O objetivo dos desenvolvedores do projeto Texas Protocol, foi trazer autonomia econômica a um setor que é responsável pelo sucesso de indicadores econômicos de diversos países, bem como democratizar os investimentos no setor rural, tudo por meio da tecnologia blockchain.
Capaz de transcender fronteiras e sem intermediários a tecnologia blockchain consegue unir a comunidade agrícola internacional por meio de transações comerciais, como também de inserir novas pessoas a esse mercado, mesmo que essas pessoas tenham poucos recursos.
Mas afinal, o que é Blockchain?
Engana-se quem pensa que blockchain, criptoativos e tokens estão apenas ligados a bitcoins, investimentos e mercado financeiro. A blockchain é uma tecnologia descentralizada, que armazena os dados e as transações das criptomoedas de forma criptografada. Já o token significa a representação digital de um ativo – dinheiro, propriedade e investimento. Essa tecnologia chegou também ao campo e promete otimização de processos e muitas melhorias.
Uma vez fazendo parte da cadeia de rastreabilidade, o produtor cria grandes oportunidades como, por exemplo, ter informações do consumidor final. Pode também receber recompensas em ativos digitais das grandes empresas por seu engajamento no input de dados na plataforma. Em relação à tokenização de safra, o produtor poderá antecipar a venda e ter tranquilidade para continuar sua lavoura. Ele também pode negociar o melhor preço com intermediários por meio da tecnologia blockchain. A grande corporação, por sua vez, beneficia-se na antecipação de suas ações de acordo com a previsão da colheita, com base nas informações cadastradas pelo produtor.
Dentro do projeto do Texas Protocol temos o ‘Texas Token’, um serviço seguro e simples que pretende proporcionar aos agricultores e investidores a realização de transações e operações com o Texas Token, criando assim uma rede de confiança entre os seus operadores.
Em resumo, o blockchain está ajudando o pequeno produtor a fazer parte das cadeias globais de valor por conta da alta confiança da tecnologia e do baixo custo de utilização, além de gerar oportunidades no seguro de safra, na tokenização, NFTs, no selo ESG, entre outros. A tecnologia de ponta e completamente acessível está contribuindo, e muito, com a digitalização do pequeno produtor, engrandecendo esses profissionais. Fortalecendo esse novo modelo de finanças, o Texas Protocol oferece uma forma mais confiável e prática para realização de empréstimos, investimentos e transação de ativos de forma descentralizada para o agronegócio.
Fonte: Texas Protocol e Exame
Discussão sobre post