essas variações, e trabalhar para aumentar o potencial produtivo das lavouras, reduzindo os custos de produção e melhorando a rentabilidade no campo. “Isso é feito para determinar o momento ideal das aplicações, e o produto a ser utilizado naquele ponto, evitando gastos desnecessários e aproveitando ao máximo o potencial dos produtos utilizados”, completa.
No fechamento da safra, o produtor recebe um resumo do desenvolvimento de suas lavouras. “Viemos fazer o fechamento de safra com o produtor e entregar esse resumo. Ele já fez o acompanhamento durante a safra de soja, e hoje estamos fazendo o encerramento desse ciclo, para mostrar o que precisa ser melhorado nos talhões para que o próximo ano seja melhor do que o ano passado. Estamos ano a ano procurando esse ajuste”, salienta Adilson.
O serviço é mais um aliado do cooperado da Cocari, que se soma às visitas realizadas pelos consultores técnicos no acompanhamento de pragas e doenças, controle que possibilita o alcance de maior rentabilidade no campo.
O produtor Luiz Cesar Fornel, de Jardim Alegre (PR), salienta os benefícios de contar a ferramenta. “Estou recebendo da Cocari os resultados, que resultados foram bons. O programa ajuda no acompanhamento da lavoura, nos ajuda a tomar decisões na hora de optar pelos fungicidas, herbicidas, porque mapeia a situação de pragas e doenças, e a gente vê tudo pelo aplicativo, além da troca de ideias com o agrônomo da Cocari que está a campo, no dia a dia”, aponta.
Para ele, a ferramenta é um facilitador da rotina, para ele que tem propriedades em vários locais. “Não temos tempo de correr todas as fazendas, todos os dias, e esse programa vem nos auxiliar, somar nos negócios, porque no final do dia recebo o relatório completo das visitas que o consultor da Cocari fez nas propriedades e fico sabendo como está o desenvolvimento das lavouras, se tem praga, e o que está sendo indicado em termos de fungicida, Isso nos ajuda muito”, aponta.
Luiz conta que já havia usado técnica similar no passado, com outra empresa, e compara. “O resultado desse acompanhamento foi bem diferente, o agrônomo da cooperativa é muito bom, e deu um resultado melhor do que o da outra empresa. Gostei muito do acompanhamento do consultor técnico”, reforça.
O programa é aberto a qualquer produtor que se interesse. Basta procurar o consultor da Cocari e passar a contar com o serviço em sua propriedade, para também obter excelentes resultados!
Fonte: Assessoria de Imprensa Cocari
Discussão sobre post