A citricultura se tornou a menina dos olhos do produtor rural José Roberto Olhier, que ao investir em um pacote de tecnologias e agricultura de precisão, colheu mais de 27 toneladas de laranja por hectare em uma área de 42 hectares, que estava deteriorada pelo cultivo de cana-de-açúcar.
A receita que garantiu a alta produtividade tem como ingredientes a agricultura de precisão, o uso de insumos de qualidade e um modelo de produção que segue à risca todas as recomendações técnicas da Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, responsável por disseminar as soluções tecnológicas entre os produtores rurais.
“Eu esperava uma boa produtividade, mas me surpreendi e estou muito feliz com os resultados”, comemora José Olhier, que esperava colher 15 toneladas por hectare em sua primeira safra.
O pacote de tecnologias adotado pelo produtor rural incluiu o serviço de amostragem de solo georreferenciada pelo Geofert, o serviço de aplicação de corretivos em taxa variável, que distribui os insumos na dose certa em cada área, a sistematização de área com o GeoCoopercitrus Vant, e a irrigação por microaspersão.
Para continuar alcançando os resultados desejados, Olhier sabe que é preciso manter o foco em seus objetivos: “Estamos em um momento em que o custo está muito alto, mas é preciso investir em qualidade para permanecer e se sobressair no mercado. Além de toda a tecnologia, o acompanhamento técnico é fundamental, principalmente para o pequeno produtor”.
Nessa jornada, o produtor rural conta com o suporte técnico da Coopercitrus. “Sou fã do sistema da cooperativa, e a Coopercitrus é responsável por 80% da minha produção. Se não fosse a Coopercitrus, não estaríamos produzindo laranja. Ainda estamos engatinhando, mas estou muito satisfeito com os resultados”, conta o produtor, satisfeito com os resultados.
Fonte: Imprensa Coopercitrus
Discussão sobre post