O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinou nesta quinta-feira (29) um protocolo de intenções com cooperativas do sudoeste Paraná com o valor de aproximadamente R$ 55 milhões.
Segundo o presidente da cooperativa Coopertradição, Julinho Tonus, há uma crescente necessidade de ampliação da infraestrutura de recebimento de grãos, já que, a cada ano, o produtor rural investe mais em tecnologia e, consequentemente, melhora seus índices de produtividade.
A nova indústria da Coopertradição contará com uma infraestrutura moderna, composta de equipamentos de última geração, o que permitirá um aumento da performance de todo o processo de industrialização da soja, além de contribuir para um aumento significativo na arrecadação de tributos, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.
“Entendemos que a implantação de uma moderna indústria de esmagamento de soja para a produção de óleo degomado e farelo possibilitará o crescimento sustentável da cooperativa, através de práticas modernas e ambientalmente corretas, proporcionando o desenvolvimento de toda região” afirma Tonus.
Na sequência também foi firmado compromisso com a Coasul Cooperativa Agroindustrial que trata sobre financiamento com recursos do Pronaf Agroindústria, para ampliação de unidade de recebimento e armazenagem de grãos em Itapejara d´Oeste.
Para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, as parcerias do banco com as cooperativas e empresas representam “o cumprimento do propósito do BRDE, no desenvolvimento econômico e social, que impacta na vida das pessoas, dos municípios e nos três estado Sul”.
Fonte: Paraná Portal
Discussão sobre post