Com as inúmeras atividades inerentes à rotina do dia a dia de uma propriedade rural, os dias estão cada vez mais curtos para o agricultor, que tem pouco tempo para se dedicar à gestão financeira dos negócios ou manter ativo o relacionamento com seus parceiros. Como a transparência e a confiança são os alicerces de qualquer relação, no setor do agronegócio não é diferente, especialmente quando falamos de transações entre produtores rurais e seus parceiros, sejam eles cooperativas, tradings, agroindústrias ou revendas de insumos.
A falta de acesso rápido às informações pode gerar sérios impactos para os produtores rurais, dificultando a tomada de decisões cruciais no tempo adequado. Nesse contexto, a Senior Sistemas criou o APP do Produtor Rural, uma ferramenta que simplifica a comunicação entre empresas e produtores, oferecendo dados de forma ágil e eficaz. Com isso, é possível garantir que o produtor tenha as informações necessárias no momento certo, impulsionando a produtividade e melhorando a gestão do agronegócio.
De acordo com Michel Dieter Breyer, Product Owner da Senior, as empresas do agronegócio precisam estar atentas tanto à criação de novas oportunidades de negócios, quanto à preservação e fortalecimento das parcerias já existentes com os produtores. Hoje, o grande desafio é garantir que a comunicação chegue de forma eficaz aos produtores, criando mais oportunidades de negociação e mantendo um relacionamento direto e ágil. A gestão de contratos, por exemplo, facilita o acompanhamento e abre portas para melhores negociações, tanto para o produtor quanto para a empresa, sem depender de custos operacionais elevados.
“Entre os gargalos, destacam-se a dificuldade do produtor em acessar dados históricos de safras passadas e a baixa visibilidade das negociações realizadas. Embora as empresas já possuam esses dados, o processo de obtenção por parte do produtor envolve telefonemas ou mensagens, o que torna o acesso lento e pouco eficiente. O App do Produtor Rural resolve essa questão ao oferecer acesso rápido e direto às informações, sem a necessidade de o produtor entrar em contato com a empresa. Além disso, ele disponibiliza as informações atuais de forma ágil, permitindo uma gestão mais eficiente e facilitando o acompanhamento das negociações de compra de produtos agrícolas”, afirma Breyer.
Mais benefícios
A plataforma trabalha com base em informações sobre as movimentações do produtor, oriundas do ERP e/ou de outras fontes de dados das empresas de agronegócio, integradas por meio de APIs públicas. Dentro da plataforma, são vinculados dados sobre os recebimentos de cargas, saldos de contas a pagar e a receber, saldos físicos de grãos ou outros produtos, cotações de moedas, commodities agrícolas, bem como a previsão do tempo, nutrindo assim o produtor rural com informações em tempo real, reduzindo custos e garantindo a continuidade dos negócios.
Embora não seja uma ferramenta de gestão do campo, o aplicativo centraliza informações importantes sobre as movimentações do produtor, como dados cadastrais e transações realizadas com as empresas que utilizam o sistema,
como: dados financeiros (contas a pagar, contas a receber, cotas), informações físicas (integradas com o processo de originação), gestão da comunicação e notificações sobre movimentações de cargas.
Segundo Breyer, já são cerca de mil produtores conectados à solução, a partir de cooperativas e agroindústrias nacionais. “A ideia da ferramenta não é afastar o produtor da presença física da cooperativa; muito pelo contrário, é fazer com que ele tenha sempre as informações de que necessita organizadas em um só local, na palma da mão. Tudo isso em tempo real, para uma tomada de decisão rápida e precisa”, reforça.
O aplicativo está disponível para celulares com sistema iOS e Android. Sua utilização é feita por meio das cooperativas ou agroindústrias usuárias da tecnologia. Em caso de dúvidas, o produtor deve consultar sua cooperativa ou agroindústria parceira para aproveitar os benefícios do aplicativo.
Sobre a Senior
A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Construção, Indústria e Logística. Mais de 35 anos de excelência já transformaram a gestão de mais de 13 mil empresas de médio e grande portes no Brasil e em outros países da América Latina. Com 15 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e, em 2024, cresceu 16,8% em receita líquida. A Senior acredita que com sua profunda expertise e soluções tecnológicas tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.